16/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Desenvolver a pesquisa, a leitura e a interpretação de placas de sinalização, estimulando a expressão em leitura oral e escrita.
Conhecer a função da sinalização no dia a dia.
Analisar e compreender imagens e símbolos como elementos de significação e portadores de informações mais diversas.
Conhecer e analisar criticamente os usos da língua e da linguagem das placas como veículo de valores e de cultura.
Domínio de habilidades de leitura e de escrita, a partir do 3o ano do Ensino Fundamental.
Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
Habilidade de identificação de informações explícitas.
Diferenciar linguagem verbal de linguagem não-verbal e reconhecer outros recursos multimodais de expressão.
Identificar e conhecer os elementos da comunicação: interlocutores, mensagem, código, referente, canal de comunicação.
Diferenciar as funções de placas de trânsito de placas de sinalização utilizadas em lugares públicos.
Professor,
Converse com seus alunos sobre a presença de placas no nosso dia a dia: convide os alunos para falarem sobre as diferentes placas que eles conhecem , como elas são apresentadas, como as informações são organizadas... Quais os objetivos da existência de tantos modelos de placas? Há elementos que identificam certos grupos de placas? Que elementos são esses e como eles se apresentam? Que recursos (gráficos, visuais, textuais) são utilizados geralmente para a produção de uma placa? Que conhecimentos um leitor precisa ter para reconhecer uma certa mensagem ou classificar uma modalidade de placa, por exemplo, as placas de trânsito? Todas as pessoas conseguem LER as informações de todos os tipos de placas ou é necessário um conhecimento específico?
É importante que você registre no quadro as informações que você julgar importantes de serem retomadas em outras aulas. Deixe essas informações num canto do quadro e, após a discussão, anote-as em seu caderno. Incentive-os também a fazer perguntas e anote-as no quadro. Peça um aluno que registre no caderno as perguntas feitas pelos colegas.
Os dados que já forem do conhecimento de todos e que forem reais em relação aos modos, funções e usos de placas em nosso cotidiano devem ser retomados e sistematizados juntamente com os alunos. Dependendo da idade dos alunos ou o nível de habilidades de escrita e de leitura deles, peça que façam um texto com as informações sistematizadas e também com o que gostariam de saber sobre este tema. Caso sua turma ainda não consiga produzir textos com autonomia ou com o grau de aprofundamento que você necessita, faça o texto coletivamente no quadro ou em pequenos grupos. Guarde esse material que pode ficar no caderno dos alunos.
Apresente à turma uma seleção de placas mais frequentes no cotidiano deles. Faça isso por meio de cartazes:
http://www.viewtcenet.com.br/placas_sinalizacao/placas_sinalizacao_01.jpg (Acesso em 16/04/2010)
http://www.vetorizar.com/miduinho/arquivos/sign.gif (Acesso em 16/04/2010)
http://www.placaseplacas.com.br/sinalizacao/imagens/sinalizacao.gif (Acesso em 16/04/2010)
Professor,
Convide seus alunos para um passeio na própria escola, observando se há placas, quais são, o que indicam ou o que significam. Fotografe as placas encontradas, use os recursos que vocês têm disponíveis: câmeras, celulares...
Peça aos alunos que observem que em certas placas, além da ilustração, há palavras, cores. Por que esses recursos também são utilizados? Com que finalidade?
Depois, convide os alunos para um passeio pelo quarteirão da escola, para observar a existência de placas pelo caminho. Faça também o registro por fotos das placas encontradas.
Eis algumas placas que os alunos poderão encontrar nas ruas:
http://transitandolegal09.blogspot.com/2009/09/placas-de-servicos-auxiliares.html (Acesso em 16/04/2010)
Em sala, caso tenha feito o registro das fotos em máquina digital, passe-as para o computador e pergunte aos alunos os significados e a função social de cada uma, tanto aquelas encontradas nos diversos espaços da escola, quanto nas ruas próximas.
Divida a turma em dois grupos para essa análise:
Professor,
Conte para os alunos que, na Literatura, também temos exemplos de histórias que utilizaram as placas como temas de suas histórias.
http://image.shopping.uol.com.br/300x300/product/00/00/06/40/64019_0.jpg (Acesso em 1/05/2010)
http://i.s8.com.br/images/books/cover/img1/38481.jpg (Acesso em 16/04/2010)
Leia para seus alunos, pelo menos um livro. Você pode transformar o livro escolhido em slides, escaneando as imagens da história e à medida que são projetadas, você contaria a história.
