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Pontos cardeais: trabalhando a noção de direção/ Educação Física/ Ensino Especial

 

11/06/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
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SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno diante do conhecimento de alguns lugares do planeta, pontos cardeais, poderá desenvolver simultaneamente a memorização e noção de direção.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que os alunos tenham o conhecimento de algumas localidades, como o que é estado, Continente, País, entre outros.     

Estes conceitos poderão ser trabalhados utilizando o Mapa Mundi;  

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

 - bola

- adivinhações entre outros.

Atividade 1: Telefone sem fio.

Figura 1: Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,14674829,00.jpg 

acesso em: 23.03.10.  

Formação: sentados, em circulo.

Descrição da Atividade: O Professor sentado junto com os alunos, falará uma frase que contenha o nome de uma cidade, Estado, País, bem baixinho no ouvido da criança ao seu lado para que ela reproduza esta para seu colega ao lado, também bem baixinho, até chegar à última que deverá falar o que entendeu. O professor poderá dizer em suas frases:

- “Fui viajar para Porto Alegre e comprei um cachecol”

-“No Egito conheci as pirâmides, elas pareciam um triângulo”.

Professor, você sabia que:

-a memória é uma das funções cerebrais imprescindíveis para que a aprendizagem se processe de forma satisfatória? Mas os Down apresentam um déficit significativo na memória de curto-prazo, (BROADLEY,1995).  

Mas você tem dúvida professor sobre este conceito? Vamos tentar esclarecer!

Memória de curto-prazo (MCP) é considerada como habilidade de “manter na mente” uma informação por curto período de tempo.

De acordo com estudos, nas crianças com SD esta aquisição é mais lenta e pode  nunca alcançar o máximo de uma criança não afetada pela síndrome. Este déficit  nos Down refere-se mais à memória verbal, pois pode advir de uma lentidão no processo da fala ( uma dificuldade característica das crianças com SD).

Por isso, sugerimos que: crie frases curtas ou somente palavras como: Portugal, Japão, ou mesmo: Vou conhecer São Paulo; Maria nasceu na Bahia; de acordo com o nível de gravidade da síndrome dos alunos da turma.  

Atividade 2: Alerta!

Formação: em circulo em pé.

Material: bola.  

Descrição da Atividade: O professor pedirá para as crianças que escolham nomes de cidades, estado ou país, quando cada um tiver já escolhido, o professor escolhe um aluno que deverá ficar com a bola e ao jogá-la ao alto deverá falar um nome de Cidade, Estado ou País escolhido pelos alunos.

Enquanto ele joga a bola todos devem correr, e a criança correspondente ao nome chamado deverá pegar a bola e gritar, Alerta!! Neste momento, todos param e ela tem o direito de dar três passos até chegar o mais perto de um colega. Caso alguém se mova a criança poderá dar a mesma quantidade de passos em direção a criança que se moveu.

Quando ela achar uma boa posição jogará a bola e se acertar no colega escolhido, ele quem deverá jogar a bola ao alto, se errar a própria criança deverá jogar a bola ao alto e escolher um outro nome.

Para que a criança acertada não saia da brincadeira podemos utilizar da estratégia do rá, ré, ri, ró rua.....

Sabe como funciona professor? Cada vez que a criança é acertada pela bola lançada, recebe uma sílaba, até chegar a formar a palavra rua (significa sair da brincadeira). Você há de concordar professor, que, até a criança chegar a ser queimada por cinco vezes, a brincadeira já poderá ter terminado, pois a probabilidade de ser queimada seguidamente é pequena.  

Percebe professor que: além de oportunizarmos a todas as crianças uma participação e envolvimento efetivo na brincadeira, estamos possibilitando às crianças com SD a experienciação em relação ao desenvolvimento da memória de curto prazo (MCP)?

Atividade 3: Setas dos pontos cardeais

Figura 2: Disponível em: http://www.escolakids.com/public/upload/file/pontos%20cardeais.jpg 

acesso em: 23.03.10.  

Material: cartolina, papel pardo, bolas.

