Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O uso do 'to+infinitive'

 

09/07/2010

Autor y Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai desenvolver habilidades orais e escritas referentes às diversas construções que englobam o uso da fórmula "to+infinitive", como após adjetivos, para dar idéia de intenção e seguida de certos verbos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple present tense (formas afirmativa, negativa e interrogativa; uso de Do e Does)
  • Present countinuous (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
Estratégias e recursos da aula

Para as três aulas a seguir, imprima e entregue a seus alunos as folhas de atividades, disponíveis em: 

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/to-infinitive 

AULA 1

Nesta aula vamos falar do uso "to+infinitive" seguido de adjetivos. Porém, antes, peça aos alunos que, em duplas, façam o exercício A da folha de atividades. Esta é uma atividade introdutória que visa rever alguns itens de vocabulário que serão necessários para a atividade B. Então, corrija-a com os alunos, pedindo que repitam com você todas as palavras.

Em seguida, escreva no quadro: It's good to study math.

Pergunte aos alunos se eles concordam com a afirmação e por que. Peça que deem respostas completas, como:

  • yes, it's good to study math
  • no, it's not good to study math

Comente, então, que após adjetivos - neste caso, good - usamos a fórmula to+verb. Destaque esta construção na frase que está no quadro.

Em seguida, peça que façam a atividade B em duplas. Cada aluno deve completar as frases de acordo com suas opiniões. Dessa forma, não haverá frases certas ou erradas. Corrija a atividade, sempre pedindo que os alunos leiam suas respostas para toda a turma.

Logo após, a atividade será feita com a interação de todos os alunos. Eles devem levantar de suas carteiras e fazer as perguntas propostas uns aos outros. Lembre-os de que devem sempre dar/receber respostas completas. Diga que terão o tempo de 5 minutos até o final da atividade. Ao final, já com os alunos de volta a suas carteiras, corrija a atividade. Peça a alguns alunos que relatem as respostas que obtiveram. Assim, todos poderão comparar suas respostas e a turma vai observar os pontos em comum entre eles.  

AULA 2

Nesta aula vamos falar do uso do "to + infinitive" para falarmos de intenção/propósito ao fazermos alguma ação.

Pergunte aos alunos como responderiam a uma pergunta que se inicia com a palavra Why. Muitos deles irão responder que usamos a palavra because. Comente que o uso do because é correto, mas temos outras formas de responder àquela pergunta.

Escreva no quadro: Why do you study English?

Escreva em seguida duas possíveis respostas:

  • I study English beacuse it's important for my future.
  • I study English to have a good future.

Comente o uso do to + infinitive destacando-o na frase do quadro. Comente que usando tal construção quando falamos de intenção, propósito ou finalidade.

Agora, faça com toda a turma a atividade A - Quiz. Nesta atividade, os alunos poderão marcar mais de uma opção de resposta. Ao longo do exercício, comente sobra as implicações que cada resposta traz.

Em seguida, escreva no quadro o verbo Need e pergunte se sabem seu significado. Explique-o se necessário.

Escreva no quadro: What do you need to be happy? e dê quatro opções:

  • friends
  • money
  • good health
  • fame

Faça uma breve discussão do que precisam para serem felizes ouvindo as diferentes respostas.

Peça que façam a atividade B, que trata do verbo need. Este verbo geralmente vem acompanhado da estrutura to + infinitive. Ao final, corrija com os alunos a atividade.

O exercício C será uma atividade de ditado. Leia o trecho abaixo e peça a seus alunos que o ouçam com atenção. Em seguida, peça que leiam as perguntas propostas. Leia novamente o trecho. Se necessário, leiam uma terceira vez para que possam ter certeza das respostas.

Trecho: Jane is a good girl. She always helps her mother. Every Monday she goes to the supermarket to buy vegetables. On Tuesdays she goes to the bank to pay her mother´s bills. On Wednesdays and Thursdays she stays home to take care of her young brother. On Fridays she visits her grandmother to keep her company. But on Saturdays Jane likes going out with her friends to have fun. On Sunday nights she watches her favorite TV program and then goes to bed early to sleep well.

Ao final, corrija a atividade esclarecendo dúvidas. Se necessário, leia as partes do trecho separadamente para justificar as respostas corretas.

Se houver tempo, faça a atividade D em sala. Os alunos devem trabalhar em duplas perguntando e respondendo às questões propostas. Lembre-os que podem usar a atividade como referência.

Caso não haja tempo, peça que respondam às perguntas individualmente como atividade extra classe. Corrija-a na aula seguinte.

AULA 3

Nesta aula vamos falar do uso do to + infinitive seguido de alguns verbos.

Para trabalhar o significado dos verbos, talvez desconhecidos para os alunos, faça com seus aprendizes a atividade A. Chame atenção para a diferença dos falsos cognatos intend = pretender, pretend = fingir. Comente também sobre o verbo manage = conseguir. 

A atividade B vai reforçar os verbos recém estudados. Nesta atividade, peça às meninas que se levantem e perguntem aos meninos as questões propostas. Em seguida, é a vez dos meninos perguntarem às meninas. Lembre-os de darem respostas completas, usando sempre a construção to + infinitive. Ao final, peça a alguns alunos que leiam para a turma as respostas adquiridas.

Em seguida, peça que, em duplas, os alunos façam a atividade C. Corrija-a escrevendo as frases no quadro.

Recursos Complementares

Dicionário Inglês-Inglês (Longman): http://www.ldoceonline.com/ 

Dicionário Inglês-Português (Michaelis): http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php 

Avaliação

Os alunos devem ser avaliados, principalmente, nas atividades em que recebem a autonomia para produzirem frases expressando opiniões. Estas atividades são, respectivamente, C, D e B nas aulas 1, 2 e 3. Fique atento ao uso correto da construção to + infinitive nessas atividades.

Também, proponha a seguinte atividade:

Os alunos devem completar as frases que você vai colocar no quadro. Primeiramente devem escrevê-las em seus cadernos e, depois, devem ler as frases para a turma. Fique atento para a o uso da forma to + infinitive nas respostas dadas pelos alunos.

  • It´s important ___________________ before I sleep
  • I intend ________________________ after I graduate
  • I need _________________________ before a test
  • It´s not good _____________________ on the weekends.

 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.