Convide os alunos a criarem suas próprias histórias, utilizando as placas de sinalização. Eles podem fazer as histórias com as ilustrações das placas de sinalização em duplas.
Direcione o(s) tema(s) a serem tratados nas histórias. Eis algumas sugestões:
Tente sugerir um tema que esteja sendo estudado pela turma em outra(s) área(s) de conhecimento, tais como: Ciências, História, Geografia, Matemática, Artes. Assim, você, professor, poderá trabalhar em parceria com seus outros colegas professores.
Professor,
Promova uma revisão textual. Troque as histórias criadas entre as duplas. Assim, além de conhecerem as histórias das outras duplas, indicariam as alterações a serem feitas pelos autores. Se houver vários temas, de áreas de conhecimento diferentes, tanto melhor! Assim, os alunos saberão discorrer sobre vários assuntos.
Lembre-se de pedir, após terem feito a revisão dos textos, a alguns alunos que leiam suas produções para a turma. Esse exercício, além de estimular a escuta, ajuda a desenvolver no grupo habilidades para avaliar a escrita do colega e a sua própria, pois eles explicariam o que acharam que é problema, que não está claro e que precisa ser melhorado no texto que acabaram de ouvir. Estimule que façam uma justificativa e deem exemplos de como o texto poderia ficar melhor. Para o aluno que leu, a escuta do seu texto também é importante, pois, muitas vezes, ele pode perceber "problemas" enquanto está lendo e sentir a necessidade de explicar ou de propor uma redação mais adequada.
Evite ser você, professor, o único leitor dos textos dos seus alunos.
Professor,
Leve seus alunos para o laboratório de informática de sua escola. Peça que eles transformem a história criada em uma apresentação de slides.
Se, em sua escola não tiver laboratório de informática, faça uma outra proposta. Confeccione um livro artesanal, escrito a mão e com as ilustrações feitas pelos próprios alunos. Assista o passo a passo antes de como encadernar:
http://www.youtube.com/watch?v=yqTbKBeiKpM&feature=related (Acesso em 13/05/2010)
Professor,
Faça junto com os alunos a revisão dos slides. Depois de finalizado o trabalho de correção e de edição do livro, convide outras turmas para a projeção dos slides ou a apresentação dos livros criados pelos alunos. Transforme esse evento em uma Semana Cultural na escola. As exibições teriam horários previamente agendados para as turmas e com a presença dos professores responsáveis.
Sendo assim, o evento poderia atender a todas as turmas da escola.
Se você optou em confecionar um livro artesanal, promova um dia de autógrafos dos autores, com direito a um momento de confraternização entre os alunos da turma e a comunidade escolar. Os exemplares dos livros criados poderiam ficar na biblioteca da escola para serem disponibilizados para a leitura.
Por outro lado, se você optou em realizar as duas sugestões, concilie as ideias acima em dias e momentos distintos.
E não se esqueça de registrar todos os momentos, desde a criação até a exposição e divulgação dos trabalhos. Valorize sempre as produções de seus alunos.
Professor,
Eis algumas sugestões de links que você poderá acessar para ilustrar e enriquecer suas aulas:
http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/linguagem-verbal-naoverbal.htm - Linguagem não-verbal (Acesso em 10/04/2010)
www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm - Linguagem não-verbal (Acesso em 10/04/2010)
Professor,
Observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler imagens. Avalie a aceitação deles em relação a essa prática. Esta proposta permite avaliar o interesse de seus alunos em relação às proposições feitas em sala de aula. Observe a criatividade e a capacidade narrativa na produção textual. Avalie as dificuldades ortográficas, gramaticais apresentadas pelos alunos nos diversos momentos de uso da escrita e como têm lidado com as estratégias de produção de sentidos, como relacionam ou extrapolam os textos lidos. Durante a apresentação dos trabalhos dos alunos, você pode perguntar a eles o que aprenderam com essa aula e pedir que façam sugestões ou críticas a ela. Deixá-los avaliar o próprio aprendizado é muito válido, pois eles são quem melhor sabem dizer se aprenderam ou não com facilidade e se ainda restam dúvidas sobre o conteúdo. Procure sempre torná-los os principais alvos das estratégias aplicadas por você.
Quatro estrelas 2 classificações
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13/08/2011
Quatro estrelasAchei o maximo estas aulas. Valeu!
13/08/2011
Quatro estrelasAchei o maximo estas aulas. Valeu!