Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Iniciação Sexual - Primeira vez

 

29/04/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as mudanças sofridas pelo corpo e mente na adolescência.

Identificar os cuidados necessários para saúde e vida sexual ativa. 

 Refletir sobre o momento certo de iniciação sexual.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema reprodutor feminino e masculino.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Qual a importância da primeira vez? Há muitas primeiras vezes na nossa vida, o primeiro beijo, o primeiro namorado, a primeira transa... Para cada pessoa esses momentos têm um valor diferente e faz parte da sexualidade. O que os alunos entendem por sexualidade? Quando ela começa? Qual a importância das primeiras vezes para eles?

Inicie um primeiro bate-papo sobre o tema, abrindo espaço para as dúvidas dos alunos. Para isto, leve para sala de aula uma caixa para os alunos colocarem suas questões de maneira anônima no tocante à sexualidade. Assim o professor poderá ler as questões em outro momento e se preparar para as dúvidas mais frequentes dos alunos.

 

Leia com os alunos uma das reportagens sugeridas abaixo.

http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=136090 Pulseiras do sexo (acessado dia 02/04/10).  

E "Pulseiras do sexo causam polêmica e preocupam a polícia", disponível em: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1245989-7823-PULSEIRAS+DO+SEXO+CAUSAM+POLEMICA+E+PREOCUPAM+A+POLICIA,00.html (acessado dia 17/04/10). 

Roteiro de questões para os textos:

Por que a brincadeira das pulseiras se tornou tão popular?

Quais os riscos que os adolescentes correm ao brincar desta maneira?

Como fica o respeito pelo próprio corpo e pelo próximo com esta prática?

Os adultos estão corretos em proibir a brincadeira? Por quê?

Como entrar em um consenso quanto a esta moda?

De que maneira esta prática afeta a iniciação sexual dos adolescentes? Chega a ser prejudicial?

Promova um debate sobre as questões acima com os alunos. Levante pontos importantes como a repercussão de uma iniciação sexual precoce (não só o ato em si, mas tudo que envolve) tem no corpo, na saúde e no emocional dos adolescentes. E também como se dá esta iniciação, a importância psicológica de estar preparado para o sexo e ter um envolvimento emocional com o parceiro.

 

AULA 2

A sexualidade envolve toda a forma de prazer que a pessoa busca. Ela envolve a maneira de como nos vestimos até a relação com o outro do olhar à relação sexual. Neste contexto, um dos marcos na vida dos adolescentes é o primeiro beijo. Apresente a eles o texto de Clarice Lispector, o Primeiro Beijo:

O primeiro beijo – Clarice Lispector –

Disponível em: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/04/13/clarice-lispector-e-o-primeiro-beijo/  (acessado dia 02/04/10).   

Questões sobre o texto:

O primeiro beijo contado no texto é válido? Por quê?

As lembranças daquele dia para o menino estavam vívidas. E entre os alunos, eles se lembram bem de como foi o primeiro beijo?

De que maneira este beijo mudou o menino?

 

AULA 3

 

No laboratório de informática, acesse o vídeo Sexo y Alcohol do Portal do Professor:

Sexo y alcohol 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13988   (acessado dia 03/04/10).  

Roteiro de trabalho:

O que motiva os jovens a beber e sair com estranhos?

Quais as consequências de ter relação sexual estando bêbados?

Que riscos correm as pessoas que se relacionam sexualmente com mais de um parceiro, ou com parceiros desconhecidos?

Agora analise a letra da música do grupo Skank, Formato mínimo.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nZjhoxmx4ik (acessado dia 02/04/10).   

Promova um debate sobre o tema, abordando os aspectos psicológicos da iniciação sexual em meninos e meninas. Resgate as perguntas feitas pelos alunos na primeira aula e as leia em voz alta. Se os alunos não souberem responder, o professor poderá se posicionar respondendo.

DICA: Professor tenha cautela ao trabalhar as atividades destas aulas. Você deve demonstrar bastante segurança e naturalidade no tratamento dos temas para não provocar constrangimento na turma. Ganhe a confiança dos alunos, porém tenha cuidado para que a aula não se perca em conversas paralelas. Por isso, o objetivo deve ser resgatado a todo momento, para que o tema não se desvirtue.

AULA 4

Agora os alunos deverão sintetizar tudo o que aprenderam e sua postura frente ao que é sexualidade, como ela pode ser vivenciada, sobre a iniciação sexual vivida com consciência e respeito pelo próprio corpo e com o cuidado com a saúde sexual. Para isto eles deverão elaborar uma esquete de até 3 minutos (poderá ser por meio de fantoches, dança, mímica ou encenação teatral) e em grupos de até 4 integrantes. Esta esquete deverá passar a mensagem do que eles aprenderam durante as aulas. O professor poderá selecionar alguns grupos que se destacarem para fazer uma nova apresentação para outras classes ou para a comunidade escolar.

