Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRATAMENTO DE ESGOTO: SEPARAÇÃO DE MISTURAS E IMPORTÂNCIA AMBIENTAL

 

16/05/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

ClÁudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Final Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Compreender o tratamento de esgotos como um processo onde há separação de misturas
  2. Identificar as etapas do tratamento de esgoto e os tipos  de separação de mistura empregados
  3. Entender a importância ambiental do tratamento de esgotos.
  4. Conhecer a realidade brasileira em relação ao tratamento de esgotos  
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Misturas
  2. Processos de separação de misturas  
Estratégias e recursos da aula

AULA 1 

Motivação 

  • O que acontece depois que você aperta a descarga do vaso sanitário?
  • O que acontece depois que a louça é lavada na pia da cozinha? E com a água do seu banho e escovação?
  • Faça uma relação daquilo que é lançado diariamente na rede de esgoto de sua casa, normalmente, misturado com água.
  • Tente fazer agrupamentos desses resíduos (por exemplo: orgânicos/inorgânicos)   

Pense e responda:

  • Para onde vai toda essa mistura?
  • Como ela chega ao seu destino?
  • O que é feito da água que é adicionada aos resíduos?      

Após essas reflexões, leitura e discussão do texto extraído do site: http://www.infoescola.com/geografia/tratamento-de-esgoto/  Acesso em 18/04/2010.    

Se houver possibilidade, os/as alunos/as poderão acessar o texto diretamente no computador.   

TRATAMENTO DE ESGOTO

Caroline Faria

http://www.infoescola.com/autor/caroline-faria/4/ 

Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas e assim possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana.

Geralmente a própria natureza possui a capacidade de decompor a matéria orgânica presente nos rios, lagos e no mar. No entanto, no caso dos efluentes essa matéria é em grande quantidade exigindo um tratamento mais eficaz em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que, basicamente, reproduz a ação da natureza de maneira mais rápida.

Quanto à classificação, o efluente deve ser devolvido ao rio tão limpo ou mais limpo do ele próprio, de forma que não altere suas características físicas, químicas e biológicas. Em alguns casos, como por exemplo, quando a bacia hidrográfica está classificada como sendo de classe especial nenhum tipo de efluente pode ser jogado ali, mesmo que tratado. Isso porque esse tipo de classe se refere aos corpos de água usados para abastecimento.

Pode-se então, separar o tratamento de esgoto domiciliar em 4 níveis básicos: nível preliminar, tratamento primário e tratamento secundário que tem quase a mesma função, e tratamento terciário ou pós-tratamento. Cada um deles têm, respectivamente, o objetivo de remover os sólidos suspensos (lixo, areia), remover os sólidos dissolvidos, a matéria orgânica, e os nutrientes e organismos patogênicos (causadores de doenças).

No nível preliminar são utilizadas grades, peneiras ou caixas de areia para reter os resíduos maiores e impedir que haja danos as próximas unidades de tratamento, ou até mesmo, para facilitar o transporte do efluente. No tratamento primário são sedimentados (decantação) os sólidos em suspensão que vão se acumulando no fundo do decantador formando o lodo primário que depois é retirado para dar continuidade ao processo. Em seguida, no tratamento secundário, os microorganismos irão se alimentar da matéria orgânica convertendo-a em gás carbônico e água. E no terceiro e último processo, também chamado de fase de pós-tratamento, são removidos os poluentes específicos como os micro nutrientes (nitrogênio, fósforo…) e patogênicos (bactérias, fungos...). Isso quando se deseja que o efluente tenha qualidade, ou quando o tratamento não atingiu a qualidade desejada.

Quando se trata de efluentes industriais a própria empresa que faz o tratamento de esgoto exige que a indústria monitore a qualidade dos efluentes mandados para e estação. No caso de haver substâncias muito tóxicas ou que não podem ser removidas pelo tratamento oferecido pela ETE, a indústria é obrigada a construir a sua própria ETE para tratar seu próprio efluente.

 DISCUSSÃO DO TEXTO EM GRUPO 

1.      Podemos afirmar que no esgoto que sai de sua casa há uma mistura? Explique.

Sim. Há diversas substâncias que podem ser separadas por meio do tratamnto de esgoto.

2.      Por que o esgoto ou efluentes pode ser também chamado de águas servidas?

Porque grande parte do esgoto é composto por água.Basicamnte toda a água usada em diversas atividades em casa é encaminhda para a rede de esgoto, misturada a diferentes tipos de resíduos.

3.      Qual é função das ETE?

Tratamento do esgoto. No processo são separados os diversos componnentes da mistura para que a água resultante possa ser devolvida ao ambiente em condições aceitáveis.

4.      Quais são as etapas de tratamento dos efluentes e os objetivos de cada uma delas?

O tratamento de esgoto domiciliar acontece em 4 níveis básicos: nível preliminar, tratamento primário e tratamento secundário que tem quase a mesma função, e tratamento terciário ou pós-tratamento. Cada um deles têm, respectivamente, o objetivo de remover os sólidos suspensos (lixo, areia), remover os sólidos dissolvidos, a matéria orgânica, e os nutrientes e organismos patogênicos (causadores de doenças).

