Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Valor numérico de uma expressão algébrica

 

31/03/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Quatro operações básicas •Noção de expressões algébricas
Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto valor numérico de uma expressão algébrica com seus alunos.

                Professor, faça uma dinâmica em sala de aula para introduzir o conteúdo. Como sugestão, temos:
                     • Cada aluno receberá o “nome” de uma letra e a partir daí como num jogo de mímica para acertar o nome de um filme (brincadeira comum entre alunos daquela faixa etária) eles precisarão adivinhar uma expressão numérica. 
                    • Em seguida, faça a correspondência de algumas dessas letras com números para sofisticar a brincadeira aumentando o grau de dificuldade. 
                     • Destine um aluno de cada grupo, e cada grupo de uma vez, para se propor a acertar o que está sendo proposto. Errando, o grupo dá lugar a outro grupo e na volta ao grupo a resposta terá que ser de outro membro que ainda não tenha participado.
                      • Os acertos serão escritos no quadro.
                      • Posteriormente, solicite que os grupos se separem e cada aluno da classe aplicará às expressões corretas escritas no quadro, alguns valores determinados pelo professor. Ao final da aula, essas respostas serão recolhidas para avaliação.
                

               Professor comente com seus alunos que na dinâmica eles podem representar diferentes letras e que o mesmo acontece com os números numa expressão algébrica. A letra pode ser representada por muitos números.

               Professor solicite ainda que os alunos, em grupo, descubram situações em que a dinâmica não poderia ser substituída por qualquer aluno da classe e peça que os grupos, chegando à sua conclusão, guardem a resposta para o momento da apresentação onde todos revelam o que encontraram. Aproveite o momento para mostrar porque algumas regras foram sendo criadas quando fazemos a substituição das letras pelos números. Também aproveite o momento para fazer questionamentos do tipo:
                    * Quais são as particularidades dos números? 
                    * Porque os conjuntos recebem nomes diferentes? 
                    * Qual a diferença entre os conjuntos ?


               Numa segunda aula, recomeçe a partir dos questionamentos abaixo e tomando por base qual foi o resultado da aula anterior.

                    • É possível existir expressões com letras e números ?
                    • O que são expressões algébricas ?
                    • Como podemos representar genericamente “Carlos tem 2 anos a mais que Adail” ?


               Para desenvolver este conteúdo com seus alunos, utilizaremos para uma situação prática. Leve-os ao laboratório de informática. Para abordar o tema Valor numérico de uma expressão algébrica, montamos uma aula interdisciplinar com o objetivo de sensibilizar nossos alunos e seus familiares quanto à qualidade da alimentação, para isto montamos uma série de cálculos onde os alunos deverão substituir valores em expressões algébricas. Os cálculos a seguir têm por objetivo determinar quantas calorias cada pessoa pode consumir diariamente, sem o risco de engordar e como fazer para perder essas calorias.

Etapa 1 – Taxa de metabolismo basal


              Peça aos seus alunos que acessem o sítio http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc_uploads/materiais/versaoOnline/versaoOnline47_pt/versaoOnline47.swf, é necessário que se faça um cadastro prévio, totalmente gratuito, e quando for acessar o sítio o usuário deverá estar “logado”. Utilize a opção “Necessidades alimentares” e em seguida “Metabolismo Basal e Total” e aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1862/imagens/Aula_2009_10_05.jpg

               Professor iniciaremos pela Taxa de metabolismo basal. Para saber de quantas calorias o nosso organismo necessita diariamente para manter as funções básicas como temperatura corporal, a respiração, os batimentos cardíacos e pressão arterial, entre outras, devemos fazer o cálculo especificado na tela do aplicativo. Neste cálculo, precisaremos saber o “peso” do aluno, a altura e a idade do aluno. Seria interessante que tenha disponível no laboratório uma balança e uma fita métrica para que os alunos possam efetuar estas medições. É importante notar que existe uma diferença do cálculo para homens e mulheres.

               Professor logo abaixo do cálculo da Taxa de metabolismo basal, o aplicativo mostra a seguinte mensagem:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1862/imagens/Aula_2009_10_06.jpg

seria interessante neste momento citar e comentar sobre algumas doenças relacionadas a falta como: obesidade, desnutrição, anorexia nervosa (fotos) e bulimia, esta última, infelizmente, presente em algumas de nossas alunas.

Etapa 2 – Calorias disponíveis


               Agora Professor, vamos para as “Calorias Disponíveis” veja em nível de atividade física que seu aluno se enquadra. Multiplique a sua taxa de metabolismo basal pelo fator correspondente à sua rotina de exercícios. O resultado é o total de calorias que você pode consumir diariamente, sem alteração no peso.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1862/imagens/Aula_2009_10_07.jpg
 
                Podemos classificar as atividades da seguinte forma:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1862/imagens/Aula_2009_10_08.jpg

               Peça aos seus alunos que se enquadrem em uma dessas classificações e em seguida efetuem o cálculo no aplicativo. Com isto cada aluno vai saber o total de calorias que pode consumir diariamente, sem alteração no peso.
               Comente com seus alunos que uma das maneiras de perder peso de forma saudável é aumentar a atividade física e diminuir a quantidade de calorias ingeridas durante o dia, mas isto dever ser feito com a orientação de um médico.
               Professor uma das formas de avaliação desta aula é que seus alunos efetuem estes cálculos com seus familiares e os apresente na aula seguinte. Esta é uma maneira de utilizar o aprendizado de sala de aula em pró da saúde familiar. 
 

Avaliação
Professor uma das formas de avaliação desta aula é que seus alunos efetuem estes cálculos com seus familiares e os apresente na aula seguinte. Esta é uma maneira de utilizar o aprendizado de sala de aula em prol da saúde familiar.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.