Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literando: Miguel de Cervantes

 

29/04/2010

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer biografia de Miguel de Cervantes
  • identificar as principais obras e personagens
  • compreender a sua influência na literatura nacional
  • ilustrar as obras e personagens de Cervantes
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • escritores brasileiros que foram influenciados por Cervantes;
  •  características da história em quadrinhos;
Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá questionar a turma se eles conhecem alguma das obras de Miguel de Cervantes, quais os principais personagens, qual a origem de Cervantes, etc.

Após o debate inicial convide a turma a conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Cervantes.   

Instrumentalização/desenvolvimento

Aula 01:

Para conhecer um pouco mais sobre a biografia de Cervantes, os alunos deverão realizar uma pesquisa. A turma deverá ser dividida em pequenos grupos, cada grupo deverá pesquisar um tema. Sugerimos os seguintes temas:

  • biografia
  • principais obras
  • personagens de destaque
  • peças de teatro
  • relação com a literatura nacional   

Atenção Professor! Reserve algumas referências para os alunos realizarem a pesquisa. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que podem auxiliar durante a pesquisa. O resultado da pesquisa deve ser apresentado para turma. Sugerimos que os alunos utilizem o Google Docs para criar as apresentações. Caso eles tenham dificuldades, podem utilizar o tutorial: "Como criar apresentações colaborativas utilizando o Google Docs ". Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_163c6gmxdm&h l=pt_BR    Acesso em 13.04.2010 

Os alunos deverão apresentar o resultado da pesquisa na próxima aula.   

Aula 02: Apresentação das pesquisas

Os grupos deverão apresentar os trabalhos para turma e o professor e demais alunos deverão complementar as apresentações.

Em seguida, o professor deve apresentar os áudios para fechar a discussão sobre o tema:

Temas recorrentes na literatura: novela: parte 7 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10011 Acesso em 13.04.2010  

 Temas recorrentes na literatura: novela: parte 7 [Categorias Literárias] 

 Aborda a influência de Cervantes na América Latina.   

Temas recorrentes na literatura: novela: parte 8 [Categorias Literárias] - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10012 Acesso em 13.04.2010  

Aborda o reconhecimento de Cervantes e a popularidade de sua obra.  

 Temas recorrentes na literatura: novela: parte 8 [Categorias Literárias] 

Aula 03: Analisando as obras de Cervantes

O professor deverá apresentar para turma algumas obras de Cervantes, para que os alunos realizem a leitura.   

Atenção professor! Algumas obras estão disponíveis no site Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp Acesso em 13.04.2010) Porém, os textos estão em espanhol. Solicite a orientação do     professor de Espanhol para utilizar o material.   

Após a leitura, os alunos deverão apresentar um resumo da obra para turma, citando os principais personagens, enredo, contexto histórico, etc.   

Aula 04: História em Quadrinhos

Agora a turma será dividida em grupos de 3 a 5 alunos para criar uma História em Quadrinhos coletiva. O grupo deverá escolher uma obra de Cervantes e ilustrá-la dando aos personagens características atuais.

Para isso o grupo deverá elaborar um roteiro, inserindo as falas, descrevendo as cenas, e personagens.   

Sugestão: Um bom exemplo de como criar um roteiro pode ser visto no livro: COMO ESCREVER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, de Gian Danton Um breve resumo está disponível em: http://virtualbooks.terra.com.br/novalexandria/gian6/gian6.htm Acesso em 13.04.2010    

 Exemplo de roteiro para construção da HQ. Retirado de COMO ESCREVER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, de Gian Danton, p. 12.

Sugerimos que as histórias sejam criadas no tamanho A3, para serem expostas posteriormente na escola.   

Catarse   

Ao final das atividades os alunos deverão elaborar um texto sobre o que aprenderam com o tema, quais as dificuldades encontradas, como superou as dificuldades, o que mais gostou de fazer, o que aprendeu com o conteúdo da aula.   

Prática social final do conteúdo

Os grupos deverão apresentar para turma suas HQs, relembrar qual obra deu origem a história, como foi realizar o trabalho, quais dificuldades sentiu durante a realização da atividade, a justificativa da escolha da técnica, etc. O professor deverá organizar uma exposição na escola com os trabalhos dos alunos.     

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 8 [Categorias Literárias] Áudio
Temas recorrentes na literatura: novela: parte 7 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares

COMO ESCREVER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, de Gian Danton - http://virtualbooks.terra.com.br/novalexandria/gian6/gian6.htm Acesso em 13.04.2010  

Hagaquê - http://www.hagaque.cjb.net/ Acesso em 13.04.2010    

Como criar uma Apresentação colaborativa utilizando Google Docs -  http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm Acesso em 13.04.2010    

Miguel de Cervantes - http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u139.jhtm Acesso em 13.04.2010    

A falsa tia - http://www.releituras.com/mcervantes_menu.asp Acesso em 13.04.2010 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:

  • participação durante as discussões;
  • capacidade de sintetizar o conteúdo da narrativa que foi contada por ele;
  • relação da narrativa da HQ com a obra escolhida;
  • clareza e coerência na narrativa;
  • argumentação durante o debate;
  • respeito a opinião dos colegas;
  • comprometimento com o grupo;
  • criatividade;
  • domínio da técnica escolhida;
  • capricho;
  • harmonia das cores;
  • composição das cenas;
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Bernadete, Escola Estadual Joaquim Nabuco , Amapá - disse:
    bernamem@bol.com

    28/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito dos planos de aulas, principalmente co m as sugestões apresentadas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.