Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ginástica ao ar livre: saúde ao alcance de todos?

 

27/05/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os aspectos sociais que envolvem a ginástica ao ar livre; constatar de que maneira esse tipo de ginástica promoveria a saúde; vivenciar algumas formas de ginástica ao ar livre.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de ginástica, em sentido amplo e o conceito de saúde.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: qualquer área ao ar livre na escola ou em seu entorno.

Materiais: nenhum   

Atividade 1

Reunir a turma e questioná-los: Qual a forma de exercitar o corpo ao ar livre que vocês acham que é a mais comum, mais praticada pela população?  Por quê? (direcionar a discussão para que a turma perceba que é a caminhada, por questões muitas  das vezes financeiras e por ser de fácil execução). Em qual(is) lugar(es) essa atividade costuma ser realizada? (na rua, em esteiras, em pátios, em quadras, dentre outros). Desses espaços citados qual seria o mais acessível a todos? (na rua) Por quê? (é pública e ,portanto, acessível a todos) Quais os motivos que levam as pessoas a praticar caminhada? (aprox. 10 min.)

Textos de apoio, para o professor (que devem ser lidos por este anteriormente a aula) para que ,assim, tenha dados consistentes para as discussões. Podem ser lidos para a turma se a discussão não chegar ao ponto desejado, expresso depois de cada pergunta, entre parênteses :

Fazer exercícios ao ar livre é uma delícia: promove uma integração com o meio ambiente, permite que se façam atividades em família ou entre amigos e ainda é uma forma barata de melhorar a forma física e a saúde. Andar de forma acelerada por uma hora em um parque, pista, ciclovia ou mesmo no calçadão da praia queima cerca de 150 calorias de maneira prazerosa. Nada melhor do que depois de caminhar, tomar uma água de côco e ver o pôr do sol, certo? Um passeio de bike gasta 125 calorias se for feito sem muita intensidade; mas se você e seus amigos resolverem fazer uma corrida ou levarem o exercício a sério, podem queimar até 270 calorias brincando. Quer se divertir com as crianças? Que tal uma partida de peteca, um jogo divertido que faz com que se gaste cerca de 125 calorias por hora! Uma partida de vôlei de praia com os amigos manda embora 150 calorias mole, mole. (adaptado de: http://www.bemleve.com.br/fitness/ao-ar-livre/382) (acesso em 12/04/10)   

A respeito da caminhada: "É a atividade mais democrática que existe, pois o investimento é mínimo e o retorno, garantido", assegura o ortopedista Fábio Ravaglia, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O único obstáculo talvez seja o da falta de tempo. "O ideal é que as pessoas caminhassem pelo menos 30 minutos por dia", sugere Ravaglia. (adaptado de: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/71/voce-precisa-caminhar-mais-da-inibicao-do-apetite-a-127516-1.asp) (acesso em 12/04/10) 

Atividade 2

Listar juntamente com a turma outras formas de se exercitar ao ar livre, discutindo de que maneira as respectivas atividades seriam promotoras da saúde. Por exemplo: corrida e bicicleta (emagrecimento e condicionamento cardiorespiratório), alongamento (melhora na flexibilidade), tai chi chuan (melhora a saúde cardiovascular e a concentração), yoga(melhora da flexibilidade e da força estática), dentre outras. (aprox. 10 min.)   

Atividade 3

Realizar com a turma uma caminhada leve ao ar livre. (caso não tenha espaço suficiente dentro da escola caminhar nas proximidades desta) (aprox. 20 min.)   

Atividade 4

Realizar com a turma uma sessão de alongamentos leves (caso a escola disponha de uma área ao ar livre, utilizá-la para esta prática).

Imagens para apoio:  http://www.percorrere.net/alongamento.jpg (acesso em 12/04/10) (aprox.20 min.) 

Recursos Complementares
Avaliação

Dividir a turma em grupos de cinco e pedir aos grupos que pesquisem em livros, revistas e/ou internet, um tipo de ginástica que possa ser praticada ao ar livre, para ser vivenciada em uma próxima aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.