Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


União Europeia - UE

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os principais blocos econômicos do cenário mundial;

- Localizar o continente europeu;

- Localizar os países formadores da União Européia;

- Identificar, entre os países da Europa, os que formam a União Europeia (UE);

- Descrever o processo histórico de formação deste bloco econômico.

Duração das atividades
03 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- dominar o conceito de Blocos Econômicos.

Estratégias e recursos da aula

Aula1

Professor, leve para esta aula um mapa-múndi de parede.

Retome com seus alunos o conceito de Blocos Econômicos. Construa, junto com eles, uma definição (um bloco econômico é a união de diversos países com o intuito de facilitar e ampliar o comércio entre eles mesmos e, assim, fortalecer suas economias; para isso, em geral, reduzem ou excluem tarifas nas ações comerciais internas. Os blocos também fortalecem o comércio entre os países membros e outros países e/ou outros blocos econômicos).

Em seguida peça que enumerem os Blocos Econômicos que conhecem (de ver, de ouvir falar), certamente dois aparecerão rapidamente: Mercosul e União Europeia. Você pode ampliar a lista: Nafta, Alca, Pacto Andino, Caricom, APEC, etc.

Entregue a seus alunos um mapa-múndi mudo e peça que localizem os continentes e os Blocos econômicos que lembram, fazendo legenda para identificar tanto os continentes quanto os blocos econômicos. Você pode utilizar o mapa mudo disponível no Portal diaadia Educação (http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/geografia/mapa_mundi.jpg):

 

Você pode usar, também,  o mapa-múndi, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/1200/marjoriemapa.jpg?sequence=1 , como referência para seus alunos.

Mapa Mundi: projeção de mercator 

Aula 2: no laboratório de informática

Solicite que seus alunos acessem o site "países europeus": http://europa.eu/abc/european_countries/index_pt.htm . 

As ações de navegação sugeridas são:

1. ler o nome dos países que compoem a União Europeia (UE) - lado esquerdo da página;

2. observar as bandeiras;

3. localizar cada país no mapa;

4. clicar em cada país, conhecendo algumas especificidades como: capital, data de adesão à UE, moeda adotada pelo país, sistema político;

5. durante a verificação, anotar no caderno as dúvidas/curiosidades que surgirem, pontos que tenham lhes chamado a atenção - exemplo: a maioria dos países com a mesma moeda, mas há países que não a adotam; a Guiana Francesa (na América do Sul), é território francês, ao clicar nela aparecem os dados da França; a Suiça está cercada de países pertencentes à UE, por que ela não aderiu ao bloco?; os países membros da UE estão em amarelo, os não-membros estão em cinza, por que há 03 países em azul? Qual a diferença entre república e república federal?

Ainda nessa aula é possível conversar com os alunos sobre as principais sedes da UE: a da Comissão Europeia (braço executivo da UE), que fica em em Bruxelas (Bélgica), a do Parlamento, que fica em Estrasburgo (França) e a do Banco Central, em Frankfurt (Alemanha).

Peça que seus alunos reflitam sobre estas sedes, buscando entender o que significa: "braço executivo", "parlamento" e "banco central".

Aula 3

Nessa aula, converse com os alunos sobre o processo de formação de um bloco econômico como a União Europeia, pois esse bloco tem características que vão além de todos os demais blocos. Lembre a eles que este é o primeiro bloco, que teve início no pós-guerra. Desde 1951, quando ocorreu a primeira união entre Estados europeus até a união da moeda, em 2002, são 52 anos de processo de unificação.

Importante lembrar que a unificação econômica, a abertura das fronteiras, a unidade parlamentar não leva à perda das características de cada país, que continua sua organização política e social.

É nesse encontro que você, professor, vai esclarecer as dúvidas que os alunos levantaram ao analisar o sítio da UE (atividade realizada na aula 2), podendo acrescentar informações que não tenham sido questionadas pelos alunos.

A tarefa final é: descrever o processo de formação da União Européia, atividade que deve ser feita em grupos e entregue uma ou duas semanas após esse encontro. Peça que os alunos façam grupos para a escrita desse texto. Um ponto importante que deve ser focado é o que refere às ações da UE para com os países membros que entram em crise, como o caso da Grécia, em 2010.

Este texto pode ser feito utilizando o Google docs (veja orientaçaões de uso no ítem Recursos Complementares), assim os alunos podem compartilhar seus textos com você e com os colegas. Dessa forma criam uma rede de produção, de colaboração e de leitura.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mapa Mundi: projeção de mercator Mapa
Recursos Complementares

Sites:

1.UE - site oficial - http://europa.eu/index_pt.htm mapa ue - http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:YoQA4DPxJ653OM

2. Bandeira da UE - http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:Sf1DLXoyUvEjEM

3. IBGE - países - http://www.ibge.gov.br/paisesat/ 

4. Mapa da UE: http://www.suapesquisa.com/uniaoeuropeia/uniao-europeia2.gif  

5. Bandeira da UE (2): http://www.ipae.com.br/pub/pt/jee/imagen/ue.jpg  

6. Orientações sobre uso do Google docs: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf .

 

Avaliação

Será feita no decorrer de todas as atividades de acordo com critérios pré-estabelecidos:

a) o aluno participou das aulas, contribuindo com as discussões;

b) o aluno trabalhou de forma colaborativa no laboratório de informática, realizando suas tarefas e solicitando auxílio e/ou auxiliando os colegas quando necessário;

c) o aluno contribuiu com questionamentos após a pesquisa no sítio da UE;

d) o aluno participou de grupo para elaboração de texto sobre a formação da UE;

e) o texto apresentado é pertinente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.