06/05/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno poderá desenvolver a conscientização de suas escolhas.
Não será necessário conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Uso do laboratório de informática;
-Túnel, colchonetes, cordas;
-Mais materiais que forem necessários.
Figura 1: Disponível em: http://www.universohq.com/quadrinhos/images/mico_legal_ilust.jpg
acesso em: 28.01.10.
Atividade 1: Feitiço contra o feiticeiro
Formação: dois grupos.
Descrição da Atividade:O Professor dividirá a turma em dois grupos.Cada grupo deverá escolher dois tipos de mico para que o outro grupo execute como também deverá eleger um líder, que será quem falará em voz alta os micos combinados pelo grupo. Depois de terminado a divulgação de cada grupo, o professor falará o nome da brincadeira que até então não terá sido citada em nenhum momento. Ao compreender o que significa “O Feitiço virou contra o feiticeiro” os alunos perceberão o que deverão fazer, e assim o professor pedirá para que cada grupo faça o mico que escolheu para o outro grupo, auxiliando-os na busca de uma melhor adaptação à realidade corpórea que ele possui e à sociedade na qual está inserido.
Atividade 2: Não deixe que me toque
Formação: a vontade no espaço.
Descrição da Atividade: o professor escolherá um dos alunos para ser o pegador, enquanto todas as outras crianças espalhadas pela quadra tentam fugir do pegador.
Assim que o professor gritar o nome de um outro participante da brincadeira, os demais colegas deverão achá-lo e rapidamente formar um circulo ao redor deste, impedindo que o pegador toque nesta criança. Só será trocado o pegador quando a criança conseguir tocar alguém que o professor chamar.
Interessante trabalhar com estratégias de acolhida, concorda professor?
Notou que: esta atividade oportuniza vivências que possibilitam ao aluno, seja ele DI ou não, tomar iniciativas em relação a aceitação do outro, a perceber no outro consideração e respeito; desenvolver a autodefesa, entre outros aspectos importantes para sua formação e desenvolvimento.
Por isso professor:
- atente-se a sua postura diante destas situações, a fim de fazer com que o momento seja efetivo na incorporação de valores e auto-segurança;
- mostre aos alunos com Deficiente intelectual (DI) ou não que atender as pessoas de maneira produtiva, alimenta sua própria vida e colabora com a formação do outro;
E acredite! “ quem pensa de maneira diferente normalmente desenvolve a sensibilidade, produz arte, produz com suas próprias mãos!”
Atividade 3: Passando pelo Túnel
Figura 2: http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=87814754_2125.jpg
acesso em: 28.01.10.
Formação: em fila.
Material: Túnel ou arcos e barbante.
Descrição da Atividade: O Professor pedirá para que os alunos formem uma fila, e esperem para que um a um possam passar pelo túnel (este poderá ser feito de pano ou com arcos que poderão ser amarrados com um barbante dando um pequeno espaço para que não fiquem soltos). O túnel deverá ser segurado em cada extremidade pelo professor e a outra por um aluno no qual poderá ser trocado no decorrer da atividade. Ao final do túnel será colocado um colchonete e os alunos deverão dar cambalhotas, rolar, executar alguma destreza e depois retornar à fila.
Dicas: - poderá colocar mais obstáculos antes ou depois de passarem pelo colchonete, como saltar uma corda.
- poderá sugerir a passagem pelo túnel em duplas, em duas mãos, isto é, em sentido contrário.
Percebo professor que:
- você acredita na inclusão, por isso não superproteja o aluno DI, deixe com que ele faça ou tente fazer sozinho o que puder; que escolha sua direção a seguir, o colega a atravessar junto ou em sentido contrário a ele.
- você acredita que é imprescindível que as escolas estejam preparadas para lidar, no seu interior com as muitas diferenças, mas que sua participação também é imprescindível para que isso se efetive.
- você acredita que o espaço da Educação Física é lugar propício para possibilitar a compreensão das limitações e capacidades dos alunos com DI, auxiliando-os na busca de uma melhor adaptação a realidade corpórea que ele possui e a sociedade na qual está inserido.
Antes que o professor inicie a aula ele poderá fazer um jogo de Quiz com seus alunos. O jogo apresenta questões referentes ao assunto trabalhando assim o desenvolvimento de conscientização sobre a importância da água, e assim ele poderá abordar a conscientização que devem ter com tudo em nossa vida, assim como as pessoas com deficiência.
Para iniciar o jogo que deverá ser feito na sala de informática, o Objeto de Aprendizagem (OA), solicita algumas informações onde o Professor deverá indicar a escolaridade e a idade dos alunos na qual irá ser feito o Quiz. Poderá organizar em um único grupo ou dividir os alunos. Toda vez que terminar a pergunta, antes do aluno respondê-la deverá clicar no tempo indicado na tela em cima à direita, onde marca 5 segundos e este será o tempo disponível para que respondam a opção. Todos se divertirão!!!
Objeto disponível em : http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12644
acesso dia 28.01.10.
A avaliação deverá ser feita com uma observação das atividades concluídas pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!