Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O som dos bichos

 

23/04/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar aos alunos alguns sons da natureza para exercitar a identificação, aguçar a imaginação ao transferir para o papel os sons identificados.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01:
Atenção professor! Caso seja possível reserve o laboratório de informática para essa atividade, reserve fones de ouvido para todos os computadores e uma caixa de som em um dos computadores. Caso não seja possível utilizar o laboratório de informática, reserve um rádio e alguns sons da natureza e de animais. A sala de aula também precisa ser reorganizada, de forma que os alunos fiquem mais à vontade, disponha as carteiras e cadeiras ao redor da sala de forma que o centro da sala fique livre para os alunos formarem uma roda e sentar-se no chão.

Ao iniciar a aula o professor deverá instigar a turma sobre os bichos e os sons, perguntar aos alunos quais são seus animais de estimação, como é o som desses animais, se eles fazem sempre o mesmo som, na mesma intensidade, se eles percebem alguma alteração no som quando os animais estão alegres ou tristes, questionar sobre os barulhos da natureza, citar alguns fenômenos e pedir que os alunos reproduzam o som (água, vento, chuva, raio).

Após esse primeiro debate utilize o áudio: A arara cantora que aborda um conto infantil de uma arara que decidiu virar cantora. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8684

Atenção Professor! Caso perceba que os alunos não compreenderam a história, reproduza novamente.

Agora peça para os alunos recontarem a história, identificando os personagens, os sons, e as diferentes entonações durante a narração que se referem a um sentimento, questionar que sentimento é esse.

Após o debate distribua à turma folhas de papel sulfite e giz de cera para que eles desenhem a história, retratem os personagens, a floresta e tudo mais que chamou a atenção. Quando terminarem os desenhos peça que cada um comente o seu.

Agora é hora de identificar outros sons!
Atenção Professor! No site http://www.flashkit.com/soundfx/ existem alguns sons sobre a natureza e animais, escolha alguns e salve no computador dos alunos e peça para eles escutarem com o fone de ouvido e identifique. Aguarde até que a turma tenha explorado todos os áudios individualmente e repasse novamente os sons utilizando a caixa de som para que os alunos indiquem a origem do som.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1861/imagens/ROTEIROS.gif Sugerimos alguns sons:
Sound FX / Nature: BIRD e Frog Garden (http://www.flashkit.com/soundfx/Nature/)
Sound FX / Nature / Ocean: Ocean/Beach, seagul e wave break (http://www.flashkit.com/soundfx/Nature/Ocean/)
Sound FX / Nature / River: Splash (http://www.flashkit.com/soundfx/Nature/River/)
Sound FX / Nature / Fire: Sizzle (http://www.flashkit.com/soundfx/Nature/Fire/)
Sound FX / Nature / Forest Categories: jungleamb01 e The Rain Forest Before a Rainstorm (http://www.flashkit.com/soundfx/Nature/Forest/more2.php)
Sound FX / Domestic /Applicances: dog (http://www.flashkit.com/soundfx/Domestic/Applicances/more1.php)
Sound FX / Domestic/Other Categories: Match (http://www.flashkit.com/soundfx/Domestic/Other/)
O site http://www.bairrovilaolimpia.com.br/HTMSomMidDigital/SomDigital/SOMDIGITALREL.htm#animal disponibiliza vários sons de bichos para fazer download.

 Sugestão de Avaliação:

Aluno
Critérios Observações
Participação nas discussões
Envolvimento com o tema
Comportamento durante as atividades
Criatividade na elaboração das atividades
Interação com os colegas durante a atividade
1.            
2.            
3.            
4.            
5.            

 

Recursos Complementares
http://www.flashkit.com/soundfx/
Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados. Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade. Para avaliar essas atividades sugerimos alguns critérios em Estratégias da Aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.