19/05/2010
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar as técnicas do Passe no voleibol;
Os diferentes tipos de deslocamento para execução do passe;
Reconhecer a importância do Passe para a dinâmica do jogo voleibol.
Não é necesário nenhum conhecimento
Aula 01
Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou laboratório de informática
Material: livros, revistas, cartazes e artigos do voleibol
O professor deverá trabalhar junto com a turma algumas definições do Passe no voleibol.
O PASSE
O professor deverá explanar para os alunos sobre o que é o passe no voleibol. Para isto, poderá se orientar com o seguinte roteiro:
Também chamado recepção, o passe é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em última análise, em uma tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto. Além disso, o principal objetivo deste fundamento é controlar a bola de forma a fazê-la chegar rapidamente e em boas condições nas mãos do levantador, para que este seja capaz de preparar uma jogada ofensiva.
O fundamento passe envolve basicamente duas técnicas específicas:
A "manchete", em que o jogador empurra a bola com a parte interna dos braços esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura.
O "toque", em que a bola é manipulada com as pontas dos dedos acima da cabeça. Quando, por uma falha de passe, a bola não permanece na quadra do jogador que está na recepção, mas atravessa por cima da rede em direção à quadra da equipe adversária, diz-se que esta pessoa recebeu uma "bola de graça".
Embora com a mudança da regra de jogo, que permitiu os toques múltiplos consecutivos nas primeiras ações, a manchete ainda é o recurso técnico mais empregado para a recepção do saque. Essa técnica caracteriza-se pelo toque de bola com ambas as mãos unidas e sobrepostas. Os braços deverão ficar estendidos com uma ligeira rotação para fora (supinação).
O professor poderá utilizar a foto acima, e demonstrar aos alunos a posição técnica para realização do passe.
Em seguida, o professor continua sua explicação.
O movimento dos braços e do corpo deverá ser semelhante ao de empurrar a bola, e não de batê-la. Na execução da recepção do saque utilizando a manchete, o aluno deverá observar os seguintes detalhes;
Quando a bola é recepcionada com pouca força é aconselhável fazer, além de uma ligeira extensão das pernas, um acentuado movimento dos braços de baixo para cima, a fim de impulsioná-la. Discretamente, o aluno soma força à bola;
Quando a bola é recepcionada com muita força, os movimentos dos braços deverão ser de amortecimento da bola. O aluno faz um movimento contrário ao anterior, ou seja, ele diminui a força da bola;
Quando a bola é recepcionada com uma força média, os braços deverão manter a força da bola. Neste caso, ele não soma e nem diminui força à bola, apenas a deixa bater. Esse movimento dos braços e do corpo de somar, manter e de diminuir a força da bola requer, além de talento, muito treinamento;
Uma boa qualidade na recepção de saque dependerá essencialmente a construção do ataque. Uma equipe que não tem uma boa recepção de saque terá dificuldade em armar com sucesso as jogadas de ataque. O saque mal recepcionado facilita a armação do bloqueio adversário;
Quando a bola recepcionada ou defendida não chegar à zona de levantamento em boas condições de ser levantada, o levantador, na maioria das vezes, só terá como opção os levantamentos altos nas extremidades da rede e as bolas de fundo, e isso facilitará sobremaneira a ação dos bloqueadores adversários.
A explicação aos alunos sobre como realizar o movimento também pode seguir os seguintes passos
Mostar as fotos e as sequencias abixo indicadas
Recepção de Manchete:
01 - Posição fundamental ou de expectativa
02 - Estender e unir os membros superiores, sobrepor as mãos e dirigi-las obliquamente para o solo e afastando-as do tronco.
03 - Dirigir o olhar para a bola.
04 - Tocar a bola com os antebraços.
05 - Participar com todo o corpo na execução da manchete: a extensão dos membros inferiores é acompanhada por uma ligeira elevação dos membros superiores para cima e para frente.
Recepção de Toque
01 - Posição fundamental ou de expectativa
02 - Pés à largura dos ombros, um ligeiramente à frente do outro, ombros ligeiramente avançados, flexionar ligeiramente os membros inferiores e olhar para cima e para frente.
