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Encontrando critérios possíveis para diferenciar os jogos populares entre si.

 

21/06/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as características que estão presentes e se repetem nos jogos populares que se conhece.

Desenvolver critérios para separar ou agrupar os jogos populares (categorias);

Criar grandes grupos (FAMÍLIAS) de jogos populares;

Possibilitar aos alunos que trabalhem em grupo organizadamente.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Serão necessários os conteúdos das pesquisas realizadas pelos alunos na aula: “Criando uma linha histórica sobre jogos populares partindo da realidade dos adultos (amigos e parentas mais próximos do convívio dos alunos), quando viviam sua infância, com a atual realidade dos alunos.”.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Dividir os alunos em grupos (três ou quatro alunos). O professor ira propor aos grupos que iniciem um diálogo, interno, a fim de identificar características semelhantes entre os jogos populares (características como: material, espaço, número de participantes, regras, etc.). Para organizar metodologicamente o estudo pedir aos alunos que – registrem tudo que for possível – por escrito.

O aproveitamento do grupo esta relacionado com sua capacidade de identificar as características pedidas nesta atividade.

Importante: essa aula depende da elaboração, anterior, de uma pesquisa cujo objetivo seria reunir o maior número de jogos populares possível. Em caso de dificuldade recorrer à aula: “Representatividade cultural dos jogos populares dos anos 50 ate hoje.”

Atividade 2: Cada grupo escolherá um jogo, dentre aqueles reunidos por eles, para ser brincado por toda a turma. A possibilidade de vivenciar alguns jogos ajudará na análise de suas características, amadurecendo as possíveis reflexões dos alunos.

Atividade 3: A fim de promover a troca de experiência cada aluno deverá desfazer-se de seu grupo parta formar outro com novos colegas (grupos também de três ou quatro alunos) e iniciar novamente um bate papo sobre critérios e semelhanças dos jogos populares. Também realizar o registro do estudo por escrito.

Um bom desempenho, dos novos grupos formados, depende da reformulação dos critérios dos jogos populares escolhidos anteriormente. Ficará claro quando um grupo conseguir atingir esse objetivo, comparando suas anotações com aquelas realizadas na “atividade 1”.

A idéia é separar os jogos em grandes grupos por afinidade (FAMÍLIAS DE JOGOS POPULARES), confrontando-os, segundo aos novos critérios, mais amadurecidos, desenvolvidos nesse segundo grupo de bate papo.

Atividade 4: Mais uma vez pedir que cada grupo escolha um jogo para ser brincado por toda a turma, ajudando na pesquisa de critérios que diferencie os jogos populares.

Atividade 5: Nesse momento cada grupo vai expor para o restante da turma seus critérios usados para confrontar os jogos.

As apresentações dos grupos terão melhor aproveitamento se feito de forma clara, segura e tranquila.

 Através do diálogo a turma, com a ajuda do professor, tentará chegar a um denominador comum, fechando os estudos com a produção de um artigo, agrupando os jogos populares em grandes grupos por afinidade (criando “famílias” de jogos populares).

A conclusão será bem sucedida se este artigo estiver bem fundamentado, argumentado, contextualizado e alcance com plenitude o objetivo dessa atividade.

Atividade 6: Pedir a turma inteira que escolha um jogo para finalizar a aula brincando.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante a apresentação dos trabalhos, questionar e ou observar se identificaram as características que estão presentes e se repetem nos jogos populares, se souberam criar as categorias segundo características comuns apresentadas nos jogos.

O Professor poderá fazer sugestões e comentários durante a apresentação de modo a contribuir para melhor percepção dos alunos com o tema.

Verificar se o trabalho em grupo foi produtivo.

Como cada turma responderá ao processo de criação de critérios, criatividade, organização e dedicação para a conclusão das atividades propostas nessa aula.

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