Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de Rebater: Tênis – histórico e regras

 

07/06/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a história da modalidade esportiva tênis.

Compreender as principais regras do jogo de tênis.

Selecionar um espaço na escola ou ao seu redor para a prática do jogo de tênis.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa é uma aula do plano de unidade que pretende apresentar diferentes jogos de rebater. Na primeira aula ("Jogos de Rebater: conhecendo os materiais"), os alunos elaboraram uma grande lista com todos os jogos e esportes de rebater que conheciam e, posteriormente, selecionaram alguns jogos para a prática nas aulas de educação física. Nessa aula, o tema será o desporto Tênis.

Atividade 1: A primeira parte da aula deverá ser realizada no laboratório de informática ou na sala de vídeo da escola. O professor irá apresentar o vídeo “Tênis – Dicas e Benefícios” e montar uma ficha de avaliação abordando os seguintes pontos: 1) benefícios da prática do tênis para a saúde; 2) qual a faixa etária indicada para a prática do tênis; 3) quais tipos de quadra de tênis existem? 4) quais os materiais necessários para a prática do tênis. Ao término do vídeo, os diferentes grupos deverão apresentar oralmente suas respostas e comparar os resultados obtidos.    

Atividade 2: O segundo momento da aula será uma pesquisa sobre a história da modalidade tênis e suas principais regras. Como material para pesquisa, os alunos poderão utilizar sites na internet e o livro “Tênis no Brasil: História, Ensino e Ideias” de Milton Brustolin. Os alunos deverão realizar um resumo ou fichamento do material utilizado para consulta. Deverão ser capazes de compreender que o tênis, assim como as demais modalidades esportivas, surge oficialmente na Inglaterra, com regras universalizadas e competições oficiais. A universalização das regras e a evolução tecnológica – que permitiu o melhoramento das raquetes de madeira – viabilizaram a rápida difusão do jogo por outros países da Europa.

Algumas opções de de sites para a pesquisa dos alunos sobre a história da modalidade esportiva tênis:

http://www.amigosdaraquete.org.br/historia_do_tenis.htm   

http://www.lattinmedia.com.br/torneiosdetenis/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=38  

Atividade 3: Ao final da aula, os alunos deverão mapear na escola e no seu entorno o melhor local para a prática do tênis. Apesar de terem aprendido que o desporto tênis é praticado em uma quadra com medidas padronizadas, nas aulas de educação física serão realizadas uma série de adaptações para viabilizar a prática do tênis nas aulas de educação física. Essas adaptações serão no tipo de piso da quadra, tamanho da quadra e altura da rede. As mudanças objetivam otimizar o espaço, permitindo que mais alunos pratiquem o tênis simultaneamente, e facilitar o aprendizado do jogo diminuindo as distancias.

Os alunos deverão ser capazes de identificar as diferentes partes de uma quadra de tênis. O professor deve estimular os alunos a criarem as marcações da quadra de tênis na quadra poliesportiva da escola. Para isso devem saber as medidas oficiais da quadra de tênis e reproduzir isso no terreno da escola.

 

 

Dica: Caro professor, converse com o professor de matemática da escola ou geometria e crie um projeto interdisciplinar de construção de uma quadra de tênis. Os alunos podem construir uma quadra com as dimensões oficiais ou criar uma quadra reduzida, nesse caso é preciso pensar proporcionalmente as adapções feitas (ex: diminuir 10% no comprimento e na largura da quadra).

Como material de apoio para o professor indico a leitura do artigo “O tênis como alternativa no currículo escolar para crianças entre 8 e 12 anos”. 

Recursos Complementares

Material de consulta para o professor:

PINTO, José Alberto; CUNHA, Flávio Henrique Gomes. O tênis como alternativa no currículo escolar para crianças entre 8 e 12 anos. Revista Motriz, v. 4, n.1, 1998, p. 26-34. Disponível em <http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/04n1/4n1_ART04.pdf>     

BRUSTOLIN, Milton. Tênis no Brasil: História, Ensino e Ideias. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1995.  

Material de consulta para os alunos:

Vídeo “Tênis – Dicas e Benefícios”:

http://www.youtube.com/watch?v=2JXVkkA2ZI8&feature=related    

Histórico da modalidade esportiva Tênis:

http://www.amigosdaraquete.org.br/historia_do_tenis.htm 

http://www.lattinmedia.com.br/torneiosdetenis/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=38 

Avaliação

Ao final da aula o professor formulará perguntas para o grupo de alunos:

1) qual o local mais adequado para a prática do tênis na nossa escola?

2) quais são os materiais necessários para a prática do tênis?

O trabalho de pesquisa sobre o histórico da modalidade tênis e as suas principais regras deverá ser entregue pelos grupos na próxima aula e será objeto de avaliação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.