Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ginástica artística esportiva é saúde?

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito para saúde; analisar a ginástica artística em sua forma esportiva, dentro de um contexto da saúde; vivenciar alguns movimentos da ginástica artística.

Duração das atividades
100 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O conceito de ginástica, em geral, e o conceito de ginástica artística.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: pátio grande ou quadra.

Materiais: colchões, jornais e revistas esportivos.

Atividade 1

Reunir os alunos e perguntá-los: O que é saúde? Vocês se consideram saudáveis? Por quê? Posteriormente realizar uma discussão relacionando as respostas dadas com o conceito de saúde adotado pela OMS: "Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças."    (aprox. 10 min.)

Atividade 2

Questionar a turma, abrindo um debate sobre o jargão: "Esporte é saúde."; se já ouviram essa expressão e o que pensam dela. (aprox. 10 min.)

Atividade 3

Levar jornais e revistas, ou utilizar um laboratório de informática para que os alunos pesquisem reportagens sobre a Ginástica Artística (em sua forma esportiva, de competição), relacionando esta com a saúde. Perguntar a turma: Vocês acham que a Ginástica Artística de alto rendimento realmente traz saúde aos atletas? Por quê? Encaminhar a discussão para que os alunos percebam durante a pesquisa que o treinamento intensivo da ginástica artística pode ocasionar vários problemas de saúde ao longo do tempo. Após a pesquisa, para dar mais suporte à discussão, assistir com os alunos os vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=njb9d5pcH6w&feature=related (acesso em 12/04/10) 

http://www.youtube.com/watch?v=0cdIEaXGwjA&feature=related (acesso em 12/04/10) 

http://www.youtube.com/watch?v=WZx_orNvC8s&feature=related (acesso em 12/04/2010) 

(aprox. 20 min.)

Atividade 4

Vivenciar alguns movimentos básicos da Ginástica Artística como: rolamentos, saltos e parada de mão.

Rolamento:

foto: http://3.bp.blogspot.com/_FA5hmxxfMBA/SYBkV1w5wQI/AAAAAAAAAFk/YfFwSeOsGAU/s320/makina+digital+299.jpg (acesso em 12/04/2010) 

pedagógico: http://www2.uel.br/cef/SGO/ARTIGOS/TRAVE.pdf

http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm   (acesso em 12/04/2010)   

Salto:  

foto: http://2.bp.blogspot.com/_oi00eue3X0M/SX3NrQgZtsI/AAAAAAAAAeQ/BkRP6dmzyLQ/s320/Olympics%2BDay%2B5%2BArtistic%2BGymnastics%2B16hDD1QTLoql%5B1%5D.jpg   (acesso em 12/04/2010) 

pedagógico: http://www2.uel.br/cef/SGO/ARTIGOS/TRAVE.pdf

(acesso em 12/04/10)

Parada de mão:

foto: http://www.crossfitbrasil.com.br/wp-content/uploads/dsc01590_2.jpg (acesso em 12/04/2010) 

pedagógico: http://www2.uel.br/cef/SGO/ARTIGOS/TRAVE.pdf 

http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm   (acesso em 12/04/2010)   

Depois de realizada a prática perguntar aos alunos: Vocês acham que a realização destes movimentos exigiu muito ou pouco do corpo? Vocês acreditam realmente que a prática intensa deste tipo de ginástica, como é feita para se disputar uma competição, traz somente benefícios à saúde? Por quê? Encaminhar a discussão no sentido da compreensão de que o esporte de alto rendimento, especialmente a ginástica artística (por ser um esporte de alto impacto e necessitar de muita habilidade) ocasiona diversos problemas físicos e psiquicos à saúde, uma vez que exige muito de seus praticantes. Uma orientação adequada é fundamental, até mesmo em uma prática mais lúdica, principalmente por medidas de segurança. (O professor deve encaminhar a discussão nesse sentido) (aprox.40 min.)

Atividade 5

Dividir a turma em dois grupos e, como se fossem jurados, organizá-los da seguinte forma: um grupo defendendo a ginástica artística esportiva, destacando seus benefícios, e o outro contradizendo, destacando os malefícios de tal prática.

Apoio:

Benefícios: flexibilidade, concentração, coordenação motora, sociabilidade, equilíbrio, força, ritmo, velocidade, agilidade, lateralidade, criatividade, domínio corporal, disciplina, concentração, auto-estima, superação de limites.

Malefícios: níveis anormalmente altos de ansiedade, estresse, frustração, iniciação e especialização muito precoce, problemas ósseos, articulares, musculares e cardíacos, dependendo da especialidade.  

(aprox. 20 min.)

Recursos Complementares

A respeito da segurança na Ginástica Artística:

http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/04n2/4n2_ART5.pdf (acesso em 12/04/2010) 

Avaliação

Pedir à turma que sintetize, em forma de redação, as conclusões que obtiveram com o júri simulado feito na atividade cinco.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.