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Avaliação Física

 

13/05/2010

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
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TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer testes físicos;
  • Aprender a aplicar testes físicos;
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Benefícios da atividade física
  • Construção de gráficos
Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Ao perceber que o calor está alto e precisamos usar menos roupa é que notamos aquela situação desconfortável de estar fora de forma.

Converse com seus alunos sobre o que ententem por avaliação física.

Questione:

  • O que cada um sabe sobre avaliação física?
  • Como cada um imagina ser realizada avaliação física?
  • Quem realiza algum tipo de atividade física? Qual a intensidade dos exercícios?
  • Acreditam estar praticando suas atividades corretamente?

Oriente para que realizem as anotações em seus cadernos para serem retomadas posteriormente.

PROBLEMATIZAÇÃO

  • Porque a avaliação física?

BLOGSPOT: http://2.bp.blogspot.com/_p5eM5ysXu40/R6G9dIjO2-I/AAAAAAAAAdE/uEdCkhbXtr0/s400/ergoespirometria1.jpg  acesso em 11/04/2010. 

INTRUMENTALIZAÇÃO

Gordura indesejada e sensação de cansaço ao mínimo esforço realizado, este é o perfil do pouco ou nenhum condicionamento adquirido com o sedentarismo.

Quando nos encontramos na situação acima nos deparamos com a necessidade de recuperar tudo em pouco tempo, mas o corpo não está preparado para ser usado desta maneira e isso é muito perigoso, podendo fazer mal à saúde.

As avaliações físicas são testes antropométricos e ergométricos que identificam o estado atual de condicionamento físico tanto muscular, como cardiorespiratório e analisam o percentual de gordura.

Um bom teste deve começar com uma boa anamnese, que é um questionário para rastrear seus hábitos alimentares, doenças hereditárias, patologias, cirurgias e atividades físicas.

ATIVIDADE 1

1. Distribua aos alunos um questionário para que possam responder sobre seus hábitos diários:

  • Nome, idade, sexo, peso e altura
  • Pratica atividade física regularmente? Quantas vezes por semana?
  • Existe pessoas com problemas cardíacos na família? Grau de parentesco?
  • Algum familiar apresenta hipertensão arterial (pressão alta)?
  • O questionário poderá ser adaptado conforme a escolha do professor.
  • Agora que o professor já conhece a realidade de cada um poderá partir aos preparativos para a avaliação física.

Por meio de uma avaliação física é possível prescrever com o máximo de eficiência qual será a intensidade, volume e frequência ideais para realizar uma sessão de exercício físico. Mas não esqueça de dar uma atenção especial ao seu coração.

Coração humano 

Este recurso mostra o funcionamento do coração humano.

Roteiro de Discussão:

  • O que fazer para ter um coração forte e saudável?
  • Como consigo adaptar meu coração ao esforço físico?
  • O que fazer para cuidar do meu corpo e juntamente do meu coração

ATIVIDADE 2 

1. Dividir a turma em três grupos onde cada grupo deverá pesquisar um tipo de avaliação física.

Para saber um pouco mais sobre avaliação física contulte:

SITEMEDICO.COM.BR: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1541 acesso em 11/05/2010. 

· Grupo 1: Testes Antropométricos

CDOF.COM.BR: http://www.cdof.com.br/avalia1.htm#3 acesso em: 11/05/2010. 

· Grupo 2: Testes Ergométricos

CDOF.COM.BR: http://www.cdof.com.br/protocolos4.htm#2 acesso em: 11/05/2010. 

CDOF.COM.BR: http://www.cdof.com.br/protocolos4.htm acesso em:11/05/2010. 

CDOF.COM.BR: http://www.cdof.com.br/testes6.htm   acesso em:11/05/2010.

CDOF.COM.BR: http://www.cdof.com.br/protocolos4.htm#1   acesso em:11/05/2010.

· Grupo 3: Teste de IMC

CDOF.COM.BR: http://www.cdof.com.br/fisio2.htm acesso em:11/05/2010.  

CDOF.COM.BR: http://www.cdof.com.br/avalia16.htm   acesso em:11/05/2010. 

2. Cada grupo deverá realizar explicação sobre o que é e como funciona cada tipo de avaliação física.

3. Posteriormente com ajuda do professor cada grupo realizará os testes nos colegas (cada grupo aplica o teste pesquisado).

4. Questione:

  • O que cada grupo aprendeu com o seu teste?
  • Quais as maiores dificuldades encontradas na hora da realização do teste?
  • Quais os resultados encontrados?
  • Quais os benefícios que cada teste traz para nossa saúde?

CATARSE

Após a coleta de dados e breve discussão com os alunos tabule os resultados alcançados no quadro negro e realize uma comparação da turma em geral.

Os próprios alunos constroem o gráfico comparativo, se houver dificuldade na construção o professor poderá dar as coordenadas. Ao final da atividade espera-se que os alunos tenham compreendido:

Por que fazer a avaliação física e por que é  preciso traçar o perfil físico do aluno.

A avaliação física serve  para avaliar o nível de condicionamento físico atual do aluno, determinar objetivos para o indivíduo avaliado, coletar dados para a elaboração do programa, identificar possíveis limitações, entre outros.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

 ATIVIDADE 3

  • Com a ficha de anamnese (questionário respondido pelos alunos) e o resultados dos testes em mãos converse com seus alunos sobre os resultados alcançados e o que cada um acredita que deve fazer para melhorar ou manter sua saúde física, lembre que a prática de atividade física traz benefícios à saúde em geral.
  • Este momento serve para rever as anotações realizadas no início da primeira aula para que possamos observar os conceitos que foram modificados, observando possíveis mudanças de conceitos.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Coração humano Animação/simulação
Coração humano Animação/simulação
Coração humano Animação/simulação
Coração humano Animação/simulação
Recursos Complementares

Saudeemmovimento.com.br: http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/avaliation_fisica.asp acesso em: 11/04/2010. Modelos de tabelas para avaliação física. 

 

 

Avaliação
  • Pela participação e esponeidade das respostas nos momentos de discussão.
  • Através da participação na preparação e apresentação do trabalho realizado em grupo.
  • Pela capacidade de aplicação dos testes.
  • Por novos conceitos formados ao final da aula.
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