16/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Os alunos vão desenvolver habilidades orais e escritas referentes ao uso dos verbos e expressões que são seguidos do infinitivo sem o to.
Para as atividades que se seguem, imprima e entregue a seus alunos a folha de atividades, disponível em:
AULA 1
MOTIVAÇÃO
Escreva no quadro: Strict Parents x Permissive Parents
Pergunte aos alunos se seus pais são rígidos ou permissivos. Encoraje toda a turma a participar da discussão. Peça que justifiquem suas respostas.
Em seguida, diga que você vai mostrar um vídeo onde adolescentes nigerianos tentam explicitar, de forma engraçada, as diferenças nas relações entre pais e filhos americanos e nigerianos.
Peça que, ao assistirem o vídeo, anotem as diferenças mencionadas para uma breve discussão posterior.
Exiba o vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=z8jLOnRvZaE
Alguns pontos. Na Nigéria:
Ao final da exibição do vídeo, peça que os alunos reportem quais das regras observadas no vídeo se aplicam à vida deles. Pergunte, também, se eles acham que seus pais se parecem mais com os americanos ou nigerianos.
Nesta aula vamos trabalhar com o verbo let. Os alunos vão aprender que este verbo é um dos que nunca vem acompanhado de to.
Escreva no quadro: LET = PERMIT
Diga aos alunos que eles vão trabalhar com o verbo let com a idéia de permissão.
Na Exercise Sheet 1, pergunte aos alunos: O que os pais da garota não a deixam fazer? Lembre-os de que parents é um falso cognato que significa pai e mãe, e não parentes.
Encoraje-os a responder em inglês. Depois, pergunte se a mesma proibição se aplica em suas casas. Novamente, incentive as respostas em inglês.
Continue a discussão perguntando: Há alguma coisa que vocês gostariam de fazer, mas não podem? O quê? Pergunte também quem em suas casas é mais rígido, a mãe ou o pai. Desta vez, deixe que deem respostas em português.
Em seguida, peça que façam a atividade A e, então, faça a correção pedindo que cada frase seja lida por um aluno diferente.
Agora, os alunos vão fazer a atividade B em duplas. Leia com eles os exemplos e deixe que façam os exercícios. Peça sempre respostas completas explicando que neste momento a atividade tem o objetivo de trabalhar as estruturas aprendidas. Ao final, corrija a atividade, sempre pedindo que um aluno leia a resposta para a turma. Lembre-se de que as respostas vão variar, já que tratam de experiências pessoais. Pergunte aos outros alunos se as situações em questão se aplicam também a eles.
Para a atividade C os alunos devem trabalhar em conjunto. Peça que se levantem das carteiras e perguntem uns aos outros as questões propostas. Eles devem escrever o nome do colega que lhes deu a resposta, bem como assinalar yes ou no no espaço reservado. Incentive-os a sempre dar respostas completas e, durante a atividade, monitore-os verificando a pronúncia e adequação das respostas. Ao final, corrija a atividade com toda a turma, chamando atenção para as respostas mais populares entre os alunos.
AULA 2
A atividade A deve ser feita em conjunto com toda a turma. Peça aos alunos que digam as formas passadas dos verbos listados. Lembre-os que aqueles se tratam de verbos irregulares. Escreva no quadro as respostas e certifique-se de que sabem pronunciar os verbos corretamente. Caso seja necessário, explique o significado dos verbos e dê exemplos.
Reforce com os alunos que, neste caso, o verbo make vai ser trabalhado com o sentido de uma ordem como, por exemplo, minha mãe me fez lavar os pratos ou my mom made me do the dishes.
Agora, os alunos vão fazer a atividade B em duplas. Corrija a atividade sempre pedindo que um aluno diferente leia a resposta correta para a turma.
Antes de fazer a atividade C, leia o balão em destaque e reforce que os verbos trabalhados naquele item não são seguidos de TO.
Em relação à ilustração, pergunte: Why is the boy so shocked? (R: because he saw his friends kiss)
Em seguida, peça aos alunos que façam a atividade C. Para tal, eles devem se levantar de suas carteiras e fazer as perguntas propostas a seus colegas. Chame atenção para o fato de terem de responder perguntas nos tempos verbais presente e passado.
Obs: Para que a atividade seja feita com menos agitação, peça que, primeiro, as meninas se levantem e perguntem aos meninos. Em seguida, os meninos se levantam e perguntam para as meninas.
Ao final, corrija a atividade com toda a turma, incentivando a participação de todos. Comente as respostas mais populares entre os alunos.
AULA 3
Nesta aula vamos trabalhar com a expressão Why not?, que é sempre seguida da forma infinitiva do verbo sem o to.
Pergunte: Como está o tempo para o personagem? Onde ele sugere ir? O que mais é bom fazer em dias quentes?
Para esta terceira pergunta, incentive seus alunos a dar respostas em inglês.
Em seguida, vamos fazer a atividade A. Antes, escreva no quadro a palavra AD = Advertisement. Comente que a palavra ad pode se referir a propagandas/anúncios na televisão jornais ou revistas.
Escreva no quadro:
Where would you probably see these ads?
Então, comente sobre cada um dos anúncios e explique quaisquer palavras desconhecidas. Promova uma breve discussão sobre a validade dos anúncios encontrados em jornais e revistas. Pergunte a seus alunos se sempre confiam nas propagandas/anúncios que leem e por que.
Agora, peça que façam a atividade B em duplas. Corrija a atividade após alguns minutos.
Para a atividade C, explique o significado da expressão no way! = de jeito nenhum!
Pergunte a alguns alunos: Let's do a test now? e peça que respondam com a expressões No way! (caso discordem) ou Why not? (caso concordem).
Em seguida, peça que trabalhem em duplas perguntando e respondendo as questões propostas. Ao final desta atividade, peça que digam para toda a turma suas respostas e discuta com a turma as mais populares.
Dicionário Inglês-Inglês com pronúncia britânica e americana (The Free Dictionary): http://www.thefreedictionary.com/
Dicionário Inglês-Português (Michaelis): http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
A avaliação deve ser feita, principalmente, nas atividades que promovem a interação aluno-aluno. Estas atividades correspondem aos itens C nas aulas 1, 2 e 3. Fique atento, sobretudo, ao uso da estrutura infinitive without TO. Seus alunos devem compreender que esta estrutura está presente após os verbos let, see, hear, make, feel e após a expressão Why not?.
Também, proponha a seguinte atividade aos alunos.
Leve-os ao laboratório de informática e peça que acessem o site: http://www.usingenglish.com/quizzes/281.html para responderem a um quiz online. Lá os alunos vão testar seus conhecimentos sobre o uso do infinitivo sem o to, marcando a opção correta.
Uma alternativa para o uso do laboratório de informática é imprimir as perguntas e entregá-las a seus alunos. Para tal, acesse: http://www.usingenglish.com/handouts/281.html e clique em Print this page.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!