04/08/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Fórmula dos elementos químicos presentes na tabela periódica.
Professor(a) para melhor organização na 1ª aula deve ser trabalhado sobre a necessidade de cuidados com as mãos ressecadas e importância de usar creme hidratante para as mãos. Na 2ª aula deverá ser trabalhado os óleos essenciais.
1ª aula
Nesta aula os estudantes deverão compreender sobre a necessidade de se usar cremes para proteger as mãos ressecadas.
Inicie a aula solicitando aos alunos que tirem fotos de suas próprias mãos e socializem para que percebam se há diferenças entre suas mãos e aqueles que estão presentes nas imagens que você poderá trazer para esta aula. Peça que analisem detalhadamente se as mãos estão bem cuidadas e ou se aparentam estar ressecadas.
Explique aos estudantes, que as mãos ressecadas devem ser tratadas com creme e que estes podem ser obtidos por meio dos óleos essenciais que usualmente são uma mistura de compostos de variadas funções químicas.
Para tornar a aula mais dinâmica, questione os estudantes perguntando: há diferença entre o creme caseiro e aqueles elaborados na indústria química? Os compostos utilizados na elaboração do creme caseiro são diferentes daqueles utilizados na elaboração do creme industrializado?
Enfatize que é comum encontrarmos nos estabelecimentos comerciais cremes que se destinam ao trato de mãos ressecadas, ásperas e ou sensíveis elaborados em laboratório. Apresente a eles embalagens de alguns tipos de cremes e comente sobre os derivados e compostos químicos presentes em suas fórmulas.
Depois apresente o vídeo que disponibilizamos para que os estudantes saibam como são produzidos os óleos essenciais.
http://www.gardencity.com.br/Home/Filme_mostrando_producao_ecologica_oleos_essenciais
Peça aos estudantes que pesquisem e elaborem uma lista contendo os principais óleos essenciais bem como suas fórmulas.
Você pode sugerir que pesquisem sobre:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_essencial
http://www.ibb.unesp.br/servicos/publicacoes/rbpm/pdf_v8_n4_2006/artigo11_v8_n4_p056-061.pdf.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-695X2006000200019&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422006000500004
2ª Aula
Nesta aula você pode aproveitar o tema e trabalhar o conteúdo Bases.
No laboratório de química apresente o vídeo "Creme de laranja para as mãos em cinco passos" e proponha que desenvolvam a atividade prática abaixo:
Link: http://tvuol.uol.com.br/#list/type=search/q=creme%20para%20as%20m%E3os/sort=mostRelevance/
Fazendo creme para as mãos
Objetivo: preparar o creme caseiro com óleos essenciais para reconhecê-lo como função.
Materiais: 400 g de base para creme, 10 gotas de óleo essencial de laranj a, 10 gotas de óleo es senci al de benjoim, 10 gotas de óleo ess en cial de amêndoa e 1 espátula.
Procedimentos: coloque a base em um recipiente, adicione as gotas de óleo de essencias, misture os ingredientes, acondicione o creme em recipientes próprio.
Relatório
Ao desenvolverem esta atividade prática leve os estudantes a analisarem o seguinte: quais os componentes químicos presente nas bases para creme, o que são e qual a origem dos óleos essenciais, que reação química ocorre entr e a base e os óleos essenciais e se há diferença de textura do creme caseiro para o industrializado.
Após discussão, observações e anotações peça que elaborem um relatório, criem um blog e postem suas conclusões.
Link para criar o blo g: https://www.blogger.com/start
http://www.oleoessencial.com.br/
http://saude.hsw.uol.com.br/perfis-oleos-essenciais.htm
http://www.bethynha.com.br/aroma.htm
http://veja.abril.com.br/especiais/saude_2004/p_018.html
http://marcellefisioterapeuta.blogspot.com/search/label/ressecamento
É importante que para esta aula sejam considerados todos os encaminhamentos e produções desenvolvidas pelos estudantes. A cada atividade deve-se atribuir notas ou conceitos de maneira que os valores sejam somatórios. Ao mesmo tempo é interessante informar aos estudantes que critérios balizarão a verificação da aprendizagem. Propomos que a avaliação seja processual e diagnóstica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!