11/05/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Objetivos:
* Propiciar aos alunos uma interação ativa com os encartes promocionais.
* Oportunizar-lhes uma situação de escolha de múltiplos produtos, opções de marcas, definição de quantidades e conhecimento de diferentes medidas usadas para mensurar produtos diversos.
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Justificativa
Nós, professores, na intenção de introduzirmos nossos alunos no mundo da leitura e da escrita, produzimos uma enorme diversidade de materiais didáticos. Recorremos, para isso, a livros variados, revistas, internet e outras fontes diversas.
Entretanto, muitas vezes, menosprezamos um material de leitura e escrita de veiculação social que, certamente, trará boa parte do mundo escrito para a sala de aula: são os encartes promocionais.
Acrescentando-se ao valor que eles representam na sociedade grafocêntrica, não podemos desprezar, também, outras vantagens incontestáveis: são gratuitos, de fácil aquisição e muito atraentes para nossos alunos.
1ª etapa
a) Trabalhando os conceitos de “produto” e “rótulo”
* Distribuir para cada criança uma ficha com um rótulo..
* Pedir a cada uma que apresente à classe a sua ficha, dizendo qual é o seu produto e a marca do mesmo.
*Solicitar às crianças que tragam de casa 4 ou 5 rótulos diferentes.
* Em uma próxima aula, a professora sentará as crianças em um círculo e realizará um trabalho com os rótulos trazidos de casa. Poderão, então, ser realizadas diferentes dinâmicas:
¨Reunir as crianças que tenham rótulos do mesmo produto, pedindo-lhes que descubram os nomes das diferentes marcas.
¨Reunir as que tiverem produtos diferentes, mas com a mesma marca, pedindo-lhes que digam qual o nome do seu produto.
* Depois as crianças verbalizarão o que entenderam por “produto” e “marca” e registrarão no caderno para formalizar o conhecimento adquirido. Poderão surgir definições bem simplificadas, de acordo com o nível dos alunos: ·
Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc. ·
Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.
2ª etapa
a) Recordando as diferentes medidas para aferir diferentes produtos:
* Estabelecer uma discussão com os alunos, deixando que falem sobre as diferentes medidas que conhecem: litro, quilo, unidade, metro e outras.
* Deixá-los citarem os diferentes produtos que são mensurados com as diversas medidas:
> Quem tem rótulos em que aparecem as medidas “quilo” ou “grama”? Quais são os produtos que vierem com esses rótulos?
> Tragam para mim rótulos com as medidas: litro, metro, unidade,etc.
3ª etapa
a) Trabalhando o encarte comercial para a confecção da lista de compras:
Bibliografia
* Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.
* Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo, Graça Caldas
.* Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.
* Parâmetros Curriculares Nacionais.
Durante todas as atividades, a professora observará seus alunos, auxiliando-os em suas dúvidas e avaliando se:
Construíram conceitos de rótulo, marca, produto e encarte;
· Distinguiram as diferentes medidas usadas para diferentes produtos;
· Conseguiram extrair informações dos encartes;
· Transcreveram corretamente a letra de imprensa dos encartes para a cursiva;
· Demonstraram curiosidade e interesse em pesquisar o conteúdo dos encartes;
· Preencheram corretamente as colunas da lista de compras.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/07/2011
Cinco estrelasPODEMOS VER CLARAMENTE A CRIANÇA CRIANDO CONCEITOS, E SENDO LETRADA.
12/05/2010
Cinco estrelasa possibilidade de separar, disvincular a marca ao produto é ótimo, pois muitas vezes pecamos pois não pensamos direito sobre um artificio que é muito rico. obrigada pela sugestão.