07/05/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar em quais aspectos físicos a ginástica localizada seria promotora da saúde; refletir sobre a necessidade de orientação na prática da ginástica localizada; vivenciar a ginástica localizada.
Conceito de ginástica, em sentido amplo e o conceito de saúde.
Espaço: quadra ou pátio, de preferência coberto.
Materiais: colchonetes, elásticos tipo para garrote, aparelho de som com CD, cd's variados.
Reunir a turma e questioná-los:Vocês já ouviram falar em ginástica localizada? Quais os benefícios que essa atividade pode trazer para a saúde? Promover uma discussão, de acordo com o exposto pelos alunos, tomando como base os dados abaixo:
site de apoio:
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/010511_fit_ginastica_localizada.htm
Benefícios da ginástica localizada:
- Melhora a postura
- Ajuda a reduzir os riscos de lesões assim como a realizar as tarefas diárias;
- Aumenta a massa muscular;
- Aprimora a capacidade física (resistência muscular localizada);
- Melhora a saúde;
- Melhora a disposição física ;
- Contribui com o bem-estar emocional;
- Melhora a auto-estima;
- Emagrece.
(adaptado de: http://www.cdof.com.br/local1.htm) (acesso em 12/04/10) (aprox. 5 min.)
Debater com os alunos quem pode praticar a ginástica localizada e de que forma ela pode ser realizada para que os objetivos sejam atendidos, dentro de uma vivência saudável e segura.
Texto de apoio
"Durante uma aula de ginástica encontramos alunos com diferentes tipos de desenvolvimento, por isso é necessário a presença constante de um professor para orientar a intensidade do exercício para cada aluno. Assim todos farão a mesma aula, mas cada um com o seu ritmo sem o risco de dores ou contusões."
(trecho adaptado do texto contido em: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/010511_fit_ginastica_localizada.htm ) (acesso em 12/04/10)
Posteriormente, discutir com a turma a partir do seguinte questionamento: Com quais finalidades a ginástica localizada é praticada? As finalidades mais aplicadas são: para resistência muscular localizada e hipertrofia (aumento) no tamanho das fibras musculares, dentre outras.
(aprox. 5 min.)
Vivenciar algumas práticas da ginástica localizada, de acordo com a discussão feita na atividade 2, utilizando os elásticos como resistência para os movimentos.
sites de apoio:
http://www.cdof.com.br/local1.htm (acesso em 12/04/10)
http://www.3gpdb.com/videoy.php?b=43hpjnCbni1&ginastica-localizada-dicas-e-beneficios= (acesso em 12/04/10)
(aprox. 30 min.)
http://www.cdof.com.br/local1.htm
http://www.3gpdb.com/videoy.php?b=43hpjnCbni1&ginastica-localizada-dicas-e-beneficios=
A partir das informações dos tipos de ginástica localizada vivenciados na aula, os alunos deverão construir uma tabela relacionando a estrutura de uma aula de ginástica localizada com os respectivos objetivos.
Exemplo de uma aula que tem como objetivo a qualidade física Resistência para alunos iniciantes:
1) Exercícios com várias repetições ( mais de 20 , 30- 40);
2) Trabalho qualitativo (com aumento de volume - repetições e séries) ;
3) Recursos materiais : Caneleiras/halteres/step
4) Executar exercícios variados que trabalhem o mesmo grupamento sem descanso ou exercícios com muita repetição;
5) Método de treinamento: Localizado por articulação.
6) Intensidade baixa: de 70% a 80% da Força máxima muscular.
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