Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Caracterizar é, antes de tudo, construir a imagem.

 

28/08/2010

Autor e Coautor(es)
Liliane Gomes Falcão
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana de magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- perceber a importância da caracterização buscando representar uma realidade;

- identificar os elems constituintes do texto descritivo, tanto na construção da imagem espacial, quanto na construção de personagens;

- produzir textos descritivos.

Duração das atividades
03 aulas - 50min. (sugerimos a utilização de duas aulas de 50min. correspondendo a cada aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para o desenvolvimento desta abordagem é necessário que o aluno tenha um conceito já estabelecido do que é um texto Descritivo.

Deverá, ainda, ter conhecimento da estrutura morfológica da língua, ou seja, o aluno deve ser capaz de identificar características das palavras e de associar cada termo à sua classe gramatical específica. (Obviamente não se espera um completo domínio quanto à classificação das palavras, mas uma refência já consolidada sobre o que cada uma delas representa, em especial as classes: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios).

Estratégias e recursos da aula

Professor, o texto descritivo apresenta uma particularidade de não constituir-se por si só. A descrição existe enquanto inserida em outros textos. Nessa vertente, sugerimos que, numa abordagem explorando a tipologia, nunca inicie com o texto descritivo, pois será mais fácil para o aluno identificar as características e as inserções da descrição em virtude da comparação entre textos. Sendo assim, se ele já tiver consolidado o conhecimento da tipologia narrativa, por exemplo, será capaz de perceber mais facilmente as partes do texto que privilegiam a descrição.

Para que o estudante tenha uma ampliação do conceito de texto, seria interessante que você, professor, ressaltasse essa particularidade dos textos de não constituirem-se única e exclusivamente de uma tipologia, construindo assim, juntamente com o aluno, o significado do hibridismo (fenômeno decorrente da junção de duas ou mais tipologias presentes dentro de um mesmo processo discursivo).

 

Primeira aula  - Descrevendo o objeto, comparando resultados, definindo conceito.

Professor, para esta aula inicial sugerimos a adoção de uma dinâmica de texto.

O aparelho celular hoje representa uma extensão do aluno (não sei até que ponto essa afirmação pode ser entendida como uma metáfora, uma vez que o uso dos celulares em sala de aula é cada vez mais discutido e tem gerado muitos conflitos entre alunos e professores). Associada a essa realidade, temos ainda a questão do consumismo, característica muito marcante desse público pré e adolescente.

Considerando tal realidade, propomos que você selecione a imagem de alguns aparelhos celulares (você poderá recortar de jornais, revistas, folhetos, enfim). Traga apenas a imagem do aparelho, sem características, sem nenhum conteúdo adicional, conforme ilustra a figura.

http://celularmania.files.wordpress.com/2007/05/iphone-internet.jpg                           [acesso em 28/08/2010] 

http://todaoferta.uol.com.br/comprar/-aparelho-celular-nokia-e71-DDPZIXXJTG#rmcl                  [acesso em 28/08/2010] 

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=1276&bih=532&q=aparelho+celular&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=  [acesso em 28/08/2010]

Professor, selecione uma cópia de cada imagem para ficar em seu poder, de forma que você tenha a imagem correspondente àquela que cada aluno estará trabalhando, recorte-as. Prepare uma atividade (em folha A4) contendo o nome do aluno, uma imagem e um espaço para a produção do texto contendo a orientação de que, naquele espaço o aluno deverá produzir um texto descrevendo o aparelho, porém ele não poderá citar a marca, tampouco o modelo do aparelho. Informe à turma que eles farão uma atividade avaliativa e que não será permitida a comunicação entre eles, acrescentando ainda que eles terão pouco tempo para essa atividade. O objetivo é trabalhar a vaguidão presente nessas primeiras descrições e que um aluno não tenha conhecimento do modelo contido no texto do outro. Defina o tempo de acordo com a quantidade de alunos que tiver em sala. Aconselhamos um tempo máximo de 10 minutos. Passado o tempo estabelecido, recolha os textos.

Agora, parta para a segunda parte da dinâmica. Rapidamente (para não dar tempo de haver comunicação entre eles) escolha alguns alunos (calcule dentro do tempo de aula que você tiver e da quantidade de alunos). Aconselhamos não ultrapassar a marca de uns sete alunos. Solicite que eles se retirem da sala por alguns instantes e que aguardem junto à porta. Enquanto isso, coloque a quantidade de cadeiras correspondente à quantidade de alunos selecionados na frente da sala, de costas para os alunos. Utilizando a mesa do professor, distribua as cópias das imagens que você separou previamente.

Organizado o espaço, solicite o retorno dos alunos e peça a eles que se assentem nas cadeiras colocadas à frente, de costas para os colegas. Explique nesse momento de maneira geral qual será o procedimento adotado. Esclareça que a avaliação dos textos será feita pela capacidade de o aluno selecionado identificar o aparelho através das informações contidas no texto do colega. Selecione um texto para cada aluno. Caso tenha escolhido sete alunos, selecione 7 produções. Não mencione de quem se trata o texto, não há a necessidade da exposição. Certifique-se de que o aluno não mantém contato visual com a produção antes de interpretá-la.

Proponha uma simulação para a turma que consiste em: você quer muito este celular que descreveu. O (A) aluno (a) representa seu pai ou mãe que está na loja para comprar o aparelho que você quer tanto ganhar. Ele ou Ela ligou para você para obter informações precisas do celular a ser comprado.

