19/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
. Identificar os espaços necessários para se praticar jogos populares;
· Perceber quais são os espaços mais utilizados para se brincar hoje (como em casa, na escola, na rua, etc);
· Identificar quais eram os locais que os familiares dos alunos utilizavam para brincar;
· Construir uma linha histórica e cultural relativo às mudanças e adaptações dos jogos populares no período entre a infância dos familiares ate a infância dos alunos:
Serão necessários os conteúdos das pesquisas realizadas pelos alunos na aula: “Criando uma linha histórica sobre jogos populares partindo da realidade dos adultos (amigos e parentas mais próximos do convívio dos alunos), quando viviam sua infância, com a atual realidade dos alunos.”.
Atividade 1:
Pedir aos alunos que escolha um jogo popular, usando o critério “o mais citado” para representar a infância e adolescência dos atuais adultos (amigos e familiares mais próximos) e outro jogo que represente a própria realidade, usando o mesmo critério. Em seguida possibilitar a prática dos dois jogos citados. Entre uma prática e outra propor uma breve reflexão. A seguir algumas questões sugeridas para início de conversa:
1. Quais são os espaços físicos disponíveis para a prática dos jogos? Eles são adequados?
2. Quais são os materiais necessários para viabilizar a prática dos jogos?
3. Eles ainda são praticados hoje? (em caso de negativa continuar a reflexão tentando identificar as causas).
Ps.: se os jogos não oferecerem nenhuma dificuldade ou causa que inviabilize suas práticas, voltar ao processo de escolha dos jogos, usando um novo critério, investigando um que tenha sua prática prejudicada ou se deixou de ser utilizado hoje – tentando sempre descobrir o porquê.
Atividade 2:
A partir da análise das causas que dificultam brincar de “tal jogo” (jogo da atividade anterior), propor aos alunos uma readequação (adaptação) em suas estruturas e regras para viabilizar a prática segundo essa nova realidade escolar e sócio – cultural. Dividir a turma em grupos (de no máximo cinco alunos), para a conclusão dessa atividade.
Atividade 3:
Propor a realização prática dos jogos adaptados da atividade anterior.
Texto para orientação teórica sobre jogos populares: http://fefnet172.fef.unicamp.br/publicacoes/conexoes/v1n1/4delimitando.pdf
Reunir a turma para avaliar os seguintes tópicos:
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