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O Passe no Voleibol

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar as técnicas do Passe no voleibol;

Os diferentes tipos de deslocamento para execução do passe;

Reconhecer a importância do Passe para a dinâmica do jogo voleibol.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necesário nenhum conhecimento

Estratégias e recursos da aula

Aula 01

Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou laboratório de informática   

Material: livros, revistas, cartazes e artigos do voleibol

O professor deverá trabalhar junto com a turma algumas definições do Passe no voleibol.

O PASSE

 

O professor deverá explanar para os alunos sobre o que é o passe no voleibol. Para isto, poderá se orientar com o seguinte roteiro:

Também chamado recepção, o passe é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em última análise, em uma tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto. Além disso, o principal objetivo deste fundamento é controlar a bola de forma a fazê-la chegar rapidamente e em boas condições nas mãos do levantador, para que este seja capaz de preparar uma jogada ofensiva.

O fundamento passe envolve basicamente duas técnicas específicas:

A "manchete", em que o jogador empurra a bola com a parte interna dos braços esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura.

O "toque", em que a bola é manipulada com as pontas dos dedos acima da cabeça. Quando, por uma falha de passe, a bola não permanece na quadra do jogador que está na recepção, mas atravessa por cima da rede em direção à quadra da equipe adversária, diz-se que esta pessoa recebeu uma "bola de graça".

Embora com a mudança da regra de jogo, que permitiu os toques múltiplos consecutivos nas primeiras ações, a manchete ainda é o recurso técnico mais empregado para a recepção do saque. Essa técnica caracteriza-se pelo toque de bola com ambas as mãos unidas e sobrepostas. Os braços deverão ficar estendidos com uma ligeira rotação para fora (supinação).

www.cbv.com.br 

O professor poderá utilizar a foto acima, e demonstrar aos alunos a posição técnica para realização do passe.

Em seguida, o professor continua sua explicação. 

O movimento dos braços e do corpo deverá ser semelhante ao de empurrar a bola, e não de batê-la. Na execução da recepção do saque utilizando a manchete, o aluno deverá observar os seguintes detalhes;

Quando a bola é recepcionada com pouca força é aconselhável fazer, além de uma ligeira extensão das pernas, um acentuado movimento dos braços de baixo para cima, a fim de impulsioná-la. Discretamente, o aluno soma força à bola;

Quando a bola é recepcionada com muita força, os movimentos dos braços deverão ser de amortecimento da bola. O aluno faz um movimento contrário ao anterior, ou seja, ele diminui a força da bola;

Quando a bola é recepcionada com uma força média, os braços deverão manter a força da bola. Neste caso, ele não soma e nem diminui força à bola, apenas a deixa bater. Esse movimento dos braços e do corpo de somar, manter e de diminuir a força da bola requer, além de talento, muito treinamento;

Uma boa qualidade na recepção de saque dependerá essencialmente a construção do ataque. Uma equipe que não tem uma boa recepção de saque terá dificuldade em armar com sucesso as jogadas de ataque. O saque mal recepcionado facilita a armação do bloqueio adversário;

Quando a bola recepcionada ou defendida não chegar à zona de levantamento em boas condições de ser levantada, o levantador, na maioria das vezes, só terá como opção os levantamentos altos nas extremidades da rede e as bolas de fundo, e isso facilitará sobremaneira a ação dos bloqueadores adversários.

A explicação aos alunos sobre como realizar o movimento também pode seguir os seguintes passos

Mostar as fotos e as sequencias abixo indicadas 

www.cbv.com.br 

Recepção de  Manchete:

 01 -  Posição fundamental ou de expectativa  

 02  - Estender e unir os membros superiores, sobrepor as mãos e dirigi-las obliquamente para o solo e afastando-as do tronco.

 03  - Dirigir o olhar para a bola.   

 04  - Tocar a bola com os antebraços.     

 05  - Participar com todo o corpo na execução da manchete: a extensão dos membros inferiores é acompanhada por uma ligeira elevação dos membros superiores para cima e para frente.

www.cbv.com.br 

Recepção de Toque

01 - Posição fundamental ou de expectativa

02 - Pés à largura dos ombros, um ligeiramente à frente do outro, ombros ligeiramente avançados, flexionar ligeiramente os membros inferiores e olhar para cima e para frente.

03 - Colocar as mãos com os dedos bem afastados, à largura da testa, definindo um triângulo entre os indicadores e os polegares.

04 -Tocar a bola com as pontas dos dedos em simultâneo, à frente da testa.

05 - Colocar todo o corpo por baixo da bola no momento do toque.

06 -  Participar com todo o corpo na execução do passe.

07 - Dirigir o olhar para a bola.

Atividade 02

Realizar uma pequena atividade prática para que os alunos experienciem livremente o que foi explanado na aula.

Dividir os alunos em grupos, de acordo com o número de bolas disponíveis. Caso seja possível, dividir em duplas.

Pedir que realizem os passes vistos na explanação livermente.

Aula 02

Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou laboratório de informática    

Material: bolas de volei, cones e cadeiras

Atividade 01 

Cada aluno terá uma bola na mão, executará manchetes sobre si e a manchete será com diferentes alturas e direções.

Atividade 02

Um aluno distante mais ou menos a seis metros um do outro lança a bola para cima e saca, diretamente no colega. Este abaixado e movimentando na posição de expectativa do passe executa um passe devolvendo a bola de manchete.

Atividade 03

Um aluno distante mais ou menos a seis metros um do outro, lança a bola para cima e saca, diretamente no colega. Este abaixado e movimentando na posição de expectativa para receber o saque deslocará dando duas passadas laterais para o lado esquerdo e depois alternará para o lado direito devolvendo a bola de manchete.

Atividade 04 

Um aluno distante mais ou menos seis metros um do outro sentará na cadeira e após o seu colega lançar a bola para cima para executar o saque o mesmo levanta da cadeira e recepciona a bola primeiramente de manchete. Alternar o exercício com a recepção de toque.

Aula 03

Atividade 01 

Um aluno distante mais ou menos seis metros um do outro e após o seu colega lançar a bola para cima para executar o saque passará deslocando em zig zag por entre os três cones e executará um passe devolvendo a bola de manche. Alternar o exercício com a recepção de toque.

Atividade 02 

Um aluno distante mais ou menos seis metros um do outro e após o seu colega lançar a bola para cima para executar o saque levantará da posição sentado e executará um passe devolvendo a bola de manchete e depois senta novamente. Alternar a atividade com a recepção de toque

Atividade 03

Um aluno distante mais ou menos seis metros um do outro e após o seu colega lançar a bola para cima para executar o saque  levantará da posição deitado e executará um passe devolvendo a bola de manchete e depois deita novamente. Alternar a atividade com a recepção de toque

Atividade 04

O professor dividirá a turma em duas equipes e realizará um jogo para observar o quanto os alunos aprenderam e vivenciaram as técnicas do passe ou recepção. 

Recursos Complementares
Avaliação

Após o jogo reunir a turma e verificar os seguintes pontos:

- reconhecem a importância do passe para o jogo de voleibol;

- reconhecem os tipos de passe e os princípios técnicos para sua execução;

- identificam os tipos de deslocamento para execução do passe;

- apontam necessidade de mais aulas para desenvolverem a técnica do passe.

 

O aluno entendeu e aprendeu as novas técnicas do Passe?

O que este fundamento do passe pode contribuir para a dinâmica do jogo de voleibol na turma;

Os alunos foram capazes de vivenciar e colocar em prática o fundamento do passe voleibol?

 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/7 - 85,71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14,29%
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