Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construção com régua e compasso – Construção do quadrado

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estudar as propriedades das figuras geométricas para sua construção com régua e compasso.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Traçar reta perpendicular a um segmento dado;
  • Traçar circunferência.
  • Proporcionalidade
Estratégias e recursos da aula

1 – Em sala de aula   

          Olá professor, vamos conversar um pouco sobre como trabalhar a construção de um quadrado, utilizando régua e compasso com seus alunos. Para motivá-los, apresente a eles um problema, por exemplo:

          Os professores de educação física de uma determinada escola resolveram trabalhar beisebol com seus alunos.  Eles pediram que os alunos pesquisassem sobre as regras e dimensões do campo, sugeriram o sítio http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/031104/beisebol.html.      

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ec/Baseball_diamond.svg/350px-Baseball_diamond.svg.png    

Nesta escola existe uma área livre que comporta a construção de um campo de beisebol, mas como construir um campo quadrangular com as medidas exatas?

Professor, pergunte aos seus alunos como eles poderiam resolver este problema. Questione:

  • Quais são as características de um quadrado?
  • Há diferença entre as medidas dos lados do quadrado?
  • Como traçar a diagonal de um quadrado?
  • Quanto medem os ângulos internos de um quadrado?
  • Quanto mede os ângulos internos de um quadrado?
  • O que são segmentos perpendiculares?
  • Quais as características de uma circunferência?
  • Como eles deveriam proceder para construir um quadrado com dimensões tão grandes?
  • Como fazer para construir um quadrado utilizando a régua e o compasso?

          Peça a eles que registrem todos os comentários e possíveis soluções. Caso esteja disponível em sua escola, apresente a eles o filme “Campo dos Sonhos”, a sinopse do filme esta disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/campo-dos-sonhos/, caso contrário, peça a eles que assistam ao filme em casa. 

2 – Laboratório de informática

          Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que pesquisem sobre o assunto “Construção de um quadrado, utilizando régua e compasso”. Sugerimos http://www.jcpaiva.net/files/ensino/alunos/20022003/teses/020370017/geometria/geometria/geometria.htm#quadrado . 

          Após leitura dos procedimentos para construção, coloque um exercício para que eles possam consolidar o que foi visto. Para este procedimento inicial, peça a eles que utilizem o lado da régua que não possui medições. Em uma folha branca, peça a eles que tracem um segmento de reta de tamanho compatível para construção de um quadrado. É interessante que estas medidas sejam de tamanhos diferentes. 

          Professor, comente com seus alunos que podemos também utilizar esquadros para construção dos segmentos perpendiculares do quadrado. Os procedimentos estão disponíveis em http://www.jcpaiva.net/files/ensino/alunos/20022003/teses/020370017/geometria/geometria/geometria.htm#constru%C3%A7%C3%A3o  Peça a eles que construam um quadrado, onde as retas perpendiculares sejam traçadas utilizando esquadros.   

          Professor, peça para que seus alunos reflitam: “Como estes procedimentos poderiam ajudar na construção de um campo de beisebol ?

          Agora vamos utilizar um software de geometria dinâmica para realizar as atividades de consolidação do conhecimento nos computadores do laboratório de informática. Nesta aula utilizaremos o Risko, trata-se de uma ferramenta computacional para o ensino e aprendizagem de geometria euclidiana. O software e documentação de sua utilização estão disponíveis em http://risko.pcc.usp.br/. Outras documentações de utilização do software estão disponíveis na seção recursos complementares. 

           Professor, elabore uma lista de atividades para eles possam praticar no software observando as principais características para construção de um quadrado.

3 – Atividades no pátio da escola

          Professor, agora vamos retomar o problema inicial e realizar uma atividade de campo, ou seja, vamos construir pequenos campos de beisebol, guardando as devidas proporções. Leve seus alunos ao pátio da escola, separe-os em grupos de no máximo 5 pessoas. Passe o fator de proporcionalidade  para redução das medidas do campo, um para cada grupo. Eles deverão calcular as medidas que deverão construir o campo. Substitua o compasso por barbantes.

Recursos Complementares

1) Software de geometria dinâmica:

          a) Risko, ferramenta computacional para o ensino e aprendizagem de geometria euclidiana, disponível em http://risko.pcc.usp.br/

               Documentação:

               Vídeos:

          b) Geogebra,  atividades disponível em http://www.scribd.com/doc/4403874/geogebra ; 

          c) Régua e compasso, disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2180. Documentação de como construir um quadrado utilizando este software estão disponíveis em http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/tutorial/6.x/car-tutorial-07-swf/car-tutorial-07-main-swf.html.   

          d) Tutoriais de Softwares para o Ensino de Matemática, http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/tutoriais_softwares/index.html  

2) Geometria,

3) Tutoriais:

     a) “O be-a-bá do Twitter”:

     b) WebQuestion, http://webquest.sp.senac.br/textos/oque

     c) Tutoriais, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88

4) Inclusão digital nas escolas públicas, http://www.escolabr.com/novo/ 

Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

  • Atividades em sala.
  • Listas de exercícios envolvendo aplicações do assunto no cotidiano.
  • Durante as aulas observando o interesse e a participação do aluno.
  • Estimular os alunos a criarem e participarem de Blogs, Fóruns e Webquest (http://www.webquestbrasil.org/criador/) sobre o assunto. 
  • Competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado.
  • Seminários sobre as atividades indicadas na aula.
  • Professor experimente criar um ambiente virtual onde você e os professores poderão criar blogs, webquest, fóruns, livros e exercícios virtuais. “Inclusão digital nas escolas públicas”, http://www.escolabr.com/novo/

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.