06/05/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
O aluno aprenderá a identificar os movimentos que pode executar com seu próprio corpo, desenvolvendo a coordenação motora.
Não será necessário conhecimento prévio dos alunos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aulas cooperativas;
- Ambiente aberto ou fechado, onde as crianças possam se movimentar;
-Jornais, revistas, corda.
Atividade 1: Fazendo Caretas
Figura 1: Disponível em: http://www.putsgrilo.com/wp-content/uploads/2009/10/princesas-disney-careta.jpg
Acesso em: 26.01.10.
Formação: à vontade no espaço.
Material: revistas, jornais, tesoura sem ponta, sulfite, cola.
Descrição da Atividade: o professor deverá disponibilizar revistas, jornais ou papeis para colorir, onde os alunos deverão selecionar diferentes fisionomias para executar após a seleção, suas caretas. Após execução, o professor auxiliará para o corte das figuras selecionadas disponibilizando tesouras sem pontas para que os alunos possam recortar cada parte do rosto e montar sua careta numa folha de papel. Eles poderão montar outras fisionomias, procurando uma parte em cada rosto.
Caso não ache alguma parte do rosto, os alunos poderão desenhar e colar seu próprio desenho. Após todos terminarem suas caretas, cada aluno irá colocar à frente do rosto e poderá ser escolhida a fisionomia mais engraçada.
Sabemos que: Na maioria das vezes que a criança apresenta alguma dificuldade é o professor o primeiro a identificar, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança, observando as reações desta diante de desafios propostos.
Segundo especialistas, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e dos movimentos do que o considerado “equilibrado”.
Mas como ajudar?
Cabe ao professor adotar posturas simples durante o período de convivência com a criança, mas... Professor!
Tome iniciativas:
- converse, apresente à coordenação da escola, pais da criança, as identificações em relação às dificuldades apresentadas pela criança durante as observações efetuadas durante as aulas, a fim de possibilitar o desenvolvimento de um trabalho em conjunto com um único objetivo: ajudar a criança a possíveis superações.
- encaminhe se possível, a criança para um psicopedagogo;
Atividade 2: Brincando com o Equilíbrio
Figura 2: http://blog.cancaonova.com/radiofm/files/2009/01/equilibrio1-300x300.jpg
Acesso em: 26.01.10.
Material: corda, banco.
Descrição da Atividade: o professor colocará uma corda no chão, e pedirá para que os alunos andem em cima desta, de uma lado para o outro mantendo o equilíbrio. Interessante que o professor primeiramente demonstre como fazer o movimento.
Variações: Conforme as crianças vão apresentando melhora no seu equilíbrio, procure professor, aumentar o grau de dificuldade, como:
- percorrer o caminho de costas, de lado, nas pontas dos pés, mais rápido.
Dica: Caso a escola não disponibilize uma corda, poderá ser feito no banco do refeitório, porém, professor, fique atento para que as crianças não se machuquem caindo do banco.
Vamos aproveitar a oportunidade professor e tomar algumas posturas que possam vir a ajudar a criança que apresenta atraso motor:
-encoraje o aluno a fazer aquilo que sabe que ele vai conseguir realizar;
-certifique-se de que compreendeu as tarefas, porque muitas vezes não compreenderá;
- repita a informação nova e ajude-o a relacioná-la com a experiência anterior.
A Informação nova deve repetir-se mais do que uma vez, devido ao seu problema de distração, e, por vezes, escassa capacidade de atenção;
- o aluno com dificuldade motora pode requerer mais prática que um aluno normal, para dominar um novo movimento.
Atividade 3: Robozinhos
Figura 3: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_yIHkOkofUss/SyzCID-8R0I/AAAAAAAABC4/oRGk__LVHkw/s320/robot-ed.gif
Acesso em: 03.07.09.
Descrição da atividade: O Professor escolherá um aluno que será o “cientista”. Este deverá entregar uma corda imaginária de aluno por aluno, para que estes imitem um a um, um robô. Todos deverão fazer a sua imitação de um robô e ao final a classe escolherá quem foi o melhor.
Dica: O professor poderá demonstrar inicialmente como executar os movimentos de um robô, explicando como ele se apresenta, (movimentos quebrados, lentos, utilização de partes do corpo, deslocamentos, entre outros).
Antes de começar a aula, o professor poderá fazer um “alongamento” com as crianças. Utilize o vídeo apresentado no link abaixo para a demonstração de uma cantiga infantil, onde as crianças poderão acompanhar a música e fazer os movimentos no qual é pedido no vídeo. Acompanhando os passos que são demonstrados na mídia o professor poderá repetir quantas vezes for necessário até que todos concluam os movimentos.
Objeto disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10834
acesso em: 22.01.10.
A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, será observado o nível de execução e desenvoltura das crianças referente a coordenação dos movimentos apresentada nas atividades.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/05/2010
Quatro estrelasgostei bastante do resgate do equilibrio pois a maoria dos alunos que tem dificuldade de aprendizagem tem esse desequilibrio no corpo a leitura se desenvolve atraves da lateralidade.