Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Listas de compras feitas a partir de encartes comerciais

 

11/05/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

 * Propiciar aos alunos uma interação ativa com os encartes promocionais.

 * Oportunizar-lhes uma situação de escolha de múltiplos produtos, opções de marcas, definição de quantidades e conhecimento de diferentes medidas usadas para mensurar produtos diversos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

        Justificativa       

        Nós, professores, na intenção de introduzirmos nossos alunos no mundo da leitura e da escrita, produzimos uma enorme diversidade de materiais didáticos. Recorremos, para isso, a livros variados, revistas, internet e outras fontes diversas.      

       Entretanto, muitas vezes, menosprezamos um material de leitura e escrita de veiculação social que, certamente, trará boa parte do mundo escrito para a sala de aula: são os encartes promocionais.     

        Acrescentando-se ao valor que eles representam na sociedade grafocêntrica, não podemos desprezar, também, outras vantagens incontestáveis: são gratuitos, de fácil aquisição e muito atraentes para nossos alunos.  

       1ª  etapa

  a)    Trabalhando os conceitos de “produto” e “rótulo”

 * Distribuir para cada criança uma ficha com um rótulo..   

        

                                                  

                                              

 

                                                                                                                        

 * Pedir a cada uma que apresente à classe a sua ficha, dizendo qual é o seu produto e a marca do mesmo.

 *Solicitar às crianças que tragam de casa 4 ou 5 rótulos diferentes.

 * Em uma próxima aula, a professora sentará as crianças em um  círculo e realizará um trabalho com os rótulos trazidos de casa. Poderão, então, ser realizadas diferentes dinâmicas:     

 ¨Reunir as crianças que tenham rótulos do mesmo produto, pedindo-lhes que descubram os nomes das diferentes marcas.     

 ¨Reunir as que tiverem produtos diferentes, mas com a mesma marca, pedindo-lhes que digam qual o nome do seu produto.

 * Depois as crianças verbalizarão o que entenderam por “produto” e “marca” e registrarão no caderno para formalizar o conhecimento adquirido. Poderão surgir definições bem simplificadas, de acordo com o nível dos alunos: ·      

  Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc. ·      

  Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.         

    2ª etapa

    a) Recordando as diferentes medidas para aferir diferentes produtos:  

      * Estabelecer uma discussão com os alunos, deixando que falem sobre as diferentes medidas que conhecem: litro, quilo, unidade, metro e outras.   

      * Deixá-los citarem os diferentes produtos que são mensurados com as diversas medidas:       

  >  Quem tem rótulos em que aparecem as medidas “quilo” ou “grama”? Quais são os produtos que vierem com esses rótulos?     

  > Tragam para mim rótulos com as medidas: litro, metro, unidade,etc.      

    3ª etapa

    a) Trabalhando o encarte comercial para a confecção da lista de compras:

  • Deixar que os alunos folheiem livremente o encarte que a professor entregou. (Uma outra opção é que a professora, com antecedência, solicite às próprias crianças que tragam seus encartes, de preferência aqueles das lojas de departamentos que oferecem um leque maior de opções de compras.)  
  •  Entregar aos alunos um formulário com lista de compras. Motivá-los a irem percorrendo o encarte, escolhendo tudo o que lhes agrada e preenchendo a lista com os nomes dos produtos, as marcas e as quantidades desejadas.    
  •  Exposição das listas de compras no mural da classe e posterior colagem dos mesmos nos cadernos individuais. 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

 Bibliografia

 * Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Práticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.

 *  Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo, Graça Caldas

.* Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.

* Parâmetros Curriculares Nacionais.

Avaliação

  Durante todas as atividades, a professora observará seus alunos, auxiliando-os em suas dúvidas e avaliando se: 

 Construíram conceitos de rótulo, marca, produto e encarte;

·    Distinguiram as diferentes medidas usadas para diferentes produtos;

·    Conseguiram extrair informações dos encartes;

·    Transcreveram corretamente a letra de imprensa dos encartes para a cursiva;

·    Demonstraram curiosidade e interesse em pesquisar o conteúdo dos encartes;

·    Preencheram corretamente as colunas da lista de compras.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ALESSANDRA, A , Rio de Janeiro - disse:
    alemillersilva@yahoo.com.br

    18/07/2011

    Cinco estrelas

    PODEMOS VER CLARAMENTE A CRIANÇA CRIANDO CONCEITOS, E SENDO LETRADA.


  • thais dos santos quintana, apae , Rio Grande do Sul - disse:
    docinho.quintana@ig.com.br

    12/05/2010

    Cinco estrelas

    a possibilidade de separar, disvincular a marca ao produto é ótimo, pois muitas vezes pecamos pois não pensamos direito sobre um artificio que é muito rico. obrigada pela sugestão.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.