17/05/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Construir coletivamente um conceito para saúde; analisar a ginástica artística em sua forma esportiva, dentro de um contexto da saúde; vivenciar alguns movimentos da ginástica artística.
O conceito de ginástica, em geral, e o conceito de ginástica artística.
Espaço: pátio grande ou quadra.
Materiais: colchões, jornais e revistas esportivos.
Reunir os alunos e perguntá-los: O que é saúde? Vocês se consideram saudáveis? Por quê? Posteriormente realizar uma discussão relacionando as respostas dadas com o conceito de saúde adotado pela OMS: "Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças." (aprox. 10 min.)
Questionar a turma, abrindo um debate sobre o jargão: "Esporte é saúde."; se já ouviram essa expressão e o que pensam dela. (aprox. 10 min.)
Levar jornais e revistas, ou utilizar um laboratório de informática para que os alunos pesquisem reportagens sobre a Ginástica Artística (em sua forma esportiva, de competição), relacionando esta com a saúde. Perguntar a turma: Vocês acham que a Ginástica Artística de alto rendimento realmente traz saúde aos atletas? Por quê? Encaminhar a discussão para que os alunos percebam durante a pesquisa que o treinamento intensivo da ginástica artística pode ocasionar vários problemas de saúde ao longo do tempo. Após a pesquisa, para dar mais suporte à discussão, assistir com os alunos os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=njb9d5pcH6w&feature=related (acesso em 12/04/10)
http://www.youtube.com/watch?v=0cdIEaXGwjA&feature=related (acesso em 12/04/10)
http://www.youtube.com/watch?v=WZx_orNvC8s&feature=related (acesso em 12/04/2010)
(aprox. 20 min.)
Vivenciar alguns movimentos básicos da Ginástica Artística como: rolamentos, saltos e parada de mão.
Rolamento:
foto: http://3.bp.blogspot.com/_FA5hmxxfMBA/SYBkV1w5wQI/AAAAAAAAAFk/YfFwSeOsGAU/s320/makina+digital+299.jpg (acesso em 12/04/2010)
pedagógico: http://www2.uel.br/cef/SGO/ARTIGOS/TRAVE.pdf
http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm (acesso em 12/04/2010)
Salto:
foto: http://2.bp.blogspot.com/_oi00eue3X0M/SX3NrQgZtsI/AAAAAAAAAeQ/BkRP6dmzyLQ/s320/Olympics%2BDay%2B5%2BArtistic%2BGymnastics%2B16hDD1QTLoql%5B1%5D.jpg (acesso em 12/04/2010)
pedagógico: http://www2.uel.br/cef/SGO/ARTIGOS/TRAVE.pdf
(acesso em 12/04/10)
Parada de mão:
foto: http://www.crossfitbrasil.com.br/wp-content/uploads/dsc01590_2.jpg (acesso em 12/04/2010)
pedagógico: http://www2.uel.br/cef/SGO/ARTIGOS/TRAVE.pdf
http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm (acesso em 12/04/2010)
Depois de realizada a prática perguntar aos alunos: Vocês acham que a realização destes movimentos exigiu muito ou pouco do corpo? Vocês acreditam realmente que a prática intensa deste tipo de ginástica, como é feita para se disputar uma competição, traz somente benefícios à saúde? Por quê? Encaminhar a discussão no sentido da compreensão de que o esporte de alto rendimento, especialmente a ginástica artística (por ser um esporte de alto impacto e necessitar de muita habilidade) ocasiona diversos problemas físicos e psiquicos à saúde, uma vez que exige muito de seus praticantes. Uma orientação adequada é fundamental, até mesmo em uma prática mais lúdica, principalmente por medidas de segurança. (O professor deve encaminhar a discussão nesse sentido) (aprox.40 min.)
Dividir a turma em dois grupos e, como se fossem jurados, organizá-los da seguinte forma: um grupo defendendo a ginástica artística esportiva, destacando seus benefícios, e o outro contradizendo, destacando os malefícios de tal prática.
Apoio:
Benefícios: flexibilidade, concentração, coordenação motora, sociabilidade, equilíbrio, força, ritmo, velocidade, agilidade, lateralidade, criatividade, domínio corporal, disciplina, concentração, auto-estima, superação de limites.
Malefícios: níveis anormalmente altos de ansiedade, estresse, frustração, iniciação e especialização muito precoce, problemas ósseos, articulares, musculares e cardíacos, dependendo da especialidade.
(aprox. 20 min.)
A respeito da segurança na Ginástica Artística:
http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/04n2/4n2_ART5.pdf (acesso em 12/04/2010)
Pedir à turma que sintetize, em forma de redação, as conclusões que obtiveram com o júri simulado feito na atividade cinco.
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