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Alongando o corpo e melhorando a saúde?

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a relação do alongamento com a saúde; compreender que a orientação de execução dos movimentos é importante; vivenciar diversos tipos de alongamento.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de ginástica, como exercícios, e o conceito de saúde.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra ou pátio, de preferência coberto.

Materiais: colchonetes, aparelho de som com CD, CD's com músicas lentas.   

Atividade 1

Reunir os alunos e discutir quais os diversos benefícios para a saúde, conhecidos por eles, trazidos pelo exercício "Alongamento”.

Benefícios do Alongamento :

- Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento;

- Previne lesões (distensões musculares, entorses);

- Melhora a postura e o esquema corporal;

- Ativa a circulação;  

- Reduz a ansiedade, o estresse e a fadiga;  

- Melhora a atenção;  

- Previne dores;   

- Auxilia no desenvolvimento da consciência corporal, melhorando a postura;   

- Reduz as tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares (principalmente em idosos ou indivíduos que se viciam em posições erradas no dia-a-dia );   

- Aumenta a eficiência mecânica por permitir a realização dos gestos desportivos em faixas aquém do limite máximo do movimento onde a resistência ao gesto é maior;   

- Permite a realização de gestos e movimentos que seriam simplesmente impossíveis sem o alongamento;   

- Diminui os riscos de lesões e distensões. (Apesar de não confirmado experimentalmente, a prática nos tem demonstrado sua eficácia);   

- Propicia condições para melhoria de agilidade, força e velocidade, reduzindo a deterioração física associada com a idade.  

 (adaptado de : http://www.alongamentos.com/beneficio-do-alongamento.htm) (acesso em 12/04/10) (aprox. 5 min.)   

Atividade 2

Questionar os alunos: Os alongamentos podem ser feitos de qualquer maneira? Encaminhar a discussão esclarecendo que o alongamento deve obedecer a uma sequência e ser praticado em determinada intensidade e volume dependendo do objetivo ao qual se presta, necessitando, em alguns casos, de uma orientação profissional. Um alongamento mal feito pode ocasionar lesões musculares como contraturas e distensões. (aprox. 5 min.)   

Atividade 3

Perguntar aos alunos: Com quais finalidades podemos realizar os alongamentos? (as finalidades mais aplicadas são: flexibilidade, postura, relaxamento das fibras musculares, dentre outras.)

Vivenciar algumas práticas de alongamento:

- para flexibilidade: dica: realizar os exercícios inspirando pelo nariz e expirando pela boca, sendo que a cada expiração forçar um pouco mais o alongamento.

sites de apoio:

http://www.percorrere.net/alongamento.jpg 

http://www.alongamentos.com/   (acesso em 12/04/10) 

- para postura: dica: realizar os exercícios inspirando pelo nariz e expirando pela boca, sendo que a cada expiração forçar um pouco mais o alongamento.

 sites de apoio:

http://www.fisioterapiaebemestar.com.br/especialidades.php?op=5&subop=8  

http://www.youtube.com/watch?v=r7t_SzPBjZo  

http://www.youtube.com/watch?v=C1rqtoxz92M&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=lOM5XxAVCu4&feature=related    (acesso em 12/04/10)     

- para relaxamento das fibras musculares: dica: realizar os exercícios inspirando pelo nariz e expirando pela boca, respirar levemente, bem devagar.

sites de apoio:

http://www.experta.com.br/tariqexperta/voce/voce_corpo.html  

http://www.youtube.com/watch?v=9nYvZ0JdeFk   (acesso em 12/04/10)  

( aprox. 30 min.)

Recursos Complementares
Avaliação

Dividir a turma em grupos, distribuindo entre eles diversos tipos de alongamentos, dentre os que foram ilustrados e vivenciados na atividade três. Cada grupo deverá realizar uma prática do alongamento selecionado para que toda a turma vivencie.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Maria Ivana Paulino LIra, FELIX DE AZEVEDO EEFM , Ceará - disse:
    ivana_paulino@hotmail.com

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    A aula é bastante rica em detalhes e em conteúdo. A vivência e a questão de paasar para o outro o parendido é a forma de aprndizagem mais concreta e completa.


Sem classificação.
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