Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo e explorando os jornais da cidade

 

21/07/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, IZANA MARIA ARAÚJO FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries finais da Educação Infantil, na faixa etária de 4 e 5 anos, poderão:

- Perceber o jornal como meio/veículo de comunicação;

- Familiarizar-se com a organização gráfica do jornal;

. - Demonstrar Interesse pela leitura do jornal.

Duração das atividades
Duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo a leitura de algum jornal que circula em sua cidade.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor traz para a sala um exemplar de um dos jornais que circulam na cidade para ler alguma notícia do interesse das crianças (esporte, espetáculo, meio ambiente, política, etc).

O professor inicia  a aula de forma a estabelecer um diálogo com as crianças mediante uma conversa, que poderá ser direcionada da seguinte forma:

 - Hoje eu trouxe um dos jornais da nossa cidade para ler uma notícia para vocês.

- Olha só, aqui na primeira folha a gente pode ler o nome do jornal (faz a leitura do nome do jornal para as crianças).

- Nessa folha também tem o título de algumas notícias. Eu vou ler os títulos para vocês me ajudarem a escolher a notícia que vamos ler hoje (faz a leitura dos títulos das notícias para as crianças ouvirem).

- Olha só, aqui tá escrito o número da página do jornal onde está a notícia que nós escolhemos.

   Sugerimos que nessa atividade o professor selecione um dos jornais que circulam na cidade para ser explorado pelos seus alunos e converse com a turma sobre a função da primeira página de um jornal, faça a leitura de algumas manchetes chamando a atenção das crianças para o seu tipo de letras com que elas são escritas.  Uma outra atividade inicial é a apresentação dos vários cadernos que compõem a organização do jornal explicando que alguns são de edição diária e outros não. É interessante mostrar as crianças que cada página do jornal está numerada, que o texto está organizado em colunas podendo ser acompanhado por alguns recursos (fotografias, legendas, infográficos, mapas, tabelas etc.) que facilitam o se entendimento.  

 ATIVIDADE 2  

- O professor localiza a página da notícia e nesse momento informa para a turma a sessão ou caderno em que ela se encontra. - É interessante também ler os títulos de outras notícias da sessão para as crianças perceberem os assunto ou tema abordados nessa sessão.  

 ATIVIDADE 3 

Após a leitura da notícia o professor deve oportunizar as crianças expressarem oralmente suas opiniões e sentimentos acerca do que foi lido.   

ATIVIDADE 4  

O professor propõe as crianças fazer um desenho sobre a notícia lida para a turma. Após a conclusão dos desenhos a professora organiza o Cantinho da Notícia colocando a notícia que foi lida e os desenhos das crianças.  

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

-  Perceberam a função da primeira página do jornal;

- Identificaram as manchetes;  

Nomearam alguns dos cadernos que compõem o jornal explorado em sala;

- Participaram dos momentos exploração do jornal.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.