23/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Aula 01:
Atenção professor! Caso seja possível reserve o laboratório de informática para essa atividade, reserve fones de ouvido para todos os computadores e uma caixa de som em um dos computadores. Caso não seja possível utilizar o laboratório de informática, reserve um rádio e alguns sons da natureza e de animais. A sala de aula também precisa ser reorganizada, de forma que os alunos fiquem mais à vontade, disponha as carteiras e cadeiras ao redor da sala de forma que o centro da sala fique livre para os alunos formarem uma roda e sentar-se no chão.
Ao iniciar a aula o professor deverá instigar a turma sobre os bichos e os sons, perguntar aos alunos quais são seus animais de estimação, como é o som desses animais, se eles fazem sempre o mesmo som, na mesma intensidade, se eles percebem alguma alteração no som quando os animais estão alegres ou tristes, questionar sobre os barulhos da natureza, citar alguns fenômenos e pedir que os alunos reproduzam o som (água, vento, chuva, raio).
Após esse primeiro debate utilize o áudio: A arara cantora que aborda um conto infantil de uma arara que decidiu virar cantora. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8684
Atenção Professor! Caso perceba que os alunos não compreenderam a história, reproduza novamente.
Agora peça para os alunos recontarem a história, identificando os personagens, os sons, e as diferentes entonações durante a narração que se referem a um sentimento, questionar que sentimento é esse.
Após o debate distribua à turma folhas de papel sulfite e giz de cera para que eles desenhem a história, retratem os personagens, a floresta e tudo mais que chamou a atenção. Quando terminarem os desenhos peça que cada um comente o seu.
Agora é hora de identificar outros sons!
Atenção Professor! No site http://www.flashkit.com/soundfx/ existem alguns sons sobre a natureza e animais, escolha alguns e salve no computador dos alunos e peça para eles escutarem com o fone de ouvido e identifique. Aguarde até que a turma tenha explorado todos os áudios individualmente e repasse novamente os sons utilizando a caixa de som para que os alunos indiquem a origem do som.
Sugerimos alguns sons: Sound FX / Nature: BIRD e Frog Garden (http://www.flashkit.com/soundfx/Nature/) Sound FX / Nature / Ocean: Ocean/Beach, seagul e wave break (http://www.flashkit.com/soundfx/Nature/Ocean/) Sound FX / Nature / River: Splash (http://www.flashkit.com/soundfx/Nature/River/) Sound FX / Nature / Fire: Sizzle (http://www.flashkit.com/soundfx/Nature/Fire/) Sound FX / Nature / Forest Categories: jungleamb01 e The Rain Forest Before a Rainstorm (http://www.flashkit.com/soundfx/Nature/Forest/more2.php) Sound FX / Domestic /Applicances: dog (http://www.flashkit.com/soundfx/Domestic/Applicances/more1.php) Sound FX / Domestic/Other Categories: Match (http://www.flashkit.com/soundfx/Domestic/Other/) O site http://www.bairrovilaolimpia.com.br/HTMSomMidDigital/SomDigital/SOMDIGITALREL.htm#animal disponibiliza vários sons de bichos para fazer download. |
Sugestão de Avaliação:
Aluno |
Critérios | Observações |
||||
Participação nas discussões |
Envolvimento com o tema |
Comportamento durante as atividades |
Criatividade na elaboração das atividades |
Interação com os colegas durante a atividade | ||
1. | ||||||
2. | ||||||
3. | ||||||
4. | ||||||
5. |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!