29/04/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá questionar a turma se eles conhecem alguma das obras de Miguel de Cervantes, quais os principais personagens, qual a origem de Cervantes, etc.
Após o debate inicial convide a turma a conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Cervantes.
Instrumentalização/desenvolvimento
Aula 01:
Para conhecer um pouco mais sobre a biografia de Cervantes, os alunos deverão realizar uma pesquisa. A turma deverá ser dividida em pequenos grupos, cada grupo deverá pesquisar um tema. Sugerimos os seguintes temas:
Atenção Professor! Reserve algumas referências para os alunos realizarem a pesquisa. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que podem auxiliar durante a pesquisa. O resultado da pesquisa deve ser apresentado para turma. Sugerimos que os alunos utilizem o Google Docs para criar as apresentações. Caso eles tenham dificuldades, podem utilizar o tutorial: "Como criar apresentações colaborativas utilizando o Google Docs ". Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_163c6gmxdm&h l=pt_BR Acesso em 13.04.2010
Os alunos deverão apresentar o resultado da pesquisa na próxima aula.
Aula 02: Apresentação das pesquisas
Os grupos deverão apresentar os trabalhos para turma e o professor e demais alunos deverão complementar as apresentações.
Em seguida, o professor deve apresentar os áudios para fechar a discussão sobre o tema:
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 7 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10011 Acesso em 13.04.2010
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 7 [Categorias Literárias]
Aborda a influência de Cervantes na América Latina.
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 8 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10012 Acesso em 13.04.2010
Aborda o reconhecimento de Cervantes e a popularidade de sua obra.
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 8 [Categorias Literárias]
Aula 03: Analisando as obras de Cervantes
O professor deverá apresentar para turma algumas obras de Cervantes, para que os alunos realizem a leitura.
Atenção professor! Algumas obras estão disponíveis no site Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp Acesso em 13.04.2010) Porém, os textos estão em espanhol. Solicite a orientação do professor de Espanhol para utilizar o material.
Após a leitura, os alunos deverão apresentar um resumo da obra para turma, citando os principais personagens, enredo, contexto histórico, etc.
Aula 04: História em Quadrinhos
Agora a turma será dividida em grupos de 3 a 5 alunos para criar uma História em Quadrinhos coletiva. O grupo deverá escolher uma obra de Cervantes e ilustrá-la dando aos personagens características atuais.
Para isso o grupo deverá elaborar um roteiro, inserindo as falas, descrevendo as cenas, e personagens.
Sugestão: Um bom exemplo de como criar um roteiro pode ser visto no livro: COMO ESCREVER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, de Gian Danton Um breve resumo está disponível em: http://virtualbooks.terra.com.br/novalexandria/gian6/gian6.htm Acesso em 13.04.2010
Exemplo de roteiro para construção da HQ. Retirado de COMO ESCREVER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, de Gian Danton, p. 12.
Sugerimos que as histórias sejam criadas no tamanho A3, para serem expostas posteriormente na escola.
Catarse
Ao final das atividades os alunos deverão elaborar um texto sobre o que aprenderam com o tema, quais as dificuldades encontradas, como superou as dificuldades, o que mais gostou de fazer, o que aprendeu com o conteúdo da aula.
Prática social final do conteúdo
Os grupos deverão apresentar para turma suas HQs, relembrar qual obra deu origem a história, como foi realizar o trabalho, quais dificuldades sentiu durante a realização da atividade, a justificativa da escolha da técnica, etc. O professor deverá organizar uma exposição na escola com os trabalhos dos alunos.
Nome | Tipo |
---|---|
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 8 [Categorias Literárias] | Áudio |
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 7 [Categorias Literárias] | Áudio |
COMO ESCREVER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, de Gian Danton - http://virtualbooks.terra.com.br/novalexandria/gian6/gian6.htm Acesso em 13.04.2010
Hagaquê - http://www.hagaque.cjb.net/ Acesso em 13.04.2010
Como criar uma Apresentação colaborativa utilizando Google Docs - http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm Acesso em 13.04.2010
Miguel de Cervantes - http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u139.jhtm Acesso em 13.04.2010
A falsa tia - http://www.releituras.com/mcervantes_menu.asp Acesso em 13.04.2010
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/03/2011
Cinco estrelasGostei muito dos planos de aulas, principalmente co m as sugestões apresentadas.