17/05/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Estudar as propriedades das figuras geométricas para sua construção com régua e compasso.
Olá professor, vamos conversar um pouco sobre como trabalhar a construção de um quadrado, utilizando régua e compasso com seus alunos. Para motivá-los, apresente a eles um problema, por exemplo:
Os professores de educação física de uma determinada escola resolveram trabalhar beisebol com seus alunos. Eles pediram que os alunos pesquisassem sobre as regras e dimensões do campo, sugeriram o sítio http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/031104/beisebol.html.
Nesta escola existe uma área livre que comporta a construção de um campo de beisebol, mas como construir um campo quadrangular com as medidas exatas?
Professor, pergunte aos seus alunos como eles poderiam resolver este problema. Questione:
Peça a eles que registrem todos os comentários e possíveis soluções. Caso esteja disponível em sua escola, apresente a eles o filme “Campo dos Sonhos”, a sinopse do filme esta disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/campo-dos-sonhos/, caso contrário, peça a eles que assistam ao filme em casa.
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que pesquisem sobre o assunto “Construção de um quadrado, utilizando régua e compasso”. Sugerimos http://www.jcpaiva.net/files/ensino/alunos/20022003/teses/020370017/geometria/geometria/geometria.htm#quadrado .
Após leitura dos procedimentos para construção, coloque um exercício para que eles possam consolidar o que foi visto. Para este procedimento inicial, peça a eles que utilizem o lado da régua que não possui medições. Em uma folha branca, peça a eles que tracem um segmento de reta de tamanho compatível para construção de um quadrado. É interessante que estas medidas sejam de tamanhos diferentes.
Professor, comente com seus alunos que podemos também utilizar esquadros para construção dos segmentos perpendiculares do quadrado. Os procedimentos estão disponíveis em http://www.jcpaiva.net/files/ensino/alunos/20022003/teses/020370017/geometria/geometria/geometria.htm#constru%C3%A7%C3%A3o Peça a eles que construam um quadrado, onde as retas perpendiculares sejam traçadas utilizando esquadros.
Professor, peça para que seus alunos reflitam: “Como estes procedimentos poderiam ajudar na construção de um campo de beisebol ?”
Agora vamos utilizar um software de geometria dinâmica para realizar as atividades de consolidação do conhecimento nos computadores do laboratório de informática. Nesta aula utilizaremos o Risko, trata-se de uma ferramenta computacional para o ensino e aprendizagem de geometria euclidiana. O software e documentação de sua utilização estão disponíveis em http://risko.pcc.usp.br/. Outras documentações de utilização do software estão disponíveis na seção recursos complementares.
Professor, elabore uma lista de atividades para eles possam praticar no software observando as principais características para construção de um quadrado.
Professor, agora vamos retomar o problema inicial e realizar uma atividade de campo, ou seja, vamos construir pequenos campos de beisebol, guardando as devidas proporções. Leve seus alunos ao pátio da escola, separe-os em grupos de no máximo 5 pessoas. Passe o fator de proporcionalidade para redução das medidas do campo, um para cada grupo. Eles deverão calcular as medidas que deverão construir o campo. Substitua o compasso por barbantes.
1) Software de geometria dinâmica:
a) Risko, ferramenta computacional para o ensino e aprendizagem de geometria euclidiana, disponível em http://risko.pcc.usp.br/.
Documentação:
Vídeos:
b) Geogebra, atividades disponível em http://www.scribd.com/doc/4403874/geogebra ;
c) Régua e compasso, disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2180. Documentação de como construir um quadrado utilizando este software estão disponíveis em http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/tutorial/6.x/car-tutorial-07-swf/car-tutorial-07-main-swf.html.
d) Tutoriais de Softwares para o Ensino de Matemática, http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/tutoriais_softwares/index.html
2) Geometria,
3) Tutoriais:
a) “O be-a-bá do Twitter”:
b) WebQuestion, http://webquest.sp.senac.br/textos/oque:
c) Tutoriais, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88.
4) Inclusão digital nas escolas públicas, http://www.escolabr.com/novo/
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/07/2010
Cinco estrelasEstou fazendo meu TFC na área de Matemática na UFF e o portal me ajudou muito. Adorei conhecê-lo. Parabéns!