Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Parlamento do MERCOSUL

 

16/04/2010

Autor e Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Final Geografia Uma região em construção: o Mercosul
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- listar os países que formam o MERCOSUL;

- localizar os países que formam o MERCOSUL;

- discutir sobre o parlamento do MERCOSUL, os objetivos de sua criação e seu funcionamento.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- dominar o conceito de bloco econômico.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - Problematização

Professor, inicie essa aula perguntando aos seus alunos: "o que é MERCOSUL?" e "para que serve o MERCOSUL?". Faça como numa tempestade mental, e anote no quadro ou em um papel grande as respostas dos alunos (uma coluna para as respostas para a primeira pergunta e uma coluna para as respostas relativas à segunda pergunta).


Em seguida, a partir das respostas, discuta com eles e descartem respostas incoerentes. Nessa discussão, apresente a palavra "parlamento"; pergunte se o parlamento brasileiro teve envolvimento com a participação do Brasil no bloco econômico. Conversem sobre as ações das bancadas brasileiras nas ações de seu município (Câmara Municipal/vereadores), do seu estado (Assembleia Legislativa Estadual/Deputados Estaduais) e nas ações referentes á nação brasileira (Câmara Nacional/Deputados Federais e Senado/Senadores).
Peça que os alunos anotem, em seus cadernos, as respostas que permaneceram na lista (anote você também, pois vai precisar delas para a revisão de seu planejamento). Peça ainda que os alunos perguntem em casa, a seus familiares, o que sabem sobre o MERCOSUL e sobre sua representação nas esferas legislativas. Eles devem trazer anotado, no caderno, as respostas que obtiveram. Nesta aula você não vai explicitar nada sobre o tema, a ideia é deixar muitas dúvidas.

Aula 2 - Desenvolvimento do conteúdo 

Nesta aula você precisa discutir com os alunos tudo sobre o MERCOSUL.
Comece fazendo uma revisão sobre Blocos Econômicos e passe a apresentar aos alunos, de forma dialogada, o Mercado Comum do Sul. Cobre dos alunos as perguntas que fizeram em casa para enriquecer o conteúdo e reduzir dúvidas e equívocos que podem haver no entendimento dos alunos e/ou de seus familiares.Converse sobre os principais tratados, protocolos e acordos que foram sendo feitos desde a instituição do MERCOSUL:

  • Tratado de Assunção (1991);
  •  Protocolo de Ouro Preto (1994);
  • Protocolo Constitutivo do Parlamento do MERCOSUL (2005).

Faça relações entre o Parlamento Nacional e o Parlamento do MERCOSUL: para que serve um parlamento, o faz um parlamento, quem são os representantes brasileiros no Parlamento do MERCOSUL.  

Aula 3 - trabalhando o conteúdo

Para essa aula, professor, tenha mapas-múndi (político e relevo) e mapas da América do Sul (político e relevo) - ambos de parede - e Atlas, cerca de 8, para ter um para cada grupo de trabalho. Inicie ouvindo o recurso educacional "Canta cantos - aquarela", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/23210/aquarela.mp3 . 

Aquarela [Canta cantos] 

Converse sobre o áudio, mostre aos alunos os mapas históricos para que eles percebam a evolução da cartografia e as possibilidades de leitura que mapas oferece. Se houver informações sobre a evolução da cartografia no livro didático, explore-as. Solicite que os alunos agrupem-se (grupos com 3 ou 4 pessoas), em seguida, trabalhe com eles os elementos essenciais de um mapa (título, escala, legenda); localize com eles esses elementos nos mapas que você colocou na parede, conversando a respeito de cada um; peça que eles abram os Atlas, aleatoriamente, e verifiquem tais elementos nos mapas ali presentes. Cada grupo pode apresentar sua leitura do mapa verificado para a turma: o mapa trata de ???, traz informações sobre ???.
Então, inicie pelo mapa-múndi, relembrando os continentes e localizando a América do Sul; passe para o mapa da América do Sul, identificando os países. Verifiquem os países que formam o MERCOSUL.
Aproveite para apresentar as capitais e algumas características de cada país como as culturais e econômicas.

Solicite aos alunos que organizem uma Feira das Nações MERCOSUL. Serão tantos grupos quantos são os países que formam o bloco econômico. Se, quando você solicitar a pesquisa houver algum país com processo de entrada no bloco em andamento, ele deve ser considerado.A pesquisa deve conter, além das características do país (culturais, apropriação da natureza, economia, sistema político), mapas com sua localização, os principais produtos que produz e como é sua participação no Parlamento do MERCOSUL.

Aula 4 - interagindo com os colegas e com os materiais de cada grupo

Essa aula deve ser pelo menos 10 dias depois da anterior para ar tempo dos alunos prepararem a tarefa. Cada grupo vai apresentar aos colegas a pesquisa. Se for início de ano, você pode combinar na escola e comemorar o Dia do MERCOSUL com as apresentações. (Dia do MERCOSUL: 26 de março, data em que o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai assinaram, em 1991, o Tratado de Assunção que constituiu o Mercado Comum do Sul.).
Se a turma tiver um Blog você pode fazer um cronograma de inserção das informações sobre o MERCOSUL. Poderia ser, por exemplo, o dia 26 de cada mês.

 

Se a turma não tiver um Blog, o tema merece sua construção. Crie você mesmo e combine com as equipes o cronograma de atualização. O Blog pode, e deve, ser utilizado para outros temas que você vier a desenvolver no decorrer do ano. Aproveite bastante a possibilidade, com o Blog você desenvolve o uso consciente da internet e divulga os trabalhos de seus alunos, contribuindo para a inclusão digital.

Aula 5 - tomando decisões (opcional)

Você pode fazer, junto com seus alunos, uma simulação das discussões do parlamento do Mercosul.
Os grupos já foram formados para a pesquisa (cada grupo representa um país) e, a partir das informações que forem sendo colocadas no Blog, debatem sobre a viabilidade de projetos, pontos positivos e negativos para cada país, decidindo ficticiamente se o projeto será desenvolvido ou não.

Caso opte em fazer esta simulação, lembre que deve ter um espaço de tempo entre a combinação dos critérios e a realização da atividade.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aquarela [Canta cantos] Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

A Avaliação dever ser processual, todo o processo pode e deve ser avaliado.Verifique se os alunos:

  • participaram da tempestade mental inicial;
  • participaram das discussões para exclusão de respostas incoerentes;
  • fizeram as anotações solicitadas;
  • questionaram, em casa, sobre o tema tratado, trazendo o resultado de suas indagações;
  • dialogaram com você e os demais colegas sobre o MERCOSUL e sobre o Parlamento do MERCOSUL, contribuindo para ampliar os conhecimentos de todos;
  • trabalharam com os mapas e Atlas, localizando os países e fazendo leitura das informações ali presentes;
  • participaram de um grupo de trabalho e fizeram a pesquisa solicitada;
  • apresentaram a pesquisa para o gande grupo.

Caso tenha realizado a atividade do Blog e feito a simulação do parlamento, acrescente aos critérios:

  • participaram de grupo de atualização do conteúdo do Blog;
  • debateram sobre os temas propostos no parlamento simulado.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.