Descrição da Atividade: O professor deverá cortar vinte setas de cartolina e prendê-las em um papel pardo, de forma que as setas apontem para direita, esquerda, para baixo e para cima, de maneiras desordenadas.

Para iniciar a brincadeira, o professor deverá apresentar as setas aos alunos e perguntar-lhes se sabem a direção que elas estão apontando.

Neste momento o Professor deverá explicar as direções: - quando a seta estiver indicada para cima  quer dizer que é a direção “Norte”:

- quando estiver para baixo quer dizer que é a direção “Sul”;

- quando estiver para direita quer dizer que é a direção “Leste” e;

- quando estiver para esquerda é a direção “Oeste”.

 Dada as explicações o Professor dará uma bola para cada aluno (se não houver bolas para todos, peça para que formem uma fila) e pedirá para que eles joguem a bola na direção que as setas indicam dizendo qual é a direção.

A criança ao acertar ganhará um ponto e ao errar passeará entre as setas pronunciadas pelo professor a fim de vivenciar e incorporar a direção e voltará para a brincadeira. Importante professor que apresente um número pequeno de setas  para uma assimilação mais efetiva.

Recursos Complementares

O professor poderá montar junto com as crianças um jogo de tabuleiro para que todos brinquem juntos.

Vale usar a imaginação para colocar nos campos que estão em preto (na figura de exemplo, no endereço eletronico abaixo), podendo citar algumas situações pelo mundo: Exemplo:

Número 4: Enchente em São Paulo, volte duas casas.

Número 8: Você ganhou uma viagem a Paris, pule três casas.

Número 16: Você está conhecendo os pássaros da Amazônia, fique uma rodada sem jogar para observar a beleza.

Número 21: Você foi convidado a conhecer a Disney World, fique uma rodada sem jogar para brincar em todos brinquedos.

Número 26: Você ganhou uma passagem para conhecer o Himalaia, pule quatro casas.

Número 35: Parabéns, você ganhou uma hospedagem cinco estrelas no hotel Hilton em New York, jogue mais uma vez.

Número 39: Que pena, seu cartão foi recusado em um Restaurante de comidas japonesa no Japão, volte à casa 29.

Número 43: Você ficou preso no aeroporto do Rio de Janeiro por causa da nebulosidade, fique uma rodada sem jogar.

Número 45: Parabéns, você esta num safári na África, convide alguém para ir contigo, esta pessoa poderá pular 3 casas.

Número 49: Seu ônibus quebrou quando estava indo à Argentina, atrasou sua viagem, volte para a casa 46.

Número 53: Você está em um engarrafamento em São Paulo, pegue um atalho para chegar ao aeroporto, pule até a casa 57.

Número 56: Que pena, sua passagem foi cancelada para ir ao Canadá, fique uma rodada sem jogar.

Número 62: Sua viagem está acabando, e seu dinheiro também, vá até o banco mais próximo sacar dinheiro, pule duas casas.

Número 67: Você não tem dinheiro para voltar para casa, fique uma rodada sem jogar para conseguir este dinheiro.

Disponível em: http://crescendoeaprendendo.blogspot.com/2007/01/jogo-de-tabuleiro.html 

acesso em: 17.03.10.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, mediante iniciativas e respostas apresentadas pela criança diante dos desafios propostos. Alguns critérios podem ser elaborados para atender ao objetivo proposto.

Ex: Atividade 1:  nível de repetição da frase proposta. Professor elaborou frase constituída de 3 palavras, criança SD repassou a frase:

a. Inteira : superou as expectativas;

b. duas palavras: identificar as palavras emitidas, na verificação de apresentar sentido a frase;

c. uma palavra: verificar a ordenação da palavra emitida (1ª,2ª ou 3ª).

d. sílaba: verificar nível de emissão da sílaba: ultima silaba da ultima palavra; primeira da segunda palavra, etc.

Importante professor é estar atento as respostas emitidas, levar em conta o nível de gravidade da síndrome, o nível de desenvolvimento da criança, a fim de que possa tomar iniciativas mediante: solicitação de repasse da frase escolhida, elogios, repetição coletiva da frase trabalhada entre outras estratégias.

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