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DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Doenças transmissíveis
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Identificar as DSTs.

 Refletir e promover atitudes que visem a proteção e saúde sexual.

Identificar métodos e ações que previnam as DSTs.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema Reprodutor Feminino e Masculino.

Estratégias e recursos da aula

O que os alunos conhecem sobre o tema? Será que eles estão protegidos contra as DSTs? Quais são as DSTs que eles conhecem? Quais as maneiras de prevenção? Peça que seus alunos elaborem um mapa conceitual do que conhecem a respeito do tema.

Após a elaboração o professor poderá mostrar o vídeo abaixo para complementar as informações iniciais do tema.

DSTs – disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xCeOKMEnN70&feature=related (acessado dia 07/04/10).  

 

Leia com os alunos as duas reportagens abaixo.

Vacina contra HPV previne doenças genitais em mulheres jovens. Disponível em: http://www.pop.eu.com/news/1396/26/Vacina-contra-HPV-previne-doencas-genitais-em-mulheres-jovens.html (acessado dia 07/04/10). 

E Vacina contra HPV oncogêncio não substitui rastreamento. Disponível em: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20100405074744&assunto=31&onde=Brasil (acessado dia 07/04/10).  

Após a leitura, debata com os alunos sobre pontos relevantes das reportagens e o comportamento dos jovens.

Questões de trabalho

Se já existe vacina porque é necessário continuar a precaver e fazer exames de rotina?

A mulher que tomar esta vacina está imune ao HPV? 

Pode-se dizer que quem toma esta vacina não pega doenças venéreas? Por quê?

Que outras vacinas existem contra as DSTs? Será que só as vacinas são suficientes para proteger uma pessoa contra estas doenças?

 

AULA 2

Apresente aos alunos os recursos abaixo para relembrarem o funcionamento dos vírus e das bactérias, principais vetores das DSTs.

Ciclo lítico 

(disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10081 acessado dia 07/04/10) 

Botânica: moneras e fungos 

(disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9728 acessado dia 07/04/10)  

Questões de trabalho

Qual a diferença entre os dois seres vivos apresentados nos recursos acima?

De que maneira eles interagem com os organismos que invadem?

Que doenças podem transmitir? Destas quais são sexualmente transmissíveis?

Para finalizar a aula no laboratório de informática, sugerimos o trabalho com Webquest.

É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor indica os sites, pré-selecionados, para a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site www.webquestbrasil.org para criar e postar sua Webquest (Para saber mais sobre como fazer webquest veja os sítios indicados em recursos adicionais).

A webquest sugerida pode ser acessada no seguinte endereço: http://www.nonio.uminho.pt/webquests/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=6677&id_pagina=1 (acessado dia 07/04/10). 

Os alunos poderão registrar os conhecimentos adquiridos por meio da webquest em um blog previamente aberto para este fim.

 

Para saber como criar um blog, acesse Tutorial Como criar um blog. Disponível em: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:Y7hkHUQRM7UJ:www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf+tutorial+blog&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgVN3PS-eGNSt3M1sX34JUftMbakboGNWiTvSSHCEajkBIy6usHWE4FYtYRxRo9AyHhGhooeqEXXyV7fZqVzCM0xVJrNLJiMeraaeecyP-8fbw-5TYY2rkLoZkct_sONneMYKWI&sig=AHIEtbQcZbEdSZJ4N77TIkv_5pN-G4DMTA. Acessado dia 16/04/10. 

 

AULA 3

De posse dos conhecimentos adquiridos durante as aulas e atividades, peça que os alunos retomem os mapas conceituais iniciados anteriormente e os complementem. Avise que esta atividade será uma parte da avaliação das aulas.

AULA 4

Instruam os alunos que o conhecimento que adquiriram não deve ficar retido apenas com eles, é necessário divulgá-lo e além do conhecimento, uma mudança de atitude em relação ao sexo e prevenção das DSTs também deve ser feita.

Para esta divulgação, peça aos alunos que se reúnam em pequenos grupos (até 4 integrantes) e montem um roteiro simples e direto visando a prevenção de DSTs. Podem conter informações sobre DSTs (até 2 doenças) e deve ter as medidas profiláticas e preventivas. Após fazerem o roteiro, instrua-os a usar o aplicativo de animação Go Animate, disponível em: http://goanimate.com/create (acessado dia 07/04/10).  

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Botânica: moneras e fungos Hipertexto
Ciclo lítico Animação/simulação
Ciclo lítico Animação/simulação
Botânica: moneras e fungos Hipertexto
Botânica: moneras e fungos Hipertexto
Botânica: moneras e fungos Hipertexto
Ciclo lítico Animação/simulação
Ciclo lítico Animação/simulação
Botânica: moneras e fungos Hipertexto
Ciclo lítico Animação/simulação
Recursos Complementares

DSTs. Disponível em: http://www.dst.com.br/ (acessado dia 07/04/10) 

 O amor em tempos de HPV. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OlHkABRvSwI (acessado dia 07/04/10)   

POSSIBILIDADES DE TRABALHO

  1. O vídeo acima pode ser mostrado aos alunos para estimular a criatividade na atividade da Prática Social Final do Conteúdo, onde terão que desenvolver um roteiro sobre o assunto.
  2. Também pode ser usado o vídeo no início das aulas para sensibilizar a turma.
  3. Debater com os alunos sobre questões implícitas no vídeo, tais como o encontro fortuito dos personagens, o pouco envolvimento emocional e as consequências que estes atos podem causar. Se na realidade isto acontece e por quê?

Como Criar uma Webquest . Disponível em: http://www.nce.ufrj.br/ginape/iga502/Material_aulas/Como%20Criar%20uma%20Webquest.doc   (acessado dia 16/04/10)

Tutorial para criar e editar webquest - Rosangela Menta. Disponível em: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:U0hJjqWh1-kJ:rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf+tutorial+para+webquest&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESh1XfqRE9uNU5sFJ2ToQP47SF1tJXfCl-T1hWjer6mQkbeShJmlP-tCwQysN4cqQ7cPizC7RhcxaR81iWbtzikPEHTI4HSO_iMigsy4Xge9WLXBFQjgXytp8kEi_gQOCc52DtJA&sig=AHIEtbTenO5-p6r0fWfjjDNQg3d-icHRUA   (acessado dia 16/04/10).

php Webquest. Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/  (acessado dia 16/04/10)

Webquest: A escola do futuro. Disponível em: http://www.vivenciapedagogica.com.br/webquest_futuro.html  (acessado dia 16/04/10)

 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita através dos mapas conceituais elaborados pelos alunos. O professor deverá analisar os mapas feitos no início das aulas e no final das mesmas. Também poderá ele propor um mapa conceitual onde falte alguns verbos de ligação para os alunos completar.

A avaliação deverá conter critérios como:

1) Coerência das ligações no mapa conceitual.

2) Profundidade de conteúdo presente no mapa.

3) Gramática correta

4) Abrangência do tema

Opinião de quem acessou

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