17/05/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Transformar as regras do jogo de taco aprendido a partir das demandas do grupo.
Praticar o jogo do taco identificando as principais dificuldades para a prática, respeitando as limitações motoras dos colegas de classe.
Avaliar as mudanças sugeridas e sua funcionalidade para o jogo.
Compreender as regras básicas do Jogo do Taco.
Caro professor, essa é a terceira aula de um plano de unidade que pretende apresentar diferentes jogos de rebater. Na segunda aula ("Jogos de Rebater: conhecendo o Jogo do Taco"), os alunos praticaram o jogo do Taco e diagnosticaram os principais problemas observados no decorrer da prática. Nessa aula, os alunos, com a mediação do professor, deverão elaborar novas regras para o Jogo do Taco e aplicar as mudanças com uma nova fase de experimentação.
Atividade 1: A primeira atividade da aula será a prática do jogo do Taco buscando retomar as observações – diagnósticos e propostas – apresentadas na aula anterior. Essa atividade funcionará como uma revisão e permitirá aos alunos relembrar os pontos discutidos na aula anterior. Os alunos serão divididos em grupos de 4 alunos – contrariando a regra do jogo que propõe jogos em duplas. A experimentação deverá durar 15 minutos. Esse agrupamento será importante para que tenhamos a seguinte dinâmica:
> No grupo A – composto por 4 alunos – teremos sempre dois alunos jogando – marcando pontos com o taco ou defendendo de posse da bola – e outros dois alunos analisando a prática do jogo. Sempre que a sua equipe marcar um ponto há um revezamento dos jogadores com a dupla que observava/analisava o jogo ingressando na partida. A dupla que estiver de fora deverá observar os seguintes pontos da prática dos seus colegas:
1) O grupo compreendeu as regras do jogo?
2) Todos estão respeitando as regras?
3) Quais materiais podem ser adaptados para aumentar a dinamicidade do jogo?
4) Quais regras podem ser modificadas para tornar o jogo mais atraente e democrático para todos os alunos?
Atividade 2: Terminado o primeiro momento da experimentação, o professor deverá organizar um debate com todos os grupos. Cada grupo apresentará oralmente os problemas que observou na prática do jogo. Geralmente, podemos categorizar as dificuldades para a prática dos jogos em 3 grandes grupos:
1) dificuldades técnicas/motoras – por exemplo para rebater a bola ou lançá-la com precisão na base;
2) dificuldades observadas a partir da escolha dos materiais utilizados no jogo – por exemplo, um taco muito grande que dificulta o movimento da rebatida, um taco muito fino que dificulta o contato com a bola, uma base/”casinha” muito pequena que dificulta a tarefa de derrubá-la;
3) as regras empregadas que tornam o jogo muito lento, enfadonho ou excluem alunos menos habilidosos.
Caberá ao professor organizar a fala dos diferentes grupos e auxiliar na construção de um “novo” jogo de Taco, dessa vez, com novas regras elaboradas a partir das demandas da própria turma. O professor deverá organizar uma votação para confirmar cada nova mudança introduzida no jogo. Isso permitirá uma construção coletiva da turma.
Atividade 3: Terminada a votação, os alunos deverão retornar para a prática para testar se as soluções apresentadas (novas regras) de fato contribuem para uma prática mais democrática e lúdica para a maioria. Apresento aqui algumas opções testadas em aulas anteriores no Colégio de Aplicação da UFRJ:
a) Utilize para a base/”casinha” um material maior (por exemplo, uma garrafa pet 2 litros) para facilitar a tarefa de derrubar a casa;
b) Pratique o jogo do Taco com 4 jogadores simultâneos em cada equipe. Teremos, portanto, 4 tacos, 4 bolas, 4 bases/ “casinhas” e 8 jogadores ao mesmo tempo participando. As regras são as mesmas e os lançamentos das bolas devem ser sincronizados de forma que os rebatedores atuem quase de forma concomitante. Essa modificação é interessante para turmas que apresentam um grande número de alunos, pois dobra o número de participantes utilizando o mesmo espaço físico;
c) Com grupos que apresentam dificuldade para lançar e rebater a bola diminua a distancia entre as bases/ “casinhas”. Isso aumentará o percentual de rebatidas dos alunos, motivando a turma a alcançar novos desafios.
Vídeo sobre uma partida de Taco:
Ao final da aula o professor deverá promover um debate na turma a partir da prática do jogo.
Liste as novas regras introduzidas no jogo do Taco?
Qual o resultado das mudanças propostas?
Os alunos participaram mais da aula?
O jogo se tornou mais motivante?
Novas sugestões de regras podem ser apresentadas na parte final da aula e poderão ser testadas em aulas futuras de educação física ou nos momentos de lazer dos alunos fora da escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!