Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Writing, speaking and listening using the PRESENT PERFECT!

 

15/06/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 O aluno terá oportunidade de usar o Present Perfect em situações de listening (compreensão oral), writing (produção escrita) and speaking (produção oral). É necessário, portanto, que ele tenha um bom conhecimento prévio sobre a estrutura verbal e o vocabulário frequentemente usado com relação a este tempo verbal (recently, lately, for, since, just, always, never, ever, yet, etc.)

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Present Perfect (forma afirmativa, forma negativa, forma interrogativa)

Vocabulário geralmente usado com este tempo verbal. (recently, etc.)

Sugestão:

Use a aula postada no portal do professor:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15026 (acesso: 15/04/10)  para introduzir e/ou relembrar, gramaticalmente, o present perfect. 

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Observação: É imprescindível que os alunos tenham conhecimento prévio sobre a estrutura do Present Perfect.   

Trabalhando com música:   

Você vai usar, nesta aula, a canção HAVEN’T MET YOU YET de Michael Bublé. Pergunte a eles o que eles sabem sobre esse cantor. Para que você conheça mais sobre ele, visite o site   http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Bubl%C3%A9  (acesso em 20/04/2010)

Pergunte: What do you know about Michael?

Faça cópias da letra da música e corte-a em tiras, separando os trechos. Para facilitar o trabalho, corte o trecho depois de cada estrofe. Separe o título e todas as sentenças que usam o present perfect.  

Exemplo:

I'm not surprised

 Not everything lasts

I've broken my heart so many times,

I stop keeping track

Antes de apresentar a canção, escolha palavras que você acha que eles não conhecem ainda e apresente-as de forma contextualizada. Use-as em frases diferentes (escreva as frase no quadro) para que eles compreendam o sentido sem ser necessária a tradução imediata. Você pode usar a tradução como recurso final para verificar se eles realmente entenderam, mas deixe que eles dêem a você o significado da palavra na língua materna.

Toque a música uma vez para que eles apreciem a canção. Depois disso, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

Haven't Met You Yet

 Michael Bublé

 Composição: Michael Bublé   

I'm not surprised

Not everything lasts

I've broken my heart so many times,

I stop keeping track.

Talk myself in

I talk myself out

I get all worked up

And then i let myself down.

 I tried so very hard not to lose it

I came up with a million excuses

I thought, I thought of every possibility

And I know someday that It'll all turn out

You'll make me work, so we can work, to work it out

And I promise you kid, that I'll give so much more than I get

I just haven't met you yet

Mmmmm

I might have to wait

I'll never give up I guess

It's half timing

And the other half sluck

Wherever you are Whenever it's right

You come out of nowhere and into my life

And I know that we can be so amazing

And baby your love is gonna change me

And now I can see every possibility

Mmmmm

And somehow I know that it will all turn out

And you'll make me work, so we can work, to work it out

And I promise you kid,

I'll give so much more than I get I just haven't met you yet

They say all fair And in love and war

But I won't need to fight it

We'll get it right And we'll be united

And I know that we can be so amazing

And being in your life is gonna change me

And now I can see every single possibility

Mmmm

And someday I know it'll all turn out

And I'll work to work it out

Promise you kid, I'll give more than I get

Than I get, than I get, than I get

Oh you know it'll all turn out

And you'll make me work, so we can work, to work it out

And I promise you kid, to give so much more than I get

Yeah I just haven't met you yet

I just haven't met you yet

Oh promise you kid

To give so much more than I get

I said love love, love, love, love, love, love,

 I just haven't met you yet Love, love, love,

I just haven't met you yet

Fonte: http://letras.terra.com.br/michael-buble/1545815/ (acesso:15/04/10)  

Sugestão: O link do vídeo clip é: http://www.youtube.com/watch?v=1AJmKkU5POA (acesso: 15/04/10)   

Oriente os alunos quanto à atividade de colocar a letra da música em ordem. Caso tenham dificuldades com exercícios de listening, peça-os para escutarem palavras. Desse modo, será mais fácil do que tentar escutar toda a sentença. Para isso, divida-os em grupos e distribua a letra já cortada. Deixe-os escutar a música pelo menos três vezes. Deixe claro que há frases faltando. Peça-os para tentar completar a música.   

Observação: Quando a letra da música for completada, escreva a sentença no quadro e relembre o uso e forma do present perfect, se achar necessário.

Em seguida, faça algumas perguntas para verificar o entendimento da música. Os aprendizes deverão responder oralmente, usando, o máximo que puderem, a língua alvo:

   a-      What is the title of the lyric, in your opinion?

   b-     With whom he/she haven’t met yet?

   c-      What is the theme of the music?

   d-     Why is the present perfect used during this lyric?     

Apresente um handout com a letra completa e na ordem certa. Toque a música mais uma vez. deixe que os alunos acompanhem a letra e solucione qualquer dúvida sobre vocabulário.  

 Sugestão: Se achar necessário, autorize o uso de dicionários bilíngües. Caso haja possibilidade de acesso a internet em sua escola, veja a sugestão dada em RECURSOS COMPLEMENTARES.

Aula 2

Trabalhando com speaking   

Divida a sala em grupos. Novamente, distribua estrofes da letra de Michael Bublé aos alunos de maneira aleatória. Cada grupo será responsável por apresentar aos colegas o sentido da estrofe que estiver em mãos. Recuse traduções literais, pois, o propósito é ativar o entendimento dos estudantes.Incentive-os a usarem o Present Perfect como referência para o discurso deles.   

Exemplo:

1ª estrofe:

I’m not surprised

Not everything lasts

I’ve broken my heart so many times,

I stop keeping track.

Talk myself in

I talk myself out.

I get all worked up

And then I let myself down.  

 Possível resposta ao exercício:   

“ The boy has broken his heart many times. He hasn’t been surprised with any situation in his personal life…”   

Aula 3

Escrevendo a respeito   

Nesta aula os alunos serão instigados a lerem a letra da música de Michael Bublé novamente. Depois que eles tiverem feito isso, questione-os:   

- Have you been in a situation like the one described in the song? Would you like to meet someone you haven’t met yet?   

Os alunos que responderem afirmativamente deverão ser incentivados a falar sobre o assunto. Para evitar constrangimentos, não pressione os aprendizes, pois, trata-se de um assunto pessoal.   

Se achar conveniente, conte algum fato que tenha acontecido com você. Depois, os alunos deverão produzir um texto, com no mínimo dois parágrafos, relatando esse acontecimento na vida deles.       

Veja os passos que devem ser seguidos para uma produção escrita:

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, braisntorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e an alisam gramática, pontuação e ortografia.

Recursos Complementares
Avaliação

Esta aula poderá ser avaliada de duas maneiras: writing ou speaking. Se optar por avaliar a parte escrita dos alunos, observe os passos de uma produção escrita deve seguir (descrição feita na aula 3). Atente para a organização textual dos aprendizes, nível de vocabulário, etc. Caso a parte de produção oral seja avaliada, observe o uso correto dos tempos verbais, adequação e resolução do exercício pedido.   Nas duas propostas de avaliações, o critério básico é observar o uso correto do Present Perfect.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.