21/05/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Reconhecer os motivos que fizeram da prática da ginástica laboral uma rotina em grandes empresas e indústrias; vivenciar a ginástica laboral; relacionar exercícios da ginástica laboral com algumas funções existentes em empresas e indústrias.
Conceito de ginástica, em sentido amplo e o conceito de saúde.
Espaço: quadra ou pátio, de preferência coberto.
Materiais: colchonetes.
Reunir a turma e questioná-los: Vocês já ouviram falar em ginástica laboral? Qual a sua aplicação? O professor deverá utilizar o texto contido em http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=815 (acesso em 12/04/2010) para basear esta discussão. (aprox. 5 min.)
Indagar aos alunos: Vocês acreditam que os empresários e grandes industriários implantam a ginástica laboral somente com o objetivo de promover a saúde de seus funcionários? Encaminhar a discussão no sentido de que a ginástica laboral foi criada para promover a saúde dos funcionários, pois reduz a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos. Desta forma diminui o número de afastamentos dos empregados na empresa, o que traz benefícios econômicos diretos para esta, elevando também a produtividade dos empregados. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores. (adaptado do texto contido em: http://www.copacabanarunners.net/ginastica-laboral.html ) (acesso em 12/04/2010)
(aprox. 5 min.)
Dividir a turma em três grupos, pedindo que cada um desses discuta e demonstre sobre quais partes do corpo se concentraria a ginástica laboral para as seguintes profissões: digitador, dentista e garçom/garçonete.Utilizar as atividades contidas nas sites abaixo para orientar os alunos.
Digitador: http://www.youtube.com/watch?v=clatiG_ECqM http://www.youtube.com/watch?v=b8yuM4RlZXE&feature=fvw
Dentista: http://www.youtube.com/watch?v=x02oBWDpblk&feature=related
Garçom/garçonete: http://www.youtube.com/watch?v=k-cORvLsbrM&feature=related
(acessos em 12/04/2010)
Com os mesmos grupos da atividade 3, os alunos deverão criar novos exercícios a partir dos que foram apresentados, que possam ser executados pelos respectivos profissionais auxiliando na melhora da qualidade de vida destes. Lembrar os alunos que esses exercícios são executados no ambiente de trabalho e com tempo reduzido. Pedir aos grupos, também, que associem exercícios com a prática laboral de seus pais. A avaliação do aprendizado se dará mediante ao que os alunos apresentarem.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/08/2014
Cinco estrelasgostei muito dessa aula, muito bem explicada, com bom direcionamento.