 

AULA 5

Buscar profissionais da área da saúde que possam ajudar a responder as dúvidas dos alunos ou até fazer uma palestra sobre o tema com eles. Conseguir algum material com a secretaria de saúde para que os alunos, em grupos, possam repassar as informações para outras turmas da escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sexo y alcohol Animação/simulação
Sexo y alcohol Animação/simulação
Sexo y alcohol Animação/simulação
Sexo y alcohol Animação/simulação
Recursos Complementares

PARA SABER MAIS...

Sexualidade. Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/sexualidade/primeira-transa/ (acessado dia 10/04/10).

Spiner - O Portal dos jovens. A primeira vez. Disponível em: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1169  (acessado dia 11/04/10). 

Feminice. A primeira vez. Disponível em: http://feminice.virgula.uol.com.br/minhas-paixoes/a-primeira-vez/1600  (acessado dia 10/04/10). 

Dr. Jairo Bouer. Disponível em: http://doutorjairo.uol.com.br/default.asp (acessado  dia 17/04/10).  

 

SEXUALIDADE

Brasil Escola. Sexualidade. Disponível em: http://www.brasilescola.com/sexualidade/  (acessado dia 10/04/10).

Infoescola. O que é sexualidade. Disponível em: http://www.infoescola.com/sexualidade/o-que-e-sexualidade/ (acessado dia 10/04/10).

Portal da Sexualidade. Disponível em: http://www.portaldasexualidade.com.br/Interna.aspx?id_conteudo=305&id_secao=125&id_item_secao=10 (acessado dia 10/04/10). 

 

MAIS AULAS SOBRE O TEMA...

Questões sobre sexualidade. Disponível em: http://antigo.revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental1/PlanoAula_276922.shtml (acessado dia 10/04/10). 

Sexualidade. Disponível em: http://aulaspelanaoviolencia.blogspot.com/2008/09/9-ano-sexualidade.html (acessado dia 10/04/10). 

Idades do prazer. Disponível em:  http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/idades-prazer-427026.shtmlhttp://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/idades-prazer-427026.shtml  (acessado dia 10/04/10).  

Avaliação

A avaliação dos alunos nas aulas poderá ser feita pela participação e produção dos mesmos. É importante tanto para o professor como para os alunos que os critérios de avaliação sejam claros e explicados com antecedência. Principalmente no que se refere a participação que é um quesito subjetivo e no que será avaliado dentro das produções artísticas deles. Uma ferramenta interessante para este fim é a rubrica.

Sobre rubrica...

Representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada atividade proposta deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios, atribui-se um nível com um valor correspondente. Constrói-se uma tabela que apresenta as atividades, descrevendo níveis de desempenho, de competências, na realização de tarefas específicas, ou de um produto específico, a serem associados a uma escala de valores. As rubricas determinam expectativas de desempenho, possibilitando ao estudante uma reflexão auto-avaliativa do seu desempenho.

Como dito anteriormente o mais importante são os critérios. Para estas aulas, apresentamos um exemplo de rubrica, abaixo. 

DEBATE

PONTOS 1

PONTOS 2

PONTOS 3

PONTOS 5

PREPARAÇÃO

Nenhum nível de preparação aparente.

Preparação minima.

Nível de preparação aceitável, demonstrou conhecimento do tema.

Excelente preparação, demonstrou argumentos fortes e discutiu fortemente sobre o tema.

  Argumentos

Pontos: 1 Sem argumentos ou não participou.

Pontos: 2 Poucos argumentos fora de contexto.

Pontos: 3 Argumentos fracos ou fora de contexto.

Pontos: 5 Argumentos consistentes e dentro do contexto.

  USO DE REFERÊNCIAS

Pontos: 1 Nenhuma referência ou não participou.

Pontos: 2 Um referencial utilizado.

Pontos: 3 Usou dois referenciais.

Pontos: 5 Grande número de referenciais e muito bem utilizados.

  PARTICIPAÇÃO

Pontos: 1 Não participou.

Pontos: 2 Raras participações

Pontos: 3 Participou ocasionalmente Mas faltou contribuições.

Pontos: 5 Contribuições relevantes que mobilizaram o debate.

 

PRODUÇÕES ARTÍSTICAS

Aqui deixo alguns critérios que podem ajudar na avaliação destes trabalhos. A criatividade, a organização, a apresentação oral, postura do grupo frente ao público, conteúdo da apresentação, entre outros.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.