23/08/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, IZANA MARIA ARAÚJO FERNANDES
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Reescrever um conto utilizando as características de um texto jornalístico.
- Organizar o texto produzido atentando para a organização gráfica do jornal (manchete, texto, imagens e legendas).
Para esta aula, as crianças já devem ter ouvido, em sala de aula, a leitura de textos jornalísticos.
ATIVIDADE 1
Para a realização desta atividade o professor deve propiciar ao grupo participar de momentos envolvendo a leitura de notícias de jornais do interesse das crianças. Nestas situações ele deve chamar a atenção da turma para o que é tratado na notícia, quem está envolvido, como, quando por que e para que aconteceu o fato narrado,
ATIVIDADE 2
O professor propõe à turma reescrever uma história infantil (Pinóquio, Os três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho) em forma de notícia atentando para o seguinte roteiro: pensar um título; explicar o que aconteceu, com quem, como, quando e por que; fazer desenhos para complementar as informações; escrever legendas para os desenhos.
A partir desse roteiro o professor organiza três grupos de trabalho: um para pensar e escrever a manchete, outro para produzir oralmente a notícia e o terceiro para fazer as ilustrações e suas respectivas legendas.
ATIVIDADE 3
Por se tratar de uma turma que não escreve convencionalmente sugerimos que o professor trabalhe com cada grupo individualmente, iniciando pelas crianças que ficaram responsáveis por produzir oralmente o texto, neste caso o professor assume o papel de escriba do grupo.
Após a conclusão do trabalho com essas crianças o professor lê o texto para o grupo responsável por pensar a manchete para a notícia, ajudando-os a escreverem convencionalmente. Em seguida o professor lê a manchete e a notícia para o grupo que vai produzir as ilustrações e legendas. Ele também deve ajudar às crianças escreverem a legenda convencionalmente.
Sugerimos que enquanto o professor trabalha com um grupo as demais crianças podem ler livros de história, brincar com jogos ou desenhar.
ATIVIDADE 3
De posse do material produzido por cada grupo, o professor solicita a ajuda das crianças para montar a notícia discutindo a ordem de cada material - manchete, texto, imagens e legendas.
reportagem e vídeo- Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito
http://revistaescola.abril.com.br
Para ter acesso a reportagem sugerida, ao entrar no site clique no link tudo sobre alfabetização, depois no link prática pedagógica e, em seguida no link produção de texto
Para ter acesso ao vídeo sugerida, ao entrar no site clique no link tudo sobre alfabetização, depois no link prática pedagógica e, em seguida no link vídeos.
Ao final da aula o professor deverá observar se a criança:
- Reescreveu um conto utilizando as características de um texto jornalístico.
- Organizou o texto produzido atentando para a organização gráfica do jornal (manchete, texto, imagens e legendas).
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