Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REESCREVENDO UM CONTO EM FORMA DE NOTÍCIA PARA CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO JORNALÍSTICO

 

23/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, IZANA MARIA ARAÚJO FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reescrever um conto utilizando as características de um texto jornalístico.

- Organizar o texto produzido atentando para a organização gráfica do jornal (manchete, texto, imagens e legendas).

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula, as crianças já devem ter ouvido, em sala de aula, a leitura de textos jornalísticos.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Para a realização desta atividade o professor deve propiciar ao grupo  participar de momentos envolvendo a leitura de notícias de jornais do interesse das crianças. Nestas situações ele deve chamar a atenção da turma para o que é tratado na notícia, quem está envolvido, como, quando por que e para que aconteceu o fato narrado,

 ATIVIDADE 2

 O professor propõe à turma reescrever uma história infantil (Pinóquio, Os três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho) em forma de notícia atentando para o seguinte roteiro: pensar um título; explicar o que aconteceu, com quem, como, quando e por que; fazer desenhos para complementar as informações; escrever legendas para os desenhos.

A partir desse roteiro o professor organiza três grupos de trabalho: um para pensar e escrever a manchete, outro para produzir oralmente a notícia e o terceiro para fazer as ilustrações e suas respectivas legendas.

 ATIVIDADE 3  

 Por se tratar de uma turma que não escreve convencionalmente sugerimos que o professor trabalhe com cada grupo individualmente, iniciando pelas crianças que ficaram responsáveis por produzir oralmente o texto, neste caso o professor assume o papel de escriba do grupo.

Após a conclusão do trabalho com essas crianças o professor lê o texto para o grupo responsável por pensar a manchete para a notícia, ajudando-os a escreverem convencionalmente. Em seguida o professor lê a manchete e a notícia para o grupo que vai produzir as ilustrações e legendas. Ele também deve ajudar às crianças  escreverem a legenda convencionalmente.

Sugerimos que enquanto o professor trabalha com um grupo as demais crianças podem ler livros de história, brincar com jogos ou desenhar.

ATIVIDADE 3 

 De posse do material produzido por cada grupo, o professor solicita a ajuda das crianças para montar a notícia discutindo a ordem de cada material - manchete, texto, imagens e legendas.

Recursos Complementares

reportagem  e vídeo- Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito  

http://revistaescola.abril.com.br 

Para ter acesso  a reportagem sugerida, ao entrar no site clique no link   tudo sobre alfabetização, depois no link prática pedagógica e, em seguida no link produção de texto 

Para ter acesso  ao vídeo sugerida, ao entrar no site clique no link  tudo sobre alfabetização, depois no link  prática pedagógica e, em seguida no link vídeos.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se a criança:

- Reescreveu um conto utilizando as características de um texto jornalístico.

- Organizou o texto produzido atentando para a organização gráfica do jornal (manchete, texto, imagens e legendas).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.