21/07/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, IZANA MARIA ARAÚJO FERNANDES
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Os alunos das séries finais da Educação Infantil, na faixa etária de 4 e 5 anos, poderão:
- Perceber o jornal como meio/veículo de comunicação;
- Familiarizar-se com a organização gráfica do jornal;
. - Demonstrar Interesse pela leitura do jornal.
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo a leitura de algum jornal que circula em sua cidade.
ATIVIDADE 1
O professor traz para a sala um exemplar de um dos jornais que circulam na cidade para ler alguma notícia do interesse das crianças (esporte, espetáculo, meio ambiente, política, etc).
O professor inicia a aula de forma a estabelecer um diálogo com as crianças mediante uma conversa, que poderá ser direcionada da seguinte forma:
- Hoje eu trouxe um dos jornais da nossa cidade para ler uma notícia para vocês.
- Olha só, aqui na primeira folha a gente pode ler o nome do jornal (faz a leitura do nome do jornal para as crianças).
- Nessa folha também tem o título de algumas notícias. Eu vou ler os títulos para vocês me ajudarem a escolher a notícia que vamos ler hoje (faz a leitura dos títulos das notícias para as crianças ouvirem).
- Olha só, aqui tá escrito o número da página do jornal onde está a notícia que nós escolhemos.
Sugerimos que nessa atividade o professor selecione um dos jornais que circulam na cidade para ser explorado pelos seus alunos e converse com a turma sobre a função da primeira página de um jornal, faça a leitura de algumas manchetes chamando a atenção das crianças para o seu tipo de letras com que elas são escritas. Uma outra atividade inicial é a apresentação dos vários cadernos que compõem a organização do jornal explicando que alguns são de edição diária e outros não. É interessante mostrar as crianças que cada página do jornal está numerada, que o texto está organizado em colunas podendo ser acompanhado por alguns recursos (fotografias, legendas, infográficos, mapas, tabelas etc.) que facilitam o se entendimento.
ATIVIDADE 2
- O professor localiza a página da notícia e nesse momento informa para a turma a sessão ou caderno em que ela se encontra. - É interessante também ler os títulos de outras notícias da sessão para as crianças perceberem os assunto ou tema abordados nessa sessão.
ATIVIDADE 3
Após a leitura da notícia o professor deve oportunizar as crianças expressarem oralmente suas opiniões e sentimentos acerca do que foi lido.
ATIVIDADE 4
O professor propõe as crianças fazer um desenho sobre a notícia lida para a turma. Após a conclusão dos desenhos a professora organiza o Cantinho da Notícia colocando a notícia que foi lida e os desenhos das crianças.
artigos sobre o tema da aula:
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/issue/view/165/showToc
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
- Perceberam a função da primeira página do jornal;
- Identificaram as manchetes;
Nomearam alguns dos cadernos que compõem o jornal explorado em sala;
- Participaram dos momentos exploração do jornal.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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05/09/2010
Cinco estrelasolá analice.. gostei muito da aula!