03 - Colocar as mãos com os dedos bem afastados, à largura da testa, definindo um triângulo entre os indicadores e os polegares.
04 -Tocar a bola com as pontas dos dedos em simultâneo, à frente da testa.
05 - Colocar todo o corpo por baixo da bola no momento do toque.
06 - Participar com todo o corpo na execução do passe.
07 - Dirigir o olhar para a bola.
Atividade 02
Realizar uma pequena atividade prática para que os alunos experienciem livremente o que foi explanado na aula.
Dividir os alunos em grupos, de acordo com o número de bolas disponíveis. Caso seja possível, dividir em duplas.
Pedir que realizem os passes vistos na explanação livermente.
Aula 02
Espaço: quadra, pátio da escola, sala de aula ou laboratório de informática
Material: bolas de volei, cones e cadeiras
Atividade 01
Cada aluno terá uma bola na mão, executará manchetes sobre si e a manchete será com diferentes alturas e direções.
Atividade 02
Um aluno distante mais ou menos a seis metros um do outro lança a bola para cima e saca, diretamente no colega. Este abaixado e movimentando na posição de expectativa do passe executa um passe devolvendo a bola de manchete.
Atividade 03
Um aluno distante mais ou menos a seis metros um do outro, lança a bola para cima e saca, diretamente no colega. Este abaixado e movimentando na posição de expectativa para receber o saque deslocará dando duas passadas laterais para o lado esquerdo e depois alternará para o lado direito devolvendo a bola de manchete.
Atividade 04
Um aluno distante mais ou menos seis metros um do outro sentará na cadeira e após o seu colega lançar a bola para cima para executar o saque o mesmo levanta da cadeira e recepciona a bola primeiramente de manchete. Alternar o exercício com a recepção de toque.
Aula 03
Atividade 01
Um aluno distante mais ou menos seis metros um do outro e após o seu colega lançar a bola para cima para executar o saque passará deslocando em zig zag por entre os três cones e executará um passe devolvendo a bola de manche. Alternar o exercício com a recepção de toque.
Atividade 02
Um aluno distante mais ou menos seis metros um do outro e após o seu colega lançar a bola para cima para executar o saque levantará da posição sentado e executará um passe devolvendo a bola de manchete e depois senta novamente. Alternar a atividade com a recepção de toque
Atividade 03
Um aluno distante mais ou menos seis metros um do outro e após o seu colega lançar a bola para cima para executar o saque levantará da posição deitado e executará um passe devolvendo a bola de manchete e depois deita novamente. Alternar a atividade com a recepção de toque
Atividade 04
O professor dividirá a turma em duas equipes e realizará um jogo para observar o quanto os alunos aprenderam e vivenciaram as técnicas do passe ou recepção.
Após o jogo reunir a turma e verificar os seguintes pontos:
- reconhecem a importância do passe para o jogo de voleibol;
- reconhecem os tipos de passe e os princípios técnicos para sua execução;
- identificam os tipos de deslocamento para execução do passe;
- apontam necessidade de mais aulas para desenvolverem a técnica do passe.
O aluno entendeu e aprendeu as novas técnicas do Passe?
O que este fundamento do passe pode contribuir para a dinâmica do jogo de voleibol na turma;
Os alunos foram capazes de vivenciar e colocar em prática o fundamento do passe voleibol?
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/10/2013
Cinco estrelasDemais adorei muito boa mesmo
30/09/2013
Cinco estrelasOtimooo (:
04/10/2011
Cinco estrelasmuito boa aula
03/08/2011
Quatro estrelasMUITO BOA AULA
12/03/2011
Cinco estrelasAdorei com isso posso dar aos meu alunos e fazer uma olimpiadas do colegio !!
06/10/2010
Cinco estrelasotimo
23/06/2010
Cinco estrelasOlha,acho que o trabalho de vocês esta ótimo e não presisa mudar nada...foi muito bom ara minha pesquisa e ficou bem completa com estes fundamentos..OBRIGADO