Professor, escolha um dos alunos selecionados e inicie a dinâmica. A tarefa dele será encontrar, dentre as imagens que estiverem expostas sobre a mesa, o aparelho que o produtor do texto descreveu. Determine uma premiação para dupla que conseguir a título de estímulo (um bombom para cada um, por exemplo). Faça a leitura do texto e peça ao aluno que vá observando as imagens. Determine um tempo para que ele opte por alguma delas e veja se corresponde à original. Repita o procedimento até o último aluno selecionado.

Terminada a dinâmica, questione o grupo a respeito de quais observações eles têm a fazer. Os textos ficaram bons? Naqueles considerados ruins, o que faltou? O que mais determinou a localização ou não do aparelho correspondente? Quais as estratégias que devemos utilizar para produzir esse tipo de texto? Esse questionamento objetiva a análise do texto, a formulação de conceitos do que é um texto descritivo e a percepção da importância do detalhamento, da especificação mais precisa.

Após as considerações feitas pelos alunos. Construa, juntamente com eles, um conceito de texto descritivo.

 

Segunda aula  - A descrição inserida nos textos.

Professor, nesta aula contemplaremos o hibridismo presente nos textos. Selecione textos de tipologias diversas, centrar-se em apenas uma limita bastante a possibilidade de exploração do conteúdo. Ainda que tencione um trabalho sequencial (abordando cada tipo por vez) explore os outros tipos, pois estará permitindo que o aluno desenvolva um conhecimento prévio a respeito dos demais tipos de texto. Se possível, providencie que os textos selecionados possam ser projetados num segundo momento da aula. Nesse caso, você precisará de um retroprojetor ou de um data-show.

Apresentamos algumas sugestões de links para a seleção de textos:

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/images/t002-02.gif             [acesso em 28/08/2010] 

http://1.bp.blogspot.com/_g-45l6vN9RU/R1GsH-syLeI/AAAAAAAAAh4/s_XFmr0ONm0/s1600-R/atctextos.jpg               [acesso em 28/08/2010] 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=117           [acesso em 28/08/2010] 

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=478&Itemid=            [acesso em 28/08/2010]

Forme trios para a execução desta atividade. Solicite que os trios analisem o texto e localizem trechos descritivos. Eles deverão observar qual a pertinência, a necessidade dessa descrição na construção do texto. Deverão avaliar se o objetivo é o de compor uma personagem, se é de ampliar ou dimensionar a visão do ambiente (espaço), se é com a intenção de convencer (no caso da propaganda, por exemplo que elenca adjetivos para promover o produto), se é para impor uma agilidade ou uma monotonia ao texto. E, para cada situação, eles deverão identificar quais as palavras (classes) que estão em maior evidência e associar essa ocorrência ao objetivo da descrição por eles observado.

Sendo assim, observarão que a utilização de cada classe de palavras tem uma finalidade dentro da descrição. E perceberão a importância desse tipo textual na complementação do sentido que se quer imprimir ao texto.

Num segundo momento, projete os textos para todo o grupo e solicite aos trios que comentem, compartilhando com os colegas, as observações feitas e as conclusões às quais chegaram.

Terceira aula - 1h40min. - Produção do texto explorando a descrição.

Professor, mantenha a formação em trios e proponha uma produção de texto em coautoria. Permita que os alunos escolham, de acordo com os textos estudados na aula anterior, um que gostariam de produzir. Retome a temática do primeiro dia de aula: o aparelho celular. Ressalte a importância de serem criativos e de manterem a estrutura do texto escolhido. Relembre que uma tipologia textual quase nunca acontece sozinha dentro de um gênero textual e que a predominância de um ou de outro é também o que caracteriza uma determinado gênero textual.

Promova uma exposição dos textos na sala. Os alunos avaliarão as produções, deverão comentá-las e os produtores poderão utilizar tais comentários a fim de reescreverem seus textos. Solicite a reeescrita e recolha os textos. Defina um direcionamento para essas produções: mural da escola, jornal da escola, exposição em sala, enfim, utilize os recursos que dispuser. O importante é que a produção do aluno seja direcionada, que ele tenha um objetivo de escrita, uma finalidade.

Recursos Complementares

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. Este livro, por sinal excelente, aborda a tipologia textual e várias questões pertinentes.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002- Este livro também poderá ser muito útil para direcionar o seu trabalho.

http://www.filologia.org.br/linguagememrevista/02/12.htm                  [acesso em 20/08/2010] 

http://www.alb.com.br/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf               [acesso em 26/08/2010] 

http://manoelneves.com/2009/03/15/redacao-03-tipos-textuais/            [acesso em 26/08/2010] 

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=478&Itemid=           [acesso em 28/08/2010] 

Avaliação

Professor, avalie a produção inicial e a reflexão que o próprio aluno consegue fazer a respeito do texto que produz. Atente para as considerações que o grupo faz em relação à construção das definições propostas. Avalie os procedimentos de análise feitos pelos trios, a capacidade de relacionar ideias, a percepção das palavras predominantes na narrativa. Avalie ainda, a exposição oral do trio e o posicionamento que cada elemento assume diante da análise  elaborada (nesse momento você poderá observar o desempenho individual dos componentes, uma vez que, na própria explicação para o grupo, essa detecção é possível). Por fim, avalie a produção final, comente os textos, valorize-os.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Kytia Coutinho, Faculdade Saberes , Espírito Santo - disse:
    kyka2005@gmail.com

    05/05/2011

    Quatro estrelas

    Este portal nos ajuda muito a entender o espaço na sala de aula de acordo com a visão daqueles que já possuem experiência. Adorei a forma de abordagem que a profesora adotou e farei um teste na turma que irei reger em meu estágio. Para adolescentes é necessário utilizaer tecnologia, atualidades, pois dessa forma conseguimos falar a mesma língua e a interação durante a aula é muito melhor!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.