Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entrevistando uma jornalista

 

23/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, IZANA MARIA ARAÚJO FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a linguagem oral e escrita;

- Conhecer o dia-a-dia de um dos profissionais envolvidos na produção do jornal – o repórter;

 - Produzir roteiro para a entrevista;

 - Produzir texto coletivo sobre a entrevista.

Duração das atividades
Três aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo o trabalho com o jornal.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 

Para a realização da entrevista o professor deve organizar com a turma uma carta convidando um repórter para ser entrevistado pelas crianças na escola. O repórter pode ser conhecido da professora, de alguém da escola ou de algum familiar das crianças.

ATIVIDADE 2 

Combinado o dia e horário da entrevista o professor com ajuda da família organiza com a turma o roteiro da entrevista.

ESCOLA ________________ DATA _______________ TURMA _________

ATIVIDADE DE CASA

SENHORES PAIS,

 EM VIRTUDE DO NOSSO TEMA DE PESQUISA; O JORNAL, ESTAREMOS RECEBENDO EM NOSSA SALA, NESTA SEGUNDA-FEIRA 27 DE MARÇO, A JORNALISTA VALÉRIA CREDÍCIO. ELA SERÁ ENTREVISTADA PELA TURMA, PARA TANTO, GOSTARÍAMOS DE CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DOS SENHORES NA ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS JUNTO A SEU/SUA FILHO/A SOBRE O JORNAL. UTILIZE O ESPAÇO ABAIXO PARA E ESCREVA COM SEU FILHO/A.

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

 

ATIVIDADE 3 No dia da entrevista, antes do repórter chegar, a professora distribui as perguntas entre as crianças. Na hora da entrevista, a turma pode formar uma grande roda e após cumprimentar o repórter cada criança terá a oportunidade de fazer a sua pergunta já selecionadas coletivamente. Neste momento o professor deve ir registrando as respostas. Após a conclusão da entrevista a turma agradece a disponibilidade do repórter.

ATIVIDADE 4 Concluída a entrevista ao professor propõe à turma registrar a atividade com a repórter através da elaboração de um texto coletivo. O texto deve contemplar como foi a chegada da repórter na turma, a síntese de suas respostas e a impressão do grupo sobre a atividade, como exemplifica o texto abaixo:

Recursos Complementares

Texto: O projeto gráfico do jornal impresso

www.carloskuntzel.com.br 

Texto: O jornal impresso

http://www.educador.brasilescola.com (Ao acessar o site digitar na caixa de pesquisa jornal impresso e clicar em buscar, em seguida clicar no link jornal impresso - inserindo informações em sala de aula...)

Avaliação

 Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

- Envolveram-se nos momentos de organização da entrevista;

- Participaram ativamente da entrevista fazendo perguntas e ouvindo as respostas;

- Ampliaram seus conhecimentos acerca do trabalho de um repórter.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.