17/06/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Estudar a gestão dos resíduos sólidos é importante, dada a sua complexidade e envolvimento de diversos atores sociais. A busca de soluções para esse problema passa necessariamente por mudanças de condutas de ordem administrativa, operacional e social. Nesse contexto, o papel da educação é fundamental diante das dificuldades em promover as mudanças de comportamento, desenvolver programas para sensibilizar e orientar as pessoas para a correta separação dos resíduos, entre outros.
É importante entender que a aplicação da gestão de resíduos, traz benefícios, em médio e longo prazos, para toda a sociedade. Ganha o meio ambiente, que se beneficia indiretamente pelos recursos naturais poupados e pela prevenção da poluição; ganham as instituições, pois é possível diminuir os custos operacionais, introduzindo princípios de redução, reutilização e reciclagem, evitando o desperdício.
Mas então, o que são resíduos? Eles são os resultados de processos de consumo de diversas atividades da comunidade, podendo ser de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e ainda da varrição pública.
Os resíduos apresentam-se nos estados sólido, gasoso e líquido. Resíduos sólidos são materiais heterogêneos, (inertes, minerais e orgânicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteção à saúde pública e economia de recursos naturais. Os resíduos sólidos constituem problema sanitário, ambiental, econômico e estético (AMBIENTE BRASIL, 2007)
Os chamados resíduos sólidos podem ser divididos em grupos, como:
a) Lixo Doméstico: é aquele produzido nos domicílios residenciais. Compreende papel, jornais velhos, embalagens de plástico e papelão, vidros, latas e resíduos orgânicos, como restos de alimentos, trapos, folhas de plantas ornamentais e outros.
b) Lixo Comercial e Industrial: é aquele produzido em estabelecimentos comerciais e industriais, variando de acordo com a natureza da atividade. (AMBIENTE BRASIL, 2007)
Caro docente caso deseje se aprofundar mais no assunto para preparação de sua aula, sugere-se a visita ao site, que possui um excelente material sobre a questão dos resíduos sólidos.
www.ambientebrasil.com.br/composer.php3
Aula 01 - Problematização
Professor, a apresentacao dos conceitos relativos ao tema será feita por meio da leitura orientada do texto disponível no link abaixo:
www.ambientebrasil.com.br/composer.php3
Divida a turma em grupos e oriente-os a buscar a resposta para as seguintes questões:
• Classificação, origem e características dos resíduos
• O que são Resíduos Sólidos?
• O que são Resíduos Gasosos?
• O que são Resíduos Líquidos?
• O que são Resíduos Tóxicos?
• O que são Resíduos Hospitalares?
• O que são Classes dos Resíduos?
• O que é a Coleta e Disposição dos Resíduos?
Depois dessa atividade peca aos grupos que apresentem suas respostas. Intervenha depois da apresentação de cada grupo, para comentar as respostas, analisa-las em algum aspecto, corrigi-la e conceitua-Ia, se for o caso.
2º Aula
Professor, inicie sua aula retomando os conceitos analisados no ultimo encontro. Depois, inicie a exibição do documentário “Ilha das Flores”, do Diretor Jorge Furtado, disponível em: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/Filme.asp
Atenção! Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo aos alunos!
Professor, após a apresentação do filme promova um debate. O vídeo exibido contempla a questão da disposição final do resíduo, na perspectiva de sua tragédia social. Tente fazer a conexão da questão conceitual trabalhada nas leituras com a realidade apresentada no filme para formar um contexto de aprendizagem.
Estimule essa relação de idéias com os educandos! Pergunte se eles conhecem algo parecido com o mostrado no filme, evoque suas experiências. Assim pode-se relacionar bem as conclusões referentes aos “resíduos sólidos” e a dimensão social da questão lixo. Sugere-se que escrevam as conclusões a que chegaram.
Posteriormente, peca-lhes que acesse os sites abaixo para a realização de pesquisa complementar
www.resol.com.br/
www.ecolnews.com.br/lixo.htm
www.cempre.org.br
Divida a turma em grupos, liste os itens a serem pesquisados e distribua-os entre os grupos. Explique que cada grupo será responsável pela apresentação de um tema
Estruture um fórum de discussão virtual, no contexto da sala de aula, onde serão inseridas as pesquisas dos grupos. Desse modo, todos os alunos terão acesso aos temas dos demais colegas.
Itens de pesquisa:
1) Produção do lixo e destinação final, ênfase para reciclagem, incineração (lixo hospitalar) e o aterro sanitário;
2) Impactos ambientais provocados pelo lixo em diferentes escalas.
3) Relação entre a produção de lixo per capta no mundo, o nível de desenvolvimento econômico e a capacidade de consumo;
4) Custos da empresa de reciclagem: tonelada do papelão, alumínio,, do vidro. , entre outros. Verificacão das relações custo beneficio entre a reciclagem individual e coletiva.
5) Projetos sociais de reciclagem (cooperativas).
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/07/2012
Três estrelasMUITO BOM ELABORADO..GOSTEI MUITO
24/05/2010
Cinco estrelasMuito interessante o tema abordado pelo professor Nilton Goulart. O destino final do lixo tem sido uma preocupação mundial, vivemos num mundo cada vez mais consumista onde a produção de lixo é constante e numeroso. É preciso que nós educadores elabore aulas, projetos onde envolva toda comunidade escolar sobre esse tema que é de fundamental importância para pensarmos numa vida melhor com qualidade e mais duradoura.
28/04/2010
Cinco estrelasO objetivo deste estudo é possibilitar uma avaliação dos benefícios e malefícios trazidos pelo lixo ao meio ambiente, à sociedade e ao poder público, além de contribuir com uma proposta para o tratamento e destinação final desses resíduo. Admite-se que haverá apenas uma pequena mudança e conscientização através dos alunos, para depois refletir na sociedade o que eles aprenderam na escola, essa aula é maravilhosa e muito dinâmica no qual atrai o aluno e faz com que ele se dedique mais na escola
06/04/2010
Cinco estrelasEXCELENTE, POIS A AULA PROPORCIONA PESQUISA, PRODUÇÃO E INTERAÇÃO COM O CONTEXTO EM QUE O ALUNO ESTÁ INSERIDO.
24/03/2010
Quatro estrelasA presente atividade, foi bem desenvolvida, enfatizou bem o tema para a realidade, preocupou em relacionar os temas mais variados com a realidades existente. Porém poderia ter colocado mais fotos, desenhos e atividades.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula favorece a contextualização do conteúdo e possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades aos alunos
24/03/2010
Três estrelasUM PLANO DE AULA MUITO BOM ELABORADO, MAS FALTOU DAR MAS ATENÇÃO A QUESTÃO DO LIXO TÓXICO. A QUESTÃO PARA ONDE VAI AS PHILHAS, AS BATERIAS, ETC. ONDE SE DEVE JOGAR ESSES MATERIAIS.