23/08/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, IZANA MARIA ARAÚJO FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Conhecer o dia-a-dia de um dos profissionais envolvidos na produção do jornal – o repórter;
- Produzir roteiro para a entrevista;
- Produzir texto coletivo sobre a entrevista.
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo o trabalho com o jornal.
ATIVIDADE 1
Para a realização da entrevista o professor deve organizar com a turma uma carta convidando um repórter para ser entrevistado pelas crianças na escola. O repórter pode ser conhecido da professora, de alguém da escola ou de algum familiar das crianças.
ATIVIDADE 2
Combinado o dia e horário da entrevista o professor com ajuda da família organiza com a turma o roteiro da entrevista.
ESCOLA ________________ DATA _______________ TURMA _________
ATIVIDADE DE CASA SENHORES PAIS, EM VIRTUDE DO NOSSO TEMA DE PESQUISA; O JORNAL, ESTAREMOS RECEBENDO EM NOSSA SALA, NESTA SEGUNDA-FEIRA 27 DE MARÇO, A JORNALISTA VALÉRIA CREDÍCIO. ELA SERÁ ENTREVISTADA PELA TURMA, PARA TANTO, GOSTARÍAMOS DE CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DOS SENHORES NA ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS JUNTO A SEU/SUA FILHO/A SOBRE O JORNAL. UTILIZE O ESPAÇO ABAIXO PARA E ESCREVA COM SEU FILHO/A.
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ATIVIDADE 3 No dia da entrevista, antes do repórter chegar, a professora distribui as perguntas entre as crianças. Na hora da entrevista, a turma pode formar uma grande roda e após cumprimentar o repórter cada criança terá a oportunidade de fazer a sua pergunta já selecionadas coletivamente. Neste momento o professor deve ir registrando as respostas. Após a conclusão da entrevista a turma agradece a disponibilidade do repórter.
ATIVIDADE 4 Concluída a entrevista ao professor propõe à turma registrar a atividade com a repórter através da elaboração de um texto coletivo. O texto deve contemplar como foi a chegada da repórter na turma, a síntese de suas respostas e a impressão do grupo sobre a atividade, como exemplifica o texto abaixo:
Texto: O projeto gráfico do jornal impresso
http://www.educador.brasilescola.com (Ao acessar o site digitar na caixa de pesquisa jornal impresso e clicar em buscar, em seguida clicar no link jornal impresso - inserindo informações em sala de aula...)
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
- Envolveram-se nos momentos de organização da entrevista;
- Participaram ativamente da entrevista fazendo perguntas e ouvindo as respostas;
- Ampliaram seus conhecimentos acerca do trabalho de um repórter.
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