19/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
· Brincar com as possibilidades tem de se expressar com o corpo;
· Trabalhar ritmo e movimento corporal – um em sintonia com o outro;
· Reforçar a importância da atenção e concentração no trabalho de dança;
· Proporcionar atividades que estimulem a criatividade dos alunos;
· Promover o trabalho em grupo enfatizando o respeito às diferenças de idéias entre os alunos;
· Montar um mine mostra de dança criada pelos próprios alunos;
Compreender o conceito de pulso (se necessário resgatar conteúdo da aula “A importância do estudo de pulso no trabalho de dança.”)
Atividade 1:
Colocar a turma em roda, escolher um sentido pelo qual a brincadeira vai seguir e definir quem vai começá-la.
A dinâmica propostas consiste em: o primeiro participante deverá inventar e realizar para que todos aprendam um movimento qualquer (esse movimento pode ser dançante ou não); seguindo a roda o próximo participante deverá realizar o movimento do colega e em seguida criar um novo movimento para si, procedendo da mesma forma.
A brincadeira vai passando por todos na roda, como efeito de bola de neve os movimentos inventados vão se somando. Ficar atento, toda vez que um novo movimento for realizado por alguém da roda o professor deve pausar a brincadeira e pedir que todos os participantes, juntos ao seu comando, realizem e memorizem os movimentos já criados somados ao recém inventado. Dessa forma, quando o último participante fizer o seu movimento, todos os movimentos dos alunos estarão automaticamente memorizados por eles.
Atividade 2:
Terminado a dinâmica em roda propor que os alunos se dividam em grupos para a seguinte atividade:
· Os alunos deverão se apropriar dos movimentos feitos na roda, da maneira e na sequência que quiser, com o objetivo de estruturar uma sequência de movimento (uma pequena coreografia);
· Será estipulado como tempo de duração da estrutura coreográfica dezesseis pulsos (esse número pode ser adaptado ou negociado novamente) seguindo o ritmo da música (a música pode ser escolhida pelo aluno ou proposta pelo professor).
Atividade 3:
Organizar o espaço físico e os alunos no formato de palco Italiano (o tradicional palco onde a platéia assiste as apresentações de frente) ou no palco de Arena (onde a platéia forma uma figura fechada, como uma circunferência, possibilitando assistir as apresentações de vários ângulos diferentes), ficando a critério do professor, para que todos os grupos formados possam apresentar, um de cada vez suas estruturas de movimentos (suas pequenas de coreografias), montando uma mine mostra de dança.
Texto para orientação teórica sobre conceito ou definição de pulso: http://www.ia.unesp.br/gp/kathya/textos_artigos/musica_movimento_danca.pdf
Avaliar junto aos alunos os seguintes tópicos:
- Foi possível o trabalho do movimento corporal com a sintonia de uma com o outro?
- A criação dos movimentos pode ser confirmada na Expressão: "Brincar com as possibilidades tem de se expressar com o corpo";
- Houve respeito às diferenças de idéias entre os alunos.
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