19/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O aluno aprenderá a usar as expressões em situações comunicativas, distinguindo cada uma em seu devido tempo verbal:
- Get used to (acostumar-se a)
- Used to (costumava)
- Be used to (estar acostumado a)
O professor deverá trabalhar o vocabulário referente a:
- Clothes.
- Jobs.
Para saber mais sobre jobs, acesse: http://www.madridteacher.com/Activities/Files/jobs-pictures-list.htm (acesso 13/04/10)
Divida a sala em duplas (ou pequenos grupos de 3 alunos). Use o handout criado especialmente para esta aula, disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/vocactivity (acesso:13/04/10)
1)-
- Descreva, usando a língua alvo, as roupas que você está usando. Encoraje os alunos a ajudarem você nesta descrição. Anote palavras e estruturas no quadro para uma melhor fixação.
- Distribua os handouts.
- Peça a eles para identificarem quais são os nomes daquelas roupas em inglês.
Resposta: waistcoats – dungaree – high heel sandals – trainers
- Treine a pronúncia dessas palavras e a escrita das mesmas, se for necessário.
- Os alunos deverão responder às perguntas b e c.
- Pergunta b: Nesta pergunta, espera-se que os alunos percebam que há apenas duas figuras que seriam roupas apropriadas para trabalhar: waistcoat e high heel sandals.
- Pergunta c: Nesta pergunta, espera-se reativar o conhecimento que os alunos possuem sobre Jobs. Peça-os que diga o nome de uma profissão que usaria cada uma das peças.
2)-
Para ativar o conhecimento prévio do aluno sobre clothes, peça-os que liste as roupas que eles mais gostam de usar. Preste atenção à quantidade: encoraje-os a escrever o máximo que eles puderem.
Sugestão: Neste momento, se achar necessário, incentive o uso de dicionários bilíngües. Veja o recomendado, caso haja acesso a internet, em Recursos Complementares.
3)-
Observe o desenvolvimento dos alunos ao descreverem para o restante da turma, as roupas que seus parceiros de dupla estão vestindo. Não esqueça de incentivá-los a dizerem frases completas: He’s wearing... / She’s wearing ...
Observação: Os exercícios devem ser corrigidos com a participação de todos. Incentive os alunos a colaborar nas respostas.
Mostre aos alunos o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=H7a5OdSYNwI (acesso 13/04/10) Duração:9:29.
Este vídeo demonstra como são usadas as expressões: be used to e used to, bem como suas formas negativas, interrogativas e afirmativas. Há também uma explicação sobre as diferenças e semelhanças entre as mesmas.
- No tempo 1:18 é apresentado o uso de USED TO. Pare neste momento e explique com suas palavras o uso desta expressão.
- É interessante mostrar aos alunos a figura colocada no tempo: 1:39. Ela esclarece a função do USED TO.
- Depois de ver os exemplos dados no vídeo com USED TO, é interessante que você pare o vídeo e peça aos alunos sugestões de exemplos usando o USED TO. Anote-os no quadro.
- No tempo 2:36, realce a forma afirmativa e negativa de USED TO.
- No tempo 3:04, realce a forma interrogativa de USED TO.
Observação: Cuidado ao apresentar a forma interrogativa mostrada no vídeo. O mesmo realça o uso de questões negativas. Isso poderá confundir seus alunos!
- No tempo 4:28, o vídeo apresenta o primeiro exercício. Faça-os com seus alunos. Realce o uso de USED TO demonstrado no exemplo.
- Corrija qualquer dúvida que apareça durante os exercícios.
- No tempo 7:56, o uso de BE USED TO é mostrado.
- No tempo 8:10, são dados exemplos com o uso de BE USED TO.
- Esclareça qualquer dúvida em relação ao uso de BE USED TO e USED TO.
Mostre aos alunos o video disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=D37PHhyW_Mo (acesso:13/04/10) Duração: 5:46 Este vídeo explica detalhadamente o uso de GET USED TO.
- No tempo 0:24, há uma questão que deve ser resolvida. Ajude os alunos a entenderem o que se pede, caso for necessário.
- No tempo 0:56, há uma explicação de como GET USED TO deve ser usado. Esclareça qualquer dúvida.
- No tempo 1:16, são dados exemplos usando GET USED TO. Realce qual é a função comunicativa desta expressão. Se necessário dê mais exemplos.
- No tempo 1:45, há uma explicação da estrutura usada com a expressão em questão. Dê atenção a essa parte.
- No tempo 2:02, são oferecidos exercícios. Faça-os juntamente com seus alunos.
- Corrija e esclareça dúvidas.
Observação 1: Para mais informações sobre BE USED TO, GET USED TO e USED TO, acesse:
http://anascatena.blogspot.com/2007/04/used-to-x-be-used-to-x-get-used-to.html
http://www.englishgrammarsecrets.com/usedto/menu.php (sites acessados em: 13/04/10)
Observação 2: Os videos das aulas 2 e 3 devem ser repetidos de acordo com a necessidade dos alunos.
Sugestão: Caso não haja acesso a internet ou ao laboratório de informática em sua escola, você poderá fazer o download dos vídeos das aulas 2 e 3 em seu computador. Certifique-se de que há um programa propício para gravar vídeos da internet e grave-os em um DVD para passar para os alunos. Caso não haja esse programa, acesse: www.baixaki.com.br (acesso em 13/04/10 e procure programas para fazer download de vídeos. Uma boa sugestão é o programa aTubeCatcher.
Nesta aula, os alunos trabalharão com vocabulário relacionado a comportamentos habituais de alguns profissionais. Assim, distribua o handout localizado em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/reading-activity (acesso 13/04/10).
Passos a serem seguidos com o handout:
- Explique que neste handout há várias descrições sobre o comportamento de alguns profissionais.
- Os alunos deverão escrever sobre o que esses profissionais estão acostumados a fazer, o que eles eram acostumados e o que eles tiveram que se acostumar a fazer em suas profissões.
- Dê exemplos:
- Divida a sala em grupos de alunos para a realização da atividade. Compare as respostas ao fim do trabalho.
Sugestão: Se achar necessário, modifique as profissões dadas no handout ou acrescente mais, caso sua sala tenha muitos alunos.
Avalie o exercício 3 do vídeo abaixo.
Divida a sala em duplas e repasse o vídeo da aula 3: http://www.youtube.com/watch?v=D37PHhyW_Mo (acesso:13/04/10)
Os alunos deverão fazer juntos o exercício 3 mostrado no vídeo (tempo: 4:02). Incentive-os a usarem as expressões aprendidas: USED TO / GET USED TO / BE USED TO.
Dictionary.com
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
(acesso 13/04/10)
Como atividade avaliativa use uma das duas opções, ou, se achar interessante, as duas:
1- A atividade extra, descrita na aula 4, poderá ser um ponto de avaliação da gramática descrita na sequencia didática. A internalização do uso das três expressões é importantíssima para que o professor tenha condição de avaliar de uma maneira mais aprofundada.
2- Incentive-os a produzirem cartazes. Um exemplo interessante é montar cartazes sobre as profissões no passado, presente e futuro, usando as expressões aprendidas (get used to, be used to e used to). Veja os passos que devem ser seguidos para uma produção escrita:
Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, braisntorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.
Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.
Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.
Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e an alisam gramática, pontuação e ortografia.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/08/2014
Cinco estrelasAula muito bem desenvolvida e instigativa. Gostei muito do plenejamento, das atividades propostas...