23/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus medos, os contos e lendas sobre bicho papão, homem do saco, boi da cara preta, enfim os medos que assombram ou assombravam os alunos durante a infância.
Professor anote no quadro os títulos das histórias que os alunos indicarem.
Para relembrar um pouco dessas histórias o professor pode utilizar o áudio Quem tem medo do bicho papão? Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9494 |
Após a história questione os alunos sobre as lendas citadas durante a narração, relembrem canções de ninar que abordavam esses temas
Agora divida a turma em dois grupos: cada grupo receberá uma história.
Sugerimos as seguintes histórias:
Turma da Mônica em Os monstros da noite - http://www.monica.com.br/comics/noite/pag1.htm
Turma da Mônica em Um monstro embaixo da minha cama! - http://www.monica.com.br/comics/monster/pag1.htm
Após a leitura das histórias o professor deverá questionar os alunos os seguintes aspectos: - quantos e quais são os personagens da história - onde se passa a história - qual o enredo da história - qual a moral da história - em que época é retratada a história (atual ou antiga) - quais elementos estão presentes no cenário |
Atenção professor! Durante o debate instigue os alunos a perceber como se cria uma história: com personagens, cenários, figurinos, um enredo com começo, meio e fim, e a moral da história. Esse exercício servirá de base para que os grupos escrevam uma peça de teatro.
Aula 02: Construção
Agora que a turma já sabe como criar uma narrativa é hora dos grupos se reunirem e criarem uma história baseada nos medos e contos indicados pelos alunos no início da aula.
O professor deverá orientar os grupos de tal forma que todos os alunos participem da atividade, isto é, para apresentar uma peça de teatro são necessárias algumas funções: escritor, roteirista, diretor, personagens, cenário, figurinista, maquiador, narrador, etc.
Atenção professor! Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que podem auxiliar os alunos durante a criação da peça e escolha das funções.
Sendo assim, os alunos deverão escolher a função que mais lhe agrada, para contribuir da melhor forma possível para o desenvolvimento da atividade (respeitando os colegas e opiniões, contribuir para o trabalho em equipe, organização, responsabilidade, criatividade, desenvolver o senso crítico, etc).
Atenção Professor! Solicite à turma que traga algumas sucatas para ajudar na construção do cenário, no figurino dos personagens, etc. Reserve uma aula para construção do roteiro, cenário e figurino.
No teatro grego os atores utilizavam apenas máscaras como figurino, sendo assim os alunos podem criar suas máscaras de acordo com o seu personagem. No site http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/beatriz/mascara.html estão disponíveis algumas orientações para criar uma máscara com papel, cola, balão e tintas. Curiosidades! Professor indique a leitura do site http://www.amigodaalma.com.br/conteudo/artigos/mascaras.htm para que os alunos conheçam um pouco mais sobre o uso de máscaras. |
Aula 03: Ensaio geral!
Os alunos deverão fazer o último ensaio geral onde o professor deverá orientá-los sobre a postura, entonação da voz, expressão corporal, exploração do cenário etc.
Aula 04: Apresentação!
Professor reserve o anfiteatro da escola ou prepare uma sala para as apresentações, convide a comunidade escolar e a cada apresentação o narrador de cada peça deverá informar ao público o título da peça e um breve resumo da história.
Após as apresentações os alunos deverão fazer um texto informando qual foi a sua função na peça, quais as dificuldades encontradas, se gostou de participar da atividade, o que aprendeu e em qual função gostaria de participar na próxima atividade.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasUma aula muito participativa, ótima para as crianças imaginarem bem o escuro. E para o teatro infantil 10
24/03/2010
Sem estrelasA aula está bem interessante, ela utilizou estratégias de forma bem criativas que despertarão interesse do aluno para o tema proposto .