09/09/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Os estudantes poderão conhecer as funções orgânicas especificamente os hidrocarbonetos e os alcanos; acessar um experimento e compreender uma característica da parafina que é quando um mesmo material pode flutuar ou afundar.
Para esta aula é importante que o aluno conheça os elementos químicos disponíveis na tabela periódica bem como saibam fazer as ligações químicas entre os elementos.
Propriedades físico-químicas
Dentre as propriedades físico-químicas da parafina podemos destacar: tem aparência de cera sólida branca; sem gosto; apresenta ponto de fusão entre 58°C e 62°C; é insolúvel em água e em ácidos; solúvel em dietil-éter, éter, benzeno e certos ésteres; não reage como outros produtos químicos mais comuns; queima rapidamente; pega fogo, quando aquecida além do ponto; excelente estabilidade química; excelente brilho; odor reduzido; pode ser usada como combustível; possui propriedades termoplásticas; usada amplamente para a proteção de embalagens de papelão; matéria prima essencial na fabricação de velas.
Nomenclatura dos hidrocarbonetos de cadeia normal
Sabe-se que na nomenclatura dos hidrocarbonetos de cadeia normal o nome oficial de um composto orgânico é formado pela união de três partes: o prefixo+ infixo + sufixo.
O prefixo indica o número de átomos de carbono. Exemplo: 1C => met; 2C => et; 3C => prop; 4C => but; 5C => pent; 6C => hex; 7C => hept; 8C => oct; 9C => non e 10C => dec
Já o infixo indica a quantidade de ligações que ocorre entre átomos de carbono. Exemplo: só simples ligações => na; 1 dupla ligação => em; 2 duplas ligações => dien; 1 tripla ligação => in; 2 triplas ligações => diin;
Quanto ao sufixo este indica a fun ção e cada função tem um su fixo.
Já discorremos que a para fina é u ma misturas de compostos como os hid ro carbonetos. Estes são compostos orgânicos formados excluvivamente de Carbono (C) e Hidrogênio (H). Exemplo s: CH4: Met ano; H3C - CH3: Etano; e o sufixo é o.
Educador(a) organize a turma em equipe de no máximo 3 pessoas e proponha que desenvolvam as atividades. Após concluirem deverão socializar os resultados.
Assinale com um x as afirmações verdadeiras:
a) O etanol é um hidrocarboneto.
b) A fórmula química do etano é C2H8.
c) O hidrocarboneto de fórmula C3H8 é o propano.
d) Os alcanos são hidrocarbonetos saturados.
Assinale com um x as afirmações verdadeiras:
a) Um dos constituintes do vinagre é o ácido acético ou etanóico.
b) O etanol e a acetona possuem, nas respectivas moléculas, átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.
c) Na molécula de butano há três átomos de carbono.
d) O alceno mais simples é o meteno.
Qual destas opções corresponde à fórmula química do etanal?
a) CH3CHO
b) CH3CH2O
c) CH2CH3O
d) CH2CHO
Assinale com um x as afirmações verdadeiras:
a) Os hidrocarbonetos são compostos constituídos por átomos de carbono e de oxigênio.
b) Os alcenos são hidrocarbonetos que apresentam, pelo menos, uma ligação dupla entre átomos de carbono.
c) O propino é um hidrocarboneto insaturado.
d) O metanal é um alcano.
Qual destas opções corresponde à fórmula química do metanol?
a) CH3O
b) CH2OH
c) CH3OH
d) CH3CH2OH
3ª Aula< br />
Apresente as fórmulas abaixo para a turma e peça que construam as fórmulas moleculares de cada elemento. Após concluirem solicite que pesquisem fórmulas de outros hidrocarbonetos.
Propano
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10734/c3h8.jpg
Benzeno
http://portaldoprofessor.mec .gov.br/storage/recursos/10771/c6h6.jpg
Propino
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10744/c3h4.jpg
Etano (estrela)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10794/c2h6-e.jpg
Metano
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10706/ch4.jpg
Ciclopropano
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10781/c3h6-c.jpg
4ª Aula
O educador pode apresentar o recurso "Parafina na água e no álcool" que está disponível no link abaixo e que é um guia de experimento que possibilita ao estudante observar uma característica da parafina onde um mesmo material pode flutuar ou afundar, dependendo da densidade do líquido onde for colocado.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17981/parafina_na_agua_e_no_alcool.pdf
Como atividade de avaliação os estudantes deverão se organizar em equipes de no máximo 4 estudantes, pesquisar e produzir um texto denominado Hidrocarbonetos no qual devem especificar e exemplificar o que são alcanos, Alcenos ou alquenos, Alcinos ou Alquinos, Ciclanos e Benzênicos. Após concluirem a atividade deverão criar as informações em um blog. Link para criar o blog: http://www.blogger.com/start
Tendo como base os conhecimentos construídos ao longo da fund amentação, o professor pode propor aos estudantes que elaborem um texto individual sobre o que mais lhe interessou nessa aula, é nesse momento que também pode instigar à que sejam críticos em relação à sua produção intelectual. Não há necessidade de que o texto seja longo. Uma lauda será suficiente.
Depois das atividades encerradas, o professor deve enfatizar que a produção de saches perfumados a partir da parafina pode contribuir para resgatar a dignidade e inserir as pessoas na sociedade pois, o trabalho dignifica o homem.
Nome | Tipo |
---|---|
Propino | Imagem |
Etano (estrela) | Imagem |
Parafina na água e no álcool | Experimento prático |
Propano | Imagem |
Benzeno | Imagem |
Ciclopropano | Imagem |
Metano | Imagem |
Livro: Martha Reis. Química Interativa: cidadania, participação e transformação. FTD
http://www.brasilescola.com/geografia/parafina.htm
http://quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=47
http://exercicios.fisicoquimica.googlepages.com/hidrocarbonetos
Livro: Fundamentos da Química, volume único / Ricardo Feltre. 2. ed.rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996
A avaliação diagnóstica e processual é priorizada nesta aula. É importante que se apresente a proposta de trabalho para os estudantes para saibam os critérios pelos quais serão avaliados bem como que objetivos deverão ser alcançados. As interações, descobertas e a participação nas atividades desenvolvidas em equipe devem ser objeto de análise. Recomendamos a leitura do texto da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP que trata da avaliação e que está disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=272
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!