17/05/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender as regras do Jogo de Taco.
Compreender o Jogo de Taco com o elemento da cultura corporal infantil e sua informalidade tática e técnica.
Praticar o jogo do taco identificando as principais dificuldades para a prática.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Caro professor, essa é a segunda aula de um plano de unidade que pretende apresentar diferentes jogos de rebater. Na primeira aula (Jogos de Rebater: conhecendo os materiais), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e esportes de rebater que conheciam e, posteriormente, selecionaram alguns jogos para a prática nas aulas de educação física. Nessa aula, o professor irá propor a experimentação do jogo Taco.
Atividade 1:
Recomendo que a primeira parte dessa aula seja feita no laboratório de informática ou em uma sala de vídeo. A aula iniciará com perguntas problematizadoras: 1) Qual aluno já praticou o jogo do Taco? 2) Quais os materiais necessários para a prática do jogo? 3) Qual o terreno utilizado para a prática do jogo? 4) Por fim, descreva as principais regras do jogo do Taco. Antes mesmo da resposta, o professor poderá apresentar vídeos ilustrativos da prática do jogo de Taco. Na parte “Recursos Complementares” deste plano de aula estão indicadas algumas opções de vídeo sobre o jogo do Taco.
A medida que os alunos comecem a responder as perguntas, o professor deve listar, no quadro negro, as diversas regras apresentadas pelos alunos. Observe se há discordância na turma entre as regras do jogo. Por se tratar de um jogo popular, o Taco apresenta inúmeras variações que se adéquam as demandas dos grupos. Essa etapa da aula é importante para que todos dominem as regras e cheguem a um acordo sobre a forma inicial do jogo.
Dica: Outra opção de atividade problematizadora, para o início da aula, é pedir aos alunos que pesquisem na internet as regras do jogo do Taco e apresentem para a turma. Eles observarão que diferentes sites apresentam versões distintas para o jogo. Para uma descrição sobre uma das possibilidades de prática do jogo de Taco ver:
http://www.jogos.antigos.nom.br/tacos.asp
A primeira parte da aula termina com a apresentação dos materiais necessários para a prática do jogo: 1) O taco ou bastão pode variar de espessura – quanto mais grosso, mais fácil o contato com a bola – e de tamanho (recomendo que o taco seja mais ou menos da altura do quadril das crianças, ou seja, com a ponta do taco encostando no chão, a parte superior deve alcançar o quadril dos jovens); 2) A bola que pode ser uma bola de tênis velha ou ainda uma bola de frescobol ou similar de borracha e; 3) por fim, a base/"casinha", que pode ser uma lata de bola de tênis, lata de refrigerante ou gravetos formando um triangulo apoiados no chão.
Atividade 2:
Terminada a primeira parte da aula, os alunos deverão mapear na escola, ou ao seu redor, um espaço ideal para a prática do jogo de taco. É importante que a área de jogo seja grande, sem obstáculos com o piso variando entre cimento, grama e terra. A turma deverá ser capaz de selecionar conjuntamente o melhor espaço para a prática do jogo.
Atividade 3: Em um jogo do Taco tradicional, teremos a turma divida em duplas que jogarão umas com as outras. Nessa aula, porém, a turma será dividida em grupos de 4 alunos. Esse agrupamento será importante para que tenhamos a seguinte dinâmica:
> No grupo A – composto por 4 alunos – teremos sempre dois alunos jogando – marcando pontos com o taco ou defendendo de posse da bola – e outros dois alunos analisando a prática do jogo. Sempre que a sua equipe marcar um ponto há um revezamento dos jogadores com uma nova dupla entrando para jogar. A dupla que estiver de fora deverá observar os seguintes pontos da prática dos seus colegas:
1) O grupo compreendeu as regras do jogo?
2) Todos estão respeitando as regras?
3) Quais materiais podem ser adaptados para aumentar a dinamicidade do jogo?
4) Quais regras podem ser modificadas para tornar o jogo mais atraente e democrático para todos os alunos?
A prática do jogo deverá durar 25 minutos e ao final cada grupo de 4 alunos apresentará a sua análise sobre o jogo do Taco. Os alunos deverão ser capazes de apontar os problemas (diagnóstico) e propor soluções. Na próxima aula desse plano de unidade – "Jogos de Rebater: transformando o Jogo do Taco" – teremos a continuação da dinâmica de transformação do jogo de Taco.
Animação sobre as regras do jogo do Taco:
http://www.youtube.com/watch?v=Xus2TTuvvwQ
Vídeo sobre uma partida de Taco:
http://www.youtube.com/watch?v=uTrNMVs9Oc8
Descrição das regras do jogo do Taco:
http://www.jogos.antigos.nom.br/tacos.asp
Ao final da aula o professor deverá explorar a compreensão dos alunos sobre:
1) as regras do jogo do Taco,
2) os materiais utilizados na prática do jogo e
3) as principais dificuldades diagnosticadas pelos próprios alunos para a prática do Taco.
Indico a construção de um instrumento de avaliação escrita no formato de dever da casa/tarefa de casa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!