Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Composição - Objeto Sonoro e Música Concreta

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Conceituar objeto sonoro;

b) Conhecer a música concreta;

b) Compor uma peça utilizando a ideia de objeto sonoro, se possível, a partir da utilização de um software.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos ou 2 aulas de 50 minutos (se utilizar os softwares sugeridos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será melhor aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as aulas sobre os parâmetros do som:

MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573  

MÚSICA: Parâmetros do som 2 - duração

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15575  

MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576 

MÚSICA: Parâmetros do som 4 - timbre 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15577  

Serão necessários conhecimentos básicos de informática caso o professor opte por utilizar o exercício usando os programas (softwares) citados na aula.

Estratégias e recursos da aula

      Caro professor, a coleção “Música: Composição” tem o propósito de oferecer um grupo de aulas introdutórias que despertem o interesse dos alunos sobre o ato de compor e de mostrar a existência de um trabalho racional por trás do que muitas vezes é considerado um trabalho divino, um ato de pura inspiração. 

      Atividade 1

           Inicie a aula explicando que durante o século XX assistimos ao surgimento de uma diversidade de estilos musicais. Muitos obtiveram grande popularidade, tais como: o Rock, o Jazz, o Funk, entre outros. No entanto, alguns são desconhecidos da maioria do grande público ou só obtiveram reconhecimento entre os círculos acadêmicos.

      Este é o caso da música concreta. Um estilo em que o som é entendido como uma matéria-prima a ser “manipulada”, transformada. A manipulação dos sons pode ser feita de diversas formas, usando aparelhos como gravadores e computadores. Os sons recebem o nome de “objetos sonoros” (veja mais em Recursos Complementares).    

       Hoje em dia, com o advento do computador pessoal e a grande variedade de softwares de edição de áudio, ficou mais fácil criar composições no estilo concreto. Mas a máquina apenas fará o trabalho que foi desenvolvido pelo cérebro do compositor, nada mais.    

      Discuta com seus alunos de que formas o som pode ser manipulado, imagine situações e matérias-primas diferentes.

      Atividade 2

      Passe a um exercício de audição. Mostre peças do repertório de música concreta. Sugerimos os exemplos a seguir:

- "Etude aux chemins de fer" (Pierre Schaeffer) - http://www.youtube.com/watch?v=N9pOq8u6-bA 

Considerada como a primeira peça de música concreta. O compositor utilizou-se apenas de sons produzidos por trens. 

- “Revolution 9” (The Beatles) - http://www.youtube.com/watch?v=HQal-lJrSLI 

Essa composição foi feita com pedaços de gravações a que o grupo The Beatles teve acesso. É interessante observar que uma banda conhecida na maioria dos casos por canções de Rock e Pop também se interessou pela utilização de objetos sonoros.

      Depois promova um debate sobre as peças que a turma ouviu.

      Atividade 3

      Agora vamos a um exercício de composição. Divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça que componham uma música utilizando objetos sonoros. Se a escola possuir um laboratório de informática será muito bom, pois você poderá prover acesso a um computador com programa de edição de áudio. Existe uma grande infinidade deles e você deverá optar por um – e aprender a usá-lo de maneira básica, é claro, assim como os alunos. Eis alguns facilmente encontrados na internet:

“Acid Xpress”

http://www.superdownloads.com.br/download/19/acid-xpress  

“Kristal audio engine”

http://www.superdownloads.com.br/download/109/kristal-audio-engine    

      Se você optar por usar um desses programas, deverá decidir que sons os alunos deverão manipular. Assim você pode gravar sons ou mesmo cortar pedaços de músicas que já existam para que os alunos trabalhem. Mas lembre-se: você provavelmente terá que ensiná-los a usar o programa, o que demandará mais de uma aula para tanto.   

      Caso você não queira ou não possua acesso aos softwares, pode usar os alunos como manipuladores do som. Escolha três sons que podem ser feitos na sala de aula. Por exemplo: um arrastar breve de cadeira, um bater de palmas e o som de amassar um pedaço de papel. Peça para o grupo escolher um aluno como regente e os outros como “máquinas” que manipularão o som. Os alunos vão compor a peça e o regente – através de gestos – comandará a execução dos sons. Visite os grupos durante o trabalho e ajude no que julgar necessário.

Recursos Complementares

Música Concreta na Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_concreta 

Artigo sobre objeto musical apresentado no XVI Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) - http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2006/CDROM/COM/07_Com_TeoComp/sessao04/07COM_TeoComp_0404-173.pdf 

Pierre Schaeffer na Lastfm - http://www.lastfm.com.br/music/Pierre+Schaeffer 

Avaliação

      Após a audição das composições (não esqueça de gravar), promova um debate e faça com que a turma observe e analise:

  1. os materiais musicais usados
  2. a forma de manipulação dos materiais e a relação com a música concreta
  3. os momentos mais interessantes com justificativa.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.