5.      Em quais dessas etapas vocês consegue identificar processos de separação de misturas? Enumere-as.

O mais evidentes e já estudados pelos/as alunos/as são a "peneiração" , a "decantação" a "filtração" e a "flotação". Mas ocorrem também outros processos químicos ou biológicos de separação de misturas. Para maiores detalhes e ampliação da discussão, sugerimos que o/a professor/a acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Separa%C3%A7%C3%A3o_de_misturas. Acesso em 11/05/2010.

Orientar aos componentes dos grupos que registrem suas respostas e dúvidas.   

PESQUISA PARA CASA

1) Qual é a situação dos municípios brasileiros em relação à coleta e tratamento ao tratamento de esgoto.

2) Onde há coleta mas não há tratamento, qual é a destinação do esgoto? Quais são as consequências?   

No Brasil, apenas 49% do esgoto produzido é coletado por meio de rede, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) . Destes, somente 10% do esgoto são tratados.   

Nas regiões metropolitanas e grandes cidades possuem extensos volumes de esgoto que é despejado sem tratamento nos rios e mares, desta forma, o resultado é a poluição das águas. Fonte: http://ambiente.hsw.uol.com.br/tratamento-de-esgoto.htm. Acesso em 18/04/2010.       

AULA 2- 

  • Socialização das pesquisas realizadas em casa.
  • Para entender melhor como acontece todo o processo de tratamento de efluentes em todas as suas essas etapas, vamos assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=TaZkY5__Kls.  Acesso em 18/04/2010.  

Se houver possibilidade, os/as alunos/as poderão acessar o texto diretamente no computador.   Nova discussão no grupo a fim de reformular suas respostas às questões propostas.

FECHAMENTO DA DISCUSSÃO 

Fechamento da discussão pelo/a professor/a destacando:

  1. Os processos de separação de misturas que ocorrem no processo.
  2. Importância ambiental do tratamento do esgoto.
  3. Importância de não se jogar papel, absorventes, comida e outros resíduos na rede de esgoto.

 AULA 3 

FECHAMENTO DO TEMA:

Produção de um texto coletivo e montagem de um painel pelo grupo a respeito do tema, do que foi estudado em sala e pesquisas complementares.  

No texto deverão ser contemplados os itens:

As etapas do tratamento de esgoto e os tipos  de separação de mistura empregados; a importância ambiental do tratamento de esgotos; a realidade brasileira em relação ao tratamento de esgotos;  utilização adequada das redes de esgoto.  

 

Recursos Complementares

Nas cidades onde há tratamento de esgoto, sugere-se uma visita a uma ETE a fim de verificarem pessoalmente como acontece o processo enfatizando a separação dessa mistura da água com resíduos descartados na rede de esgoto. Geralmente nesses locais há pessoas capacitadas para apontar todas as etapas do processo e enumerando os processos de separação da mistura.  

Avaliação
  •  A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, a pesquisa, as discussões sobre as situações apresentadas e a participação individual e coletiva na socialização. Deverão ser usados como instrumento principais de avaliação quantitativa o texto e o painel construídos pelo grupo.
  • Se houver a possibilidade de visita à ETE, o/a professor deverá elaborar um roteiro que oriente os/as alunos/as para efetuarem registros que depois sejam compilados em um relatório que constituirá em importante instrumento avaliativo.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 2/5 - 40%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marcela, Colégio público de Anapolis , Goiás - disse:
    marcelacatelan@hotmail.com

    21/08/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito, mais por favor me responda, efluente é a mesma coisa que esgoto, se não for, me fala a diferença por favor, obrigado!


  • letycia , Estados Unidos - disse:
    lety_18love@hotmail.com.br

    10/09/2012

    Três estrelas

    legal,nas nao fala como se separa essas misturas


  • Thomas Turbando, E.E.E Aleluiaamém , Santa Catarina - disse:
    fake@hotmail.com

    02/05/2012

    Uma estrela

    Não está escrito qual a importancia ambiental do processo de enfluentes. Obs: Se puder, dai-me respostas!


  • Tatiana, CNSR , Paraná - disse:
    tayh.loveme@hotmail.com

    01/07/2011

    Uma estrela

    Olha a aula é boa , mais eu queria saber resumidamente como é a separação de misturas utilizadas no tratamento de água .Para poder copiar e colar em um trabalho .. Mais ajudou um pouco , Beijos professora Selma


  • ana Maria Schuffner, e. e. ione lewick , Minas Gerais - disse:
    mauricioschuffner@hotmail.com

    24/03/2011

    Cinco estrelas

    excelente, trabalhamos a interdisciplinaridade com todos os conteudos e montamos um projeto....Parabéns......


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.