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Compreendendo a ação do cigarro no organismo humano

 

25/04/2009

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o processo respiratório humano Conhecer as reações do cigarro no organismo
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Durante a discussão inicial, observe o que seus alunos já sabem sobre o funcionamento do sistema respiratório a fim de realizar as intervenções pertinentes.
Estratégias e recursos da aula

Cuidado do corpo
1ª parte: compreendendo o sistema respiratório


Estimule a conversa inicial sobre o sistema respiratório comentando que o ser humano pode sobreviver sem comida por várias semanas e sem água por vários dias, mas não fica sem respirar por tanto tempo, questionando a explicação para isso. Conduza as questões para que desenvolvam suas hipóteses. Observe o que seus alunos já sabem sobre o funcionamento do sistema respiratório!


Informe: “Os tecidos do corpo, especialmente o coração e o cérebro, requerem um constante suprimento de oxigênio. É o sistema respiratório que entrega oxigênio para o sangue e remove dióxido de carbono, o lixo gasoso resultante do metabolismo.”
Fonte: http://galileu.globo.com/edic/87/saude1.htm


Questione: como isso ocorre? Provoque em seus alunos o desejo de saber mais!


Na sala de informática, organize grupos de trabalho e disponibilize a Animação: Respiração Pulmonar  disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11107/respiracao_pulmonar.swf

 
para que tentem descrever o processo da respiração, considerando as informações que já têm.
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1853/imagens/respiracao.jpg
 
Essa animação apresenta o processo de respiração pulmonar humana, as partes do aparato respiratório e caminho percorrido pelo ar. Peça que produzam uma narração para a animação, descrevendo o fenômeno. Ofereça-lhes algumas palavras-chave como norteadoras para a narração, tais como: inspiração, brônquios, bronquíolos, alvéolos, vasos capilares, sangue arterial, respiração celular, sangue venoso. Oriente que pesquisem na Internet e em livros a relação desses termos no processo.

Faça intervenções para que os alunos articulem as informações que já têm e as novas descobertas, organizando as idéias para, então, descrever o fenômeno.
 
Um exemplo de descrição:

“1 - O ar inalado, rico em oxigênio e pobre em dióxido de carbono, viaja através do trato respiratório para dentro dos pulmões - é o fenômeno chamado inspiração.

2 - Dentro do pulmão, o oxigênio difunde-se pelos brônquios e bronquíolos até os alvéolos e, destes, passa para o sangue através de finíssimos vasos capilares.

3 - Dos pulmões, o sangue oxigenado - chamado de sangue arterial - é carregado para o coração e, então, via sistema circulatório, para todas as partes do corpo. Ocorre, então, o processo de respiração celular: o oxigênio move-se do sangue para dentro das células, e o dióxido de carbono e outros resíduos gasosos são liberados das células para o sangue - que passa, agora, a ser chamado de venoso.

4 - Finalmente, o sangue venoso é carregado de volta para os pulmões, onde o dióxido de carbono é exalado durante a expiração.”
Fonte: http://galileu.globo.com/edic/87/saude1.htm


Cuidado do corpo
2ª parte: compreendendo a ação da fumaça do cigarro no organismo


“Apesar de ser uma droga lícita, o tabaco é um problema sério de saúde, daí a importância de o educador abordar o assunto em sala de aula. No Brasil, estima-se que haja 30 milhões de fumantes. Dentre as medidas mais recentes de combate ao tabagismo há a proibição da propaganda desde 2002 e a inclusão do vício no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o dia 29 de agosto de 2002. Estudos mostram que o fumo passivo também é prejudicial à saúde, por isso é importante ter informação a respeito e evitar o vício.”


Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.sos_principal&id_sos=10

Exiba o vídeo “Receita” disponível em http://www.inca.gov.br/videos/tabagismo/receita_super.wmv , e promova a discussão sobre quais componentes tem o cigarro.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1853/imagens/video_receita.jpg

Peça que os alunos imaginem quais são as reações químicas provocadas pela fumaça do cigarro no sistema respiratório, estimulando o levantamento de hipóteses. Peça que, então, que, em grupos, façam essa pesquisa. Com isso os alunos explorarão questões tais como:


“A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; que constitui-se de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.

O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.

O monóxido de carbono (CO) tem afinidade com a hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo. A ligação do CO com a hemoglobina forma o composto chamado carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.

A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. Além disso, a nicotina aumenta a liberação de catecolaminas, causando vasoconstricção, acelerando a freqüência cardíaca, causando hipertensão arterial e provocando uma maior adesividade plaquetária. A nicotina juntamente com o monóxido de carbono, provoca diversas doenças cardiovasculares. Além disso, estimula no aparelho gastrointestinal a produção de ácido clorídrico, o que pode causar úlcera gástrica. Também desencadeia a liberação de substâncias quimiotáxicas no pulmão, que estimulará um processo que irá destruir a elastina, provocando o enfisema pulmonar.”


Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=atento&link=conheca.htm



3ª parte: compartilhando informações sobre a ação do cigarro no organismo

Peça que elaborem uma campanha informativa em vídeo sobre os efeitos do cigarro no organismo, aproveitando a animação “Respiração Pulmonar” para ilustrar o Sistema Respiratório, inserindo outras imagens, a narração, música, etc.. Para tal, na sala de informática, podem utilizar ferramentas tais como o Movie Maker ou o Cinelerra.
Saiba mais sobre como usar essas ferramentas:
Cinelerra:
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=cinelerraTutorial&bl#Tutorial_de_uso_b_sico_Cinelerra
Movie Maker:
http://www.apostilando.com/download.php?cod=457
 

Publiquem os vídeos no YouTube ! É possível também criar um blog da turma para compartilhar as pesquisas e vídeos. Experimente o Blogger, um site de fácil utilização. Para saber mais acesse https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR .

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Respiração pulmonar Animação/simulação
Recursos Complementares
-> Informações sobre drogas, tipos de drogas, tabaco: http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo=11287&rastro=INFORMA%C3%87%C3%95ES+SOBRE+DROGAS%2FTipos+de+drogas/Tabaco
Avaliação
Acompanhe a elaboração da descrição do processo de respiração, fazendo as intervenções necessárias para cada grupo. Verifique se a narração produzida pelo grupo sintetiza, de fato, o processo de respiração. Observe o grau de criticidade dos grupos na elaboração da campanha informativa sobre o cigarro.
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