16/04/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Uma região em construção: o Mercosul |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
- listar os países que formam o MERCOSUL;
- localizar os países que formam o MERCOSUL;
- discutir sobre o parlamento do MERCOSUL, os objetivos de sua criação e seu funcionamento.
- dominar o conceito de bloco econômico.
Professor, inicie essa aula perguntando aos seus alunos: "o que é MERCOSUL?" e "para que serve o MERCOSUL?". Faça como numa tempestade mental, e anote no quadro ou em um papel grande as respostas dos alunos (uma coluna para as respostas para a primeira pergunta e uma coluna para as respostas relativas à segunda pergunta).
Em seguida, a partir das respostas, discuta com eles e descartem respostas incoerentes. Nessa discussão, apresente a palavra "parlamento"; pergunte se o parlamento brasileiro teve envolvimento com a participação do Brasil no bloco econômico. Conversem sobre as ações das bancadas brasileiras nas ações de seu município (Câmara Municipal/vereadores), do seu estado (Assembleia Legislativa Estadual/Deputados Estaduais) e nas ações referentes á nação brasileira (Câmara Nacional/Deputados Federais e Senado/Senadores).
Peça que os alunos anotem, em seus cadernos, as respostas que permaneceram na lista (anote você também, pois vai precisar delas para a revisão de seu planejamento). Peça ainda que os alunos perguntem em casa, a seus familiares, o que sabem sobre o MERCOSUL e sobre sua representação nas esferas legislativas. Eles devem trazer anotado, no caderno, as respostas que obtiveram. Nesta aula você não vai explicitar nada sobre o tema, a ideia é deixar muitas dúvidas.
Nesta aula você precisa discutir com os alunos tudo sobre o MERCOSUL.
Comece fazendo uma revisão sobre Blocos Econômicos e passe a apresentar aos alunos, de forma dialogada, o Mercado Comum do Sul. Cobre dos alunos as perguntas que fizeram em casa para enriquecer o conteúdo e reduzir dúvidas e equívocos que podem haver no entendimento dos alunos e/ou de seus familiares.Converse sobre os principais tratados, protocolos e acordos que foram sendo feitos desde a instituição do MERCOSUL:
Faça relações entre o Parlamento Nacional e o Parlamento do MERCOSUL: para que serve um parlamento, o faz um parlamento, quem são os representantes brasileiros no Parlamento do MERCOSUL.
Para essa aula, professor, tenha mapas-múndi (político e relevo) e mapas da América do Sul (político e relevo) - ambos de parede - e Atlas, cerca de 8, para ter um para cada grupo de trabalho. Inicie ouvindo o recurso educacional "Canta cantos - aquarela", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/23210/aquarela.mp3 .
Converse sobre o áudio, mostre aos alunos os mapas históricos para que eles percebam a evolução da cartografia e as possibilidades de leitura que mapas oferece. Se houver informações sobre a evolução da cartografia no livro didático, explore-as. Solicite que os alunos agrupem-se (grupos com 3 ou 4 pessoas), em seguida, trabalhe com eles os elementos essenciais de um mapa (título, escala, legenda); localize com eles esses elementos nos mapas que você colocou na parede, conversando a respeito de cada um; peça que eles abram os Atlas, aleatoriamente, e verifiquem tais elementos nos mapas ali presentes. Cada grupo pode apresentar sua leitura do mapa verificado para a turma: o mapa trata de ???, traz informações sobre ???.
Então, inicie pelo mapa-múndi, relembrando os continentes e localizando a América do Sul; passe para o mapa da América do Sul, identificando os países. Verifiquem os países que formam o MERCOSUL.
Aproveite para apresentar as capitais e algumas características de cada país como as culturais e econômicas.
Solicite aos alunos que organizem uma Feira das Nações MERCOSUL. Serão tantos grupos quantos são os países que formam o bloco econômico. Se, quando você solicitar a pesquisa houver algum país com processo de entrada no bloco em andamento, ele deve ser considerado.A pesquisa deve conter, além das características do país (culturais, apropriação da natureza, economia, sistema político), mapas com sua localização, os principais produtos que produz e como é sua participação no Parlamento do MERCOSUL.
Essa aula deve ser pelo menos 10 dias depois da anterior para ar tempo dos alunos prepararem a tarefa. Cada grupo vai apresentar aos colegas a pesquisa. Se for início de ano, você pode combinar na escola e comemorar o Dia do MERCOSUL com as apresentações. (Dia do MERCOSUL: 26 de março, data em que o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai assinaram, em 1991, o Tratado de Assunção que constituiu o Mercado Comum do Sul.).
Se a turma tiver um Blog você pode fazer um cronograma de inserção das informações sobre o MERCOSUL. Poderia ser, por exemplo, o dia 26 de cada mês.
Se a turma não tiver um Blog, o tema merece sua construção. Crie você mesmo e combine com as equipes o cronograma de atualização. O Blog pode, e deve, ser utilizado para outros temas que você vier a desenvolver no decorrer do ano. Aproveite bastante a possibilidade, com o Blog você desenvolve o uso consciente da internet e divulga os trabalhos de seus alunos, contribuindo para a inclusão digital.
Você pode fazer, junto com seus alunos, uma simulação das discussões do parlamento do Mercosul.
Os grupos já foram formados para a pesquisa (cada grupo representa um país) e, a partir das informações que forem sendo colocadas no Blog, debatem sobre a viabilidade de projetos, pontos positivos e negativos para cada país, decidindo ficticiamente se o projeto será desenvolvido ou não.
Caso opte em fazer esta simulação, lembre que deve ter um espaço de tempo entre a combinação dos critérios e a realização da atividade.
Nome | Tipo |
---|---|
Aquarela [Canta cantos] | Áudio |
Para a pesquisa dos grupos você pode sugerir os seguintes endereços:
A Avaliação dever ser processual, todo o processo pode e deve ser avaliado.Verifique se os alunos:
Caso tenha realizado a atividade do Blog e feito a simulação do parlamento, acrescente aos critérios:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!