07/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Os alunos aprenderão a usar corretamente as question tags em Inglês. Será dado foco, durante o aprendizado, à entonação das mesmas.
O professor deverá previamente, fazer uma revisão dos tempos verbais estudados até o momento com os alunos. Para essa estrutura (question tags), é essencial que os alunos conheçam e estejam bem familiarizados com o uso de DO, DOES (presente), DID (passado), IS, ARE, AM, CAN (modal verbs) e HAVE (present perfect).
Inicie essa sequência fazendo perguntas simples aos estudantes:
a) Do you play volleyball? Yes, I do / No I don’t
b) Did he go to the movie? Yes, he did / No he didn’t
c) Is she a doctor? Yes, she is / No, she isn’t.
Preste atenção aos alunos que respondem sim e não para cada uma das perguntas feitas.
Peça que eles identifiquem quais são os tempos verbais usados nas perguntas apresentadas.
Sugestão: Caso haja um maior conhecimento de tempos verbais, modifique as perguntas apresentadas anteriormente. Ex: Have you ever traveled abroad? Yes, I have / No, I haven’t.
Observação: Se achar necessário, faça deste momento uma revisão rápida dos tempos verbais já estudados pelos alunos.
Logo após, faça as mesmas perguntas com a inclusão de question tags. É interessante que você dirija as mesmas de maneira focada aos alunos que responderam positivamente ou negativamente. Para os que responderem positivamente, pergunte: You play volleyball, don’t you? Para os que responderem negativamente, questione: You don’t play volleyball, do you?
Observação: Atente-se à entonação usada para as question tags. É importante para os alunos escutar de maneira correta o uso das mesmas. Enquanto questiona os alunos usando question tags, certifique-se de que eles entenderão: - que há diferenças entre as perguntas feitas: “Do you play volleyball?” / “You play volleyball, don’t you?” - que você está, usando a segunda pergunta, direcionando-a aos alunos que deram respostas objetivas: Yes, I do / No I don’t.
Peça aos alunos que, em grupos, façam perguntas como os exemplos dados anteriormente (incluindo question tags)
Revise, nesta aula, as question tags que você trabalhou com os alunos e conduza-os na dedução da formação dessa estrutura através dos exemplos dados.
Para mais informações sobre o que são question tags, acesse:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/657/1/TAG-QUESTIONS/Paacutegina1.html (acesso: 11/04/2010)
http://www.englishclub.com/grammar/verbs-questions-tag.htm (acesso:11/04/2010)
http://www.englishexperts.com.br/2009/03/07/tag-questions-e-suas-excecoes/ (acesso:11/04/2010)
Após apresentar o uso correto das question tags, certifique-se de que a correta entonação foi aprendida. Para saber mais sobre a entonação das question tags, visite:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tag_question (acesso:11/04/2010)
Se achar necessário, reuna informações importantes sobre Question Tags em um handout criado a partir dos sites sugeridos ou passe essas informações no quadro para que eles anotem no caderno.
Divida a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Prepare sentenças principais ( You speak English...) e as question tags (don’t you?) e coloque em dois envelopes diferentes. Entregue os envelopes para os aprendizes e peça-os que completem as sentenças.
Sugestão: Você pode propor uma competição dentro de sala. Para dificultar o nível da atividade, peça aos estudantes que se coloquem na frente da sala e leia a sentença, usando a entonação correta das question tags.
Continue com os grupos formados na aula 3. Distribua pedaços de papel em branco e cada grupo deverá escrever uma sentença. Exemplo: Karen brought her bag. No verso, os alunos deverão colocar algum tipo de identificação. Ex: group 1. Recolha as sentenças formadas e redistribua-as pela sala. Certifique-se de que as sentenças não estão sendo vistas, apenas a identificação do grupo que as formularam. Cada grupo deverá ver a sentença e automaticamente produzir a question tag da mesma. Ex: Karen brought her bag, didn’t she?
O grupo que escreveu a sentença, deverá escolher o membro do grupo adversário que lerá a sentença. O grupo que marcar mais pontos, acertando as question tags e suas respectivas entonações, ganhará a disputa.
Dictionary.com
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false (acesso:11/04/2010)
A aula 4 pode servir como objeto de avaliação. Sendo question tags, instrumentos próprios da língua inglesa falada, o professor deve focar sua avaliação na entonação e formulação das mesmas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!