Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Karen brought her bag, didn't she? O uso de question tags...

 

07/06/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão a usar corretamente as question tags em Inglês. Será dado foco, durante o aprendizado, à entonação das mesmas.

Duração das atividades
04 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá previamente, fazer uma revisão dos tempos verbais estudados até o momento com os alunos. Para essa estrutura (question tags), é essencial que os alunos conheçam e estejam bem familiarizados com o uso de DO, DOES (presente), DID (passado), IS, ARE, AM, CAN (modal verbs) e HAVE (present perfect).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie essa sequência fazendo perguntas simples aos estudantes:

a)      Do you  play volleyball? Yes, I do / No I don’t

 b)      Did he go to the movie? Yes, he did / No he didn’t

c)      Is she a doctor? Yes, she is / No, she isn’t.

Preste atenção aos alunos que respondem sim e não para cada uma das perguntas feitas.

Peça que eles identifiquem quais são os tempos verbais usados nas perguntas apresentadas.   

Sugestão: Caso haja um maior conhecimento de tempos verbais, modifique as perguntas apresentadas anteriormente. Ex: Have you ever traveled abroad? Yes, I have / No, I haven’t.

Observação: Se achar necessário, faça deste momento uma revisão rápida dos tempos verbais já estudados pelos alunos.  

 Logo após, faça as mesmas perguntas com a inclusão de question tags. É interessante que você dirija as mesmas de maneira focada aos alunos que responderam positivamente ou negativamente. Para os que responderem positivamente, pergunte: You play volleyball, don’t you?   Para os que responderem negativamente, questione: You don’t play volleyball, do you?   

Observação: Atente-se à entonação usada para as question tags. É importante para os alunos escutar de maneira correta o uso das mesmas.   Enquanto questiona os alunos usando question tags, certifique-se de que eles entenderão: - que há diferenças entre as perguntas feitas: “Do you play volleyball?” / “You play volleyball, don’t you?” - que você está, usando a segunda pergunta, direcionando-a aos alunos que deram respostas objetivas: Yes, I do / No I don’t.   

Peça aos alunos que, em grupos, façam perguntas como os exemplos dados anteriormente (incluindo question tags)

Aula 2

Revise, nesta aula, as question tags que você trabalhou com os alunos e conduza-os na dedução da formação dessa estrutura através dos exemplos dados.   

Para mais informações sobre o que são question tags, acesse:

http://www.mundovestibular.com.br/articles/657/1/TAG-QUESTIONS/Paacutegina1.html  (acesso: 11/04/2010) 

http://www.englishclub.com/grammar/verbs-questions-tag.htm (acesso:11/04/2010) 

http://www.englishexperts.com.br/2009/03/07/tag-questions-e-suas-excecoes/ (acesso:11/04/2010) 

Após apresentar o uso correto das question tags, certifique-se de que a correta entonação foi aprendida. Para saber mais sobre a entonação das question tags, visite:

http://en.wikipedia.org/wiki/Tag_question  (acesso:11/04/2010)   

 Se achar necessário, reuna informações importantes sobre Question Tags em um handout criado a partir dos sites sugeridos ou passe essas informações no quadro para que eles anotem no caderno. 

Aula 3

Divida a sala em grupos de 4 ou 5 alunos. Prepare sentenças principais ( You speak English...) e as question tags (don’t you?) e coloque em dois envelopes diferentes. Entregue os envelopes para os aprendizes e peça-os que completem as sentenças.   

Sugestão: Você pode propor uma competição dentro de sala. Para dificultar o nível da atividade, peça aos estudantes que se coloquem na frente da sala e leia a sentença, usando a entonação correta das question tags.

Aula 4

Continue com os grupos formados na aula 3. Distribua pedaços de papel em branco e cada grupo deverá escrever uma sentença. Exemplo: Karen brought her bag. No verso, os alunos deverão colocar algum tipo de identificação. Ex: group 1.   Recolha as sentenças formadas e redistribua-as pela sala. Certifique-se de que as sentenças não estão sendo vistas, apenas a identificação do grupo que as formularam.   Cada grupo deverá ver a sentença e automaticamente produzir a question tag da mesma. Ex: Karen brought her bag, didn’t she?   

O grupo que escreveu a sentença, deverá escolher o membro do grupo adversário que lerá a sentença.   O grupo que marcar mais pontos, acertando as question tags e suas respectivas entonações, ganhará a disputa.

Recursos Complementares
Avaliação

A aula 4 pode servir como objeto de avaliação. Sendo question tags, instrumentos próprios da língua inglesa falada, o professor deve focar sua avaliação na entonação e formulação das mesmas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.