Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Menina bonita do laço de fita: trabalhando as diferenças na educação infantil"

 

13/05/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber-se e perceber o outro como diferente;
  • Respeitar as diferenças;
  • Desenvolver e potencializar a criatividade.
Duração das atividades
5 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      O/a  professor/a deve observar a turma em suas relações pensando nas seguintes questões: há crianças que não conseguem interagir com o grupo? Há crianças que expressam verbalmente sua dificuldade em aceitar o outro. Como se dão as interações nos momentos de brincadeiras livres? Como são feitas as escolhas dos parceiros de brincadeiras e de atividades em grupo? Todas essas e outras questões possibilitam ao professor, perceber os preconceitos velados entre nossas crianças

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento

 Leve para a sala de aula uma história para contar às crianças que contemple ou mencione “diferenças”. No caso dessa aula a sugestão é a história “Menina Bonita do laço de fita” da autora Ana Maria Machado.

 

A história pode ser contada com diferentes estratégias: fantoches de uma boneca negra com as características da Menina Bonita e com um coelhinho branco, apenas lendo o livro e mostrando as gravuras ou de acordo com a criatividade do professor. No caso dessa aula, a história foi contada por meio de uma caixa construída só para essa história:   

Veja os detalhes de confecção da caixa em Recursos complementares.

Segundo Momento

Faça uma rodinha e converse com as crianças sobre a história. Levante algumas questões para que as crianças possam pensar e verbalizar suas opiniões. Reler o trecho da história   “O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele já tinha visto toda a vida! E pensava: _ Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela!”.   

Questione as crianças: O que é ser bonito? Como uma pessoa deve ser para ser bonita? Na medida em que as crianças forem colocando suas opiniões ir enfatizando a importância da diferença de cada um. Destacar para o grupo que o importante é ser diferente, indagando: Já pensaram se todos nós fôssemos iguais?     

Terceiro Momento

Aproveitar a descoberta do coelho de que “a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos” e perguntar às crianças com quem elas acham que se parecem. Para complementar essa discussão, pode-se enviar uma atividade para casa em que as crianças perguntarão aos pais com quem eles acham que elas se parecem. Assim com certeza aparecerão muitas respostas interessantes: olho da avó, cabelo do pai, boca da mãe, etc. Os pais podem enviar fotos de seus filhos junto com as pessoas com quem acham que o filho se parece.

Assim que o material chegar em sala o professor deve socializar as descobertas na rodinha ajudando na verbalização das crianças com uma frase do tipo : minha mãe acha que os meus olhos são do ... meu cabelo é parecido com ..., minha boca se parece com ...

Quarto Momento

Proponha também outros registros da história para que as crianças possam brincar:   

1) Para estimular a oralidade e expressão das crianças proponha que confeccionem dedoches para brincarem de teatrinho: Modelo:

As crianças deverão colorir os dedoches e depois você professor, recorta o espaço dos dedinhos. As crianças poderão brincar com eles construindo os diálogos dos dois personagens.

2) Construir de papel machê, ou de outros materiais (pano, garrafinhas, etc.) a  bonequinha – “menina bonita do laço de fita”   Colocar roupas, cabelos, olhos, boca, etc.

 

3) Fazer uma exposição com os trabalhos das crianças

 

Recursos Complementares

Caixa de história construída pelo professor:

 Materiais: caixa de sapato, jornal, grude feito com polvilho (ingredientes: água, polvilho. Misture a água com o polvilho leve ao fogo e deixe cozinhar mexendo sempre. Ao se formar a consistência de um mingau, desligue o fogo e deixe esfriar),

 tinta branca para fazer o fundo e tinta da cor principal da história para fazer a base da caixa.  

 Modo de construir a caixa:

Quando a caixa de sapato já estiver pronta, xeroque em tamanho maior a história e colora todas as páginas de acordo com as cores originais. Faça uma capa com papel duro (cartão ou panamá), encaderne e coloque em cima da caixa de sapato – não precisa colar o livro à caixa. Coloque dentro da caixinha alguns objetos marcantes da história – no caso da história dessa aula colocamos a bonequinha, um coelhinho, uma xícara com um pires, um potinho escrito tinta preta, um porta retrato com a foto da avó da menina.   A partir daí é só contar a história de um jeito bem gostoso!   

Receita de papel machê:  

 Massa de Papel –   Você vai precisar de:

- 01 rolo de papel higiênico (prefira os brancos)

- 03 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou mais)

- 03 colheres (sopa) de cola branca

- 01 colher (sopa) de água sanitária ou cloro

- 01 bacia e 01 peneira

Modo de fazer: 1- Pique o papel higiênico bem miudinho e coloque numa bacia com água. 2- Junte a água sanitária e deixe de molho por 24 horas, para amolecer. 3- Escorra a água com a ajuda de uma peneira mas não esprema o papel. 4- Junte a farinha de trigo aos poucos. Mexa até ficar uma massa lisa e firme. Se a massa ficar quebradiça ou dura, acrescente mais água. 5- Junte a cola e mexa com as mãos até a textura ficar parecida com uma massa de modelar. 6- Modele o que quiser, lembrando sempre que o fundo dos objetos e as bordas não podem ser muito finos para que não quebrem ao secar. Deixe secar na sombra, em cima de um plástico. 7- Depois que o objeto estiver totalmente seco, pinte com guache. Se as bordas estiverem muito irregulares, antes de pintar, use uma lixa fininha para consertá-las. Se fôr um pequeno detalhe, serve lixa de unha. 8- Para pintar as áreas maiores, use um pincel grosso. Para pintar pequenos detalhes, use um pincel fino. Quando a tinta secar, aplique uma camada de cola branca ou verniz sobre o objeto.

Avaliação

Professor, para avaliar é importante se fazer perguntas do tipo        

  • A criança passou a se perceber como diferente em atitudes e relações com os colegas e com você?
  •  A criança trata os colegas com respeito e valoriza as características que são diferentes das suas próprias?
  •  A criança demonstrou habilidades na expressão oral ao brincar com os dedoches?
  •  Participou de forma criativa da construção de sua própria bonequinha?  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 12/14 - 85.71%
  • Quatro estrelas 2/14 - 14.29%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Monica, Universidade Estadual De Montes Claros -UNIMONTES , Minas Gerais - disse:
    monicardsilva@hotmail.com

    13/02/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho


  • Meire, UNOPAR , Minas Gerais - disse:
    meiresoaresspereira-@hotmail.com

    05/06/2013

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho.


  • sandra valentim, Escola Municipal Botelho Reis , Minas Gerais - disse:
    sandra.o.valentim@hotmail.com

    11/10/2012

    Cinco estrelas

    Já conhecia este projeto, mas nunca obtive dados tão importantes e valiosos como este. Seu projeto está bem elaborado e de acordo com a nossa realidade. Simples de trabalhar e contendo todas as informações necessárias para uma aula.


  • Solange Garganta, EE Camilo Peduti , São Paulo - disse:
    sol.mat@pop.com.br

    27/07/2012

    Cinco estrelas

    `Muito bom, excelente!!!!


  • Maria Darlene Vasconcelos, escola de ensino fundamental Jose Helvercio , Ceará - disse:
    darlene_claudemir@hotmail.com

    18/05/2012

    Cinco estrelas

    Essa aula esta perfeita, com certeza vai despertar nas crianças o verdadeiro sentido da beleza da vida.


  • Karina, sede própria , São Paulo - disse:
    ka_barbosasouza@hotmail.com

    26/03/2012

    Cinco estrelas

    Acho que a sequencia comtempla aspectos importantes na aquisição do eu sou diferente.


  • Nina Machado, E.C.14 - sobradinho , Distrito Federal - disse:
    nina_amachado@hotmail.com

    11/11/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, estou preparando me para trabalhar com as crianças sobre a Consciência negra, com essa estória, suas ideias são espetaculares. Parabéns!!


  • sarah de cássia barbosa de oliveira, faculdade joaquim nabuco , Pernambuco - disse:
    saradecassia2011@hotmail.com

    26/10/2011

    Quatro estrelas

    muito interessante a atividade.Aborda a questão das diferenças de forma lúdica e criativa.Muito legal.


  • Maria da Glória Silva Santos, Creche unicipal Dom Eduardo , Bahia - disse:
    gloriaeze_love@hotmail.com

    21/08/2011

    Cinco estrelas

    Miuto interessante as sugestões de atividades desse trabalho. Nós que estamos no dia a dia da sala de aula miutas vezes sentimos esgotar um pouco a nossa criatividade. Então ficamos muito gratos quando os verdadeiros profissionais da educação, sabia e gentilmente decidem compartilhar suas idéias


  • ZENILDA ROQUE WANDERLEY, ESCOLA MUNICIPA LCECÍLIA MEIRELES , Paraná - disse:
    zenildaw2009@hotmail.com

    20/07/2011

    Cinco estrelas

    Parabeens....amei essa aula,e com ela ,poderei planejar outras...obrigada...


  • Jane Araujo, ESO , Paraíba - disse:
    janearaujob@hotmail.com

    15/07/2011

    Cinco estrelas

    Adorei esse projeto ele é muito criativo e nos ajuda a trabalhar as diferenças com os nossos alunos!


  • Elisia SIlva, escola municipal , São Paulo - disse:
    elisianr@itelefonica.com.br

    23/05/2011

    Cinco estrelas

    Olá Nubia,parabéns pela criatividade, amei suas ideias.Beijos


  • Rosineide Ap. Gomes Rodrigues, ESCOLA M. CECÌLIA MEIRELES , Paraná - disse:
    rosineide_gr1@hotmail.com

    13/10/2010

    Cinco estrelas

    AMEIIIIIIIIIIIIIIII era td. o que estava precisando continue assim PARABÈNS...............


  • ANA PAULA VAZ, UMC VILLA LOBOS , São Paulo - disse:
    ANINHA_PAULAVAZ@HOTMAIL.COM

    04/10/2010

    Quatro estrelas

    ADOREI ESSA OFICINA...AS CRIANÇAS ADORAM INTERAGIR,POR A MAO NA MASSA...ESSA PROPOSTA INSTIGA BASTANTE A CRIANÇADA SOBRE O ASSUNTO DISCUTIDO.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.