11/11/2010
SUZANA MARIA DE BRITO, IZANA MARIA ARAÚJO FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:
- Aprender como deve-se proceder dentro de um ambiente de trabalho jornalístico.
- Conhecer alguns profissionais envolvidos no processo de produção do jornal.
- Apreciar as atividades dos profissionais responsáveis pela elaboração de um jornal.
- Perceber como é o processo de produção do jornal.
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter participado de situações didáticas envolvendo o trabalho com jornal.
ATIVIDADE 1 - Para a realização da visita o professor propõe a turma escrever uma carta à redação de um dos jornais da cidade solicitando a permissão para visitar as suas instalações. Continua a aula lendo para o grupo um modelo de carta e, em seguida, faz alguns questionamentos para que as crianças percebam os elementos que constituem esse tipo de texto:
· Como iniciou essa carta? · Para quem ela foi escrita? · Para que escreveram a carta? · Quem escreveu a carta? · Esta informação está no começo ou no fim da carta? · O que vem antes da assinatura? |
ATIVIDADE 2 – Depois da conversa, o professor organiza com o grupo um roteiro para orientar a escrita da carta:
· Para quem vamos escrever (destinatário). · Por que vamos escrever (motivo). · Sobre o que vamos escrever (o assunto a ser tratado: objetivo da visita, agendar dia e horário). |
ATIVIDADE 3 - Após a confirmação da redação do jornal o professor junto com a turma produz uma carta aos pais, solicitando a autorização para as crianças participarem da visita, informando dia e horário. Antes da visita o professor e as crianças devem organizar os "combinados" para que esta aula se realize, como o horário de saída e o que elas irão observar na redação do jornal.
ATIVIDADE 4 Chegando à redação do jornal as crianças devem escutar as informações apresentadas pelos profissionais de cada setor, como nos exemplos expressos nas fotos abaixo. O professor deve registrar esta atividade com fotos ou vídeos para posterior retomada da visita com as crianças.
Fonte: Acervo do NEI, 2006.
ATIVIDADE 5 - Ao voltarem para a escola às crianças poderão registrar com desenho o momento que mais apreciaram durante a visita a redação do jornal.
ATIVIDADE 6 – A partir das fotos da visita, o professor propõe às crianças a produção de legendas para as fotos e organiza um painel que pode ser exposto em algum lugar onde a comunidade escolar possa apreciar.
Fonte: Acervo do NEI, 2006.
http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/
http://webestrutura.com.br/nelsonsouza/redacao/redacao_texto_epistolar_002.htm
Neste site o professor encontra algumas dicas sobre os elementos de uma carta.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
• Perceberam os diferentes profissionais envolvidos na elaboração do jornal;
• Participaram da aula de campo observando e questionando os profissionais presentes na redação do jornal.
• Participaram de todos os momentos da visita com envolvimento.
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