15/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
O aluno terá oportunidade de usar o Present Perfect em situações de listening (compreensão oral), writing (produção escrita) and speaking (produção oral). É necessário, portanto, que ele tenha um bom conhecimento prévio sobre a estrutura verbal e o vocabulário frequentemente usado com relação a este tempo verbal (recently, lately, for, since, just, always, never, ever, yet, etc.)
Present Perfect (forma afirmativa, forma negativa, forma interrogativa)
Vocabulário geralmente usado com este tempo verbal. (recently, etc.)
Sugestão:
Use a aula postada no portal do professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15026 (acesso: 15/04/10) para introduzir e/ou relembrar, gramaticalmente, o present perfect.
Observação: É imprescindível que os alunos tenham conhecimento prévio sobre a estrutura do Present Perfect.
Você vai usar, nesta aula, a canção HAVEN’T MET YOU YET de Michael Bublé. Pergunte a eles o que eles sabem sobre esse cantor. Para que você conheça mais sobre ele, visite o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Bubl%C3%A9 (acesso em 20/04/2010)
Pergunte: What do you know about Michael?
Faça cópias da letra da música e corte-a em tiras, separando os trechos. Para facilitar o trabalho, corte o trecho depois de cada estrofe. Separe o título e todas as sentenças que usam o present perfect.
Exemplo:
I'm not surprised
Not everything lasts
I've broken my heart so many times,
I stop keeping track
Antes de apresentar a canção, escolha palavras que você acha que eles não conhecem ainda e apresente-as de forma contextualizada. Use-as em frases diferentes (escreva as frase no quadro) para que eles compreendam o sentido sem ser necessária a tradução imediata. Você pode usar a tradução como recurso final para verificar se eles realmente entenderam, mas deixe que eles dêem a você o significado da palavra na língua materna.
Toque a música uma vez para que eles apreciem a canção. Depois disso, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.
Michael Bublé
Composição: Michael Bublé
I'm not surprised
Not everything lasts
I've broken my heart so many times,
I stop keeping track.
Talk myself in
I talk myself out
I get all worked up
And then i let myself down.
I tried so very hard not to lose it
I came up with a million excuses
I thought, I thought of every possibility
And I know someday that It'll all turn out
You'll make me work, so we can work, to work it out
And I promise you kid, that I'll give so much more than I get
I just haven't met you yet
Mmmmm
I might have to wait
I'll never give up I guess
It's half timing
And the other half sluck
Wherever you are Whenever it's right
You come out of nowhere and into my life
And I know that we can be so amazing
And baby your love is gonna change me
And now I can see every possibility
Mmmmm
And somehow I know that it will all turn out
And you'll make me work, so we can work, to work it out
And I promise you kid,
I'll give so much more than I get I just haven't met you yet
They say all fair And in love and war
But I won't need to fight it
We'll get it right And we'll be united
And I know that we can be so amazing
And being in your life is gonna change me
And now I can see every single possibility
Mmmm
And someday I know it'll all turn out
And I'll work to work it out
Promise you kid, I'll give more than I get
Than I get, than I get, than I get
Oh you know it'll all turn out
And you'll make me work, so we can work, to work it out
And I promise you kid, to give so much more than I get
Yeah I just haven't met you yet
I just haven't met you yet
Oh promise you kid
To give so much more than I get
I said love love, love, love, love, love, love,
I just haven't met you yet Love, love, love,
I just haven't met you yet
Fonte: http://letras.terra.com.br/michael-buble/1545815/ (acesso:15/04/10)
Sugestão: O link do vídeo clip é: http://www.youtube.com/watch?v=1AJmKkU5POA (acesso: 15/04/10)
Oriente os alunos quanto à atividade de colocar a letra da música em ordem. Caso tenham dificuldades com exercícios de listening, peça-os para escutarem palavras. Desse modo, será mais fácil do que tentar escutar toda a sentença. Para isso, divida-os em grupos e distribua a letra já cortada. Deixe-os escutar a música pelo menos três vezes. Deixe claro que há frases faltando. Peça-os para tentar completar a música.
Observação: Quando a letra da música for completada, escreva a sentença no quadro e relembre o uso e forma do present perfect, se achar necessário.
Em seguida, faça algumas perguntas para verificar o entendimento da música. Os aprendizes deverão responder oralmente, usando, o máximo que puderem, a língua alvo:
a- What is the title of the lyric, in your opinion?
b- With whom he/she haven’t met yet?
c- What is the theme of the music?
d- Why is the present perfect used during this lyric?
Apresente um handout com a letra completa e na ordem certa. Toque a música mais uma vez. deixe que os alunos acompanhem a letra e solucione qualquer dúvida sobre vocabulário.
Sugestão: Se achar necessário, autorize o uso de dicionários bilíngües. Caso haja possibilidade de acesso a internet em sua escola, veja a sugestão dada em RECURSOS COMPLEMENTARES.
Divida a sala em grupos. Novamente, distribua estrofes da letra de Michael Bublé aos alunos de maneira aleatória. Cada grupo será responsável por apresentar aos colegas o sentido da estrofe que estiver em mãos. Recuse traduções literais, pois, o propósito é ativar o entendimento dos estudantes.Incentive-os a usarem o Present Perfect como referência para o discurso deles.
Exemplo:
1ª estrofe:
I’m not surprised
Not everything lasts
I’ve broken my heart so many times,
I stop keeping track.
Talk myself in
I talk myself out.
I get all worked up
And then I let myself down.
Possível resposta ao exercício:
“ The boy has broken his heart many times. He hasn’t been surprised with any situation in his personal life…”
Nesta aula os alunos serão instigados a lerem a letra da música de Michael Bublé novamente. Depois que eles tiverem feito isso, questione-os:
- Have you been in a situation like the one described in the song? Would you like to meet someone you haven’t met yet?
Os alunos que responderem afirmativamente deverão ser incentivados a falar sobre o assunto. Para evitar constrangimentos, não pressione os aprendizes, pois, trata-se de um assunto pessoal.
Se achar conveniente, conte algum fato que tenha acontecido com você. Depois, os alunos deverão produzir um texto, com no mínimo dois parágrafos, relatando esse acontecimento na vida deles.
Veja os passos que devem ser seguidos para uma produção escrita:
Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, braisntorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.
Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.
Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.
Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e an alisam gramática, pontuação e ortografia.
Dictionary.com
(acesso 15/04/10)
Esta aula poderá ser avaliada de duas maneiras: writing ou speaking. Se optar por avaliar a parte escrita dos alunos, observe os passos de uma produção escrita deve seguir (descrição feita na aula 3). Atente para a organização textual dos aprendizes, nível de vocabulário, etc. Caso a parte de produção oral seja avaliada, observe o uso correto dos tempos verbais, adequação e resolução do exercício pedido. Nas duas propostas de avaliações, o critério básico é observar o uso correto do Present Perfect.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!