Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Auto-conceito: escolhas e iniciativas/ Educação Física/Ensino Especial

 

06/05/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá desenvolver a conscientização de suas escolhas.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não será necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Uso do laboratório de informática;

-Túnel, colchonetes, cordas;

-Mais materiais que forem necessários.  

Figura 1: Disponível em: http://www.universohq.com/quadrinhos/images/mico_legal_ilust.jpg

acesso em: 28.01.10. 

Atividade 1: Feitiço contra o feiticeiro

Formação: dois grupos.

Descrição da Atividade:O Professor dividirá a turma em dois grupos.Cada grupo deverá escolher dois tipos de mico para que o outro grupo execute como também deverá eleger um líder, que será quem falará em voz alta os micos combinados pelo grupo. Depois de terminado a divulgação de cada grupo, o professor falará o nome da brincadeira que até então não terá sido citada em nenhum momento. Ao compreender o que significa “O Feitiço virou contra o feiticeiro” os alunos perceberão o que deverão fazer, e assim o professor pedirá para que cada grupo faça o mico que escolheu para o outro grupo, auxiliando-os na busca de uma melhor adaptação à realidade corpórea que ele possui e à sociedade na qual está inserido.

Atividade 2: Não deixe que me toque

Formação: a vontade no espaço.

Descrição da Atividade: o professor escolherá um dos alunos para ser o pegador, enquanto todas as outras crianças espalhadas pela quadra tentam fugir do pegador.

Assim que o professor gritar o nome de um outro participante da brincadeira, os demais colegas deverão achá-lo e rapidamente formar um circulo ao redor deste, impedindo que o pegador toque nesta criança. Só será trocado o pegador quando a criança conseguir tocar alguém que o professor chamar.  

Interessante trabalhar com estratégias de acolhida, concorda professor?

Notou que: esta atividade oportuniza vivências que possibilitam ao aluno, seja ele DI ou não, tomar iniciativas em relação a aceitação do outro, a perceber no outro  consideração e respeito; desenvolver a autodefesa, entre outros aspectos  importantes para sua formação e desenvolvimento.

Por isso professor:

- atente-se a sua postura diante destas situações, a fim de fazer com que o momento seja efetivo na incorporação de valores e auto-segurança;

- mostre aos alunos com Deficiente intelectual (DI) ou não que atender as pessoas de maneira produtiva, alimenta sua própria vida e colabora com a formação do outro;

E acredite! “ quem pensa de maneira diferente normalmente desenvolve a sensibilidade, produz arte, produz com suas próprias mãos!”    

  Atividade 3:  Passando pelo Túnel

Figura 2: http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=87814754_2125.jpg 

acesso em: 28.01.10.

Formação: em fila.

Material: Túnel ou arcos e barbante.

Descrição da Atividade: O Professor pedirá para que os alunos formem uma fila, e esperem para que um a um possam passar pelo túnel (este poderá ser feito de pano ou com arcos que poderão ser amarrados com um barbante dando um pequeno espaço para que não fiquem soltos). O túnel deverá ser segurado em cada extremidade pelo professor e a outra por um aluno no qual poderá ser trocado no decorrer da atividade. Ao final do túnel será colocado um colchonete e os alunos deverão dar cambalhotas, rolar, executar alguma destreza e depois retornar à fila.

Dicas: - poderá colocar mais obstáculos antes ou depois de passarem pelo colchonete, como saltar uma corda.    

          - poderá sugerir a passagem pelo túnel em duplas, em duas mãos, isto é, em sentido contrário.

Percebo professor que:       

          - você acredita na inclusão, por isso não superproteja o aluno DI, deixe com que ele faça ou tente fazer sozinho o que puder; que escolha sua direção a seguir, o colega a atravessar junto ou em sentido contrário a ele.      

           - você acredita que é imprescindível que as escolas estejam preparadas para lidar, no seu interior com as muitas diferenças, mas que sua participação também é imprescindível para que isso se efetive.   

           - você acredita que o  espaço da Educação Física é lugar propício para possibilitar a compreensão das limitações e capacidades dos alunos com DI, auxiliando-os na busca de uma melhor adaptação a realidade corpórea que ele possui e a sociedade na qual está inserido.

Recursos Complementares

Antes que o professor inicie a aula ele poderá fazer um jogo de Quiz com seus alunos. O jogo apresenta questões referentes ao assunto trabalhando assim o desenvolvimento de conscientização sobre a importância da água, e assim ele poderá abordar a conscientização que devem ter com tudo em nossa vida, assim como as pessoas com deficiência.

Para iniciar o jogo que deverá ser feito na sala de informática, o Objeto de Aprendizagem (OA), solicita algumas informações onde o Professor deverá indicar a escolaridade e a idade dos alunos na qual irá ser feito o Quiz. Poderá  organizar em um único grupo ou dividir os alunos. Toda vez que terminar a pergunta, antes do aluno respondê-la deverá clicar no tempo indicado na tela em cima à direita, onde marca 5 segundos e este será o tempo disponível para que respondam a opção. Todos se divertirão!!!

Objeto disponível em :  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12644 

acesso dia 28.01.10.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita com uma observação das atividades